segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Tondela 0


1 – Crónica

No início de noite desta segunda o FC Porto recebeu o Tondela, em jogo a contar para a 14ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Uribe, Otávio e Nakajima; Luis Diaz, Soares e Marega.
O início do jogo foi um tanto ou quanto morno, muito por culpa do Tondela que trazia a lição bem estudada. Até que Soares, ao minuto 10, ativou o marcador. Os Dragões não permitiram qualquer reação ao adversário. E ao minuto 32, Soares bisou e ampliou a vantagem portista no marcador. O Tondela tentou reagir, mas o remate mais perigoso acabou ao lado da baliza defendida por Marchesin.
No segundo tempo o FC Porto entrou determinado a manter o rumo do jogo. Uribe tentou marcar, no entanto, a bola não levou a direção desejada. E ao minuto 51, Otávio fez o terceiro golo, concluindo da melhor forma uma jogada interessante. Até ao final Nakajima ficou perto de marcar, minuto 60, mas a bola foi à figura do guarda-redes; Soares, pelo menos por duas vezes ficou perto de voltar a festejar, não fosse a pontaria ter falhado; Fábio Silva, viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos; e Alex Telles, não conseguiu que a bola levasse a direção desejada. E assim, o resultado não sofreu alterações.
Com esta vitória o FC Porto soma 35 pontos e está a 4 pontos da liderança do campeonato.

2 – Análise

Depois da Liga Europa o FC Porto voltou ao campeonato, desta feita com a receção ao Tondela. Não se esperava um jogo fácil, até porque o Tondela tem feito um campeonato interessante fora de portas. Mas os comandados de Sérgio Conceição transformaram as dificuldades em facilidades e levaram de vencido um adversário que nunca conseguiu criar real perigo junto da baliza de Marchesin. O FC Porto fez um jogo muito interessante (gostei) dominou e controlou, fez 3 golos – sendo 2 de Soares – e a verdade é que até podiam ter marcado mais, não fosse o guarda-redes do Tondela, ou a defesa, ou a falta de pontaria. Destaco Soares e Otávio pelos golos que fizeram; e Nakajima, pela exibição que fez, eu sabia que o japonês era capaz de fazer melhor do que o que tinha mostrado até hoje, foi pena não ter conseguido marcar.
Em suma, o FC Porto venceu justamente um jogo que dominou e controlou. Segue-se a Taça de Portugal. Vamos Porto!

Sem comentários: