quinta-feira, 6 de maio de 2021

Crónica e Análise: Benfica 1 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

No final de tarde desta quinta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 31ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Luis Diaz, Taremi e Marega.

A tática imperou na primeira parte, as duas equipas encaixaram-se e houve poucas oportunidades de perigo. Pertenceu a Luis Diaz a primeira tentativa para criar perigo, contudo, não acertou no alvo. Mais tarde Taremi, minuto 20, tentou ser feliz, contudo, não conseguiu acertar na baliza. na resposta o Benfica, minuto 23, colocou-se em vantagem. O FC Porto foi à procura do golo que reestabelecesse a igualdade no marcador. E ao minuto 34, primeiro Taremi rematou, mas acertou num adversário e na recarga, Uribe atirou por cima.

No segundo tempo, Marega, minuto 50, começou por dar trabalho ao guarda-redes adversário. No lance seguinte, um canto, foi Zaidu quem atirou ao lado, minuto 51. Mais tarde, minuto 68, Taremi voltou a tentar a sorte, mas voltou a não acertar no alvo. Ao minuto 75, Uribe repôs a igualdade no marcador. do outro lado do campo, minuto 91, o Benfica criou perigo, com Marchesin a defender para a trave.

Com este resultado o FC Porto soma 71 pontos e está a 8 da liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

Um clássico é sempre um jogo difícil e este não foi exceção. O FC Porto empatou, mas sabe a derrota. A haver um vencedor teria, necessariamente, de ser os Dragões que foram quem mais procurou criar perigo. O FC Porto foi melhor no primeiro tempo, mas viu o Benfica colocar-se em vantagem na única vez que chegou com perigo à baliza de Marchesin. Na segunda parte os azuis e brancos foram com tudo à procura do empate e depois à procura de mais um golo que lhes permitisse somar os 3 pontos. Talvez tenha faltado razão nessa busca, já que o Benfica conseguiu criar perigo e dar trabalho nos minutos finais. Lembram-se porque o FC Porto ficou fora da Liga dos Campeões? Isso mesmo, por faltar eficácia. Exatamente a mesma situação que se verificou hoje. Não é de hoje, nem é desta época, mas falta ao FC Porto ser eficaz, não ter medo de ser feliz. Na minha perspetiva, com as substituições, Sérgio Conceição foi à procura de dar a volta ao jogo, mas infelizmente nem todas elas trouxeram o resultado pretendido. Provavelmente, qualquer um de nós, percebendo que o lado esquerdo da defesa do Benfica estava com dificuldades, apostaríamos em Francisco Conceição. Pelos vistos o treinador fez a mesma leitura, mas não parece ter corrido bem a opção (miúdo, simplifica e não tenhas medo de ser feliz)! Destaco Uribe pelo golo.

Em suma, o FC Porto perdeu 2 pontos num jogo em que fez mais para alcançar a vitória. Sabemos que o título está entregue, já o sabíamos há muito tempo, mas a esperança é sempre a última a morrer e nós agarramos essa esperança, resta ao FC Porto assegurar o 2º lugar de modo a ter entrada direta na Liga dos Campeões. Não é o que desejaríamos que fosse, mas é o melhor que se pode conseguir no final deste campeonato. Segunda há mais um jogo para ganhar. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: