segunda-feira, 10 de maio de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Farense 1

1 – Crónica

 

No início de noite desta segunda o FC Porto recebeu o Farense, em jogo a contar para a 32ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; João Mário, Pepe, Mbemba e Manafá; Grujic, Uribe, Otávio, Luis Diaz, Taremi e Toni Martinez.

O FC Porto entrou bem em jogo e cedo colocou-se em vantagem. Ao minuto 6, foi assinalada uma grande penalidade que Taremi se encarregou de converter no primeiro golo do jogo. Pouco depois, minuto 14, Toni Martinez aumentou a vantagem dos Dragões. Ao minuto 20, Pepe impediu que o Farense criasse perigo e na resposta, Luis Diaz fez o terceiro golo da noite. Antes do intervalo o Farense chegou a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

No segundo tempo, apesar da vantagem os Dragões não deixaram de olhar para a baliza contrária. Toni Martinez ficou perto de voltar a marcar. Ao minuto 59, Taremi bisou. E ao minuto 84, João Mário fez o quinto golo. Do outro lado do campo, minuto 89, o Farense reduziu a desvantagem.

Com este resultado o FC Porto soma 74 pontos e está, provisoriamente, a 4 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, visto que o Farense está a lutar pela permanência na Iliga e todos os pontos contam nessa luta, mas o FC Porto transformou as dificuldades em facilidades. Foi um jogo em que correu tudo mal a uma equipa, ao Farense e tudo bem a outra, ao FC Porto, pareceu tudo tão fácil. Os Dragões dominaram, controlaram e foram eficazes no ataque. Destaco Taremi, Toni Martinez, Luis Diaz e João Mário pelos golos. Confesso que no final deste jogo não pude deixar de pensar o quanto teria sido bom a eficácia de hoje ter surgido noutros jogos esta época, sobretudo naqueles em que os portistas perderam pontos, a história hoje seria outra. Bem sei que de nada vale pensar neste assunto agora, porque a história deste campeonato está praticamente escrita e ao FC Porto resta garantir o segundo lugar e a correspondente entrada na Liga dos Campeões com os respetivos milhões. Não é, de todo, o que mais desejaríamos, mas é o melhor no momento.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca um jogo em que cedo fez com que se tornasse fácil. A próxima jornada será difícil. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: