sábado, 22 de maio de 2021

Sobre A Investigação Por Alegada Falsificação de Testes COVID

Tenho de fazer uma interrupção nas publicações relativas ao final da época, a atualidade assim o exige.

 

É só a mim que não faz sentido esta história? 

Vejamos: 

 

Supostamente o que terá despoletado a investigação foi um teste feito por Nakajima, quando viajou para os Emirados em Janeiro. Tendo em conta dados que a SIC teve acesso, o japonês fez um teste em Portugal, que deu negativo, antes de sair do país no dia 13 de Janeiro. Já nos Emirados fez vários testes, 20, 22, 26 e 27 todos com resultado negativo. A 29 surge o primeiro teste positivo. Mas a 30 volta a testar negativo, voltando a surgir um resultado positivo alguns dias depois. 

Se a SIC chegou a estes dados, suponho que a PJ também. Assim sendo, alguém consegue explicar-me para que raio o FC Porto falsificou um teste? E mesmo que tivesse falsificado um teste, como iria falsificar os outros realizados já nos Emirados? Acham que é tipo tem lá no laboratório um amigo de um amigo de um amigo que fez o favor de falsificar? Tenham dó da nossa inteligência e paciência. 

 

Mas a história não fica por aqui. Alegadamente o FC Porto é acusado de pedir ao laboratório para falsificar resultados de testes COVID de jogadores do plantel, para que estes, mesmo infetados, pudessem ir a jogo. Mais uma vez, nada disto faz sentido. Vejamos: 

Lembram-se quando, na véspera do jogo do FC Porto frente ao Benfica, o teste do Otávio deu, primeiro inconclusivo e depois positivo? Se o FC Porto quisesse falsificar um teste, este era fácil, digo eu. Bastava dizer que o primeiro teste tinha sido inconclusivo e que o segundo tinha dado negativo e o Otávio ia a jogo. 

Lembram-se, algures em novembro ou dezembro, um jogo que Pepe ficou de fora, porque o seu teste tinha sido inconclusivo? Se houvesse má fé, o defesa tinha ido a jogo, certo? 

Mais, se o FC Porto quisesse falsificar testes, não testavam positivo jogadores habituais titulares e importantes para a equipa, como Sérgio Oliveira, Otávio ou Manafá, certo?  

Seria interessante perceber se houve equipas a ter casos COVID após defrontar o FC Porto. É que assim de repente parece-me que se o FC Porto tivesse falsificado testes, iam surgir casos positivos nos adversários. Mas não vale dizer que defrontaram os Dragões num dia e que no dia seguinte surgiram muitos casos, isso significaria uma infeção detetada em tempo recorde e, honestamente, não é credível. Ok Jorge Jesus e Vieira? 

 

Nem vou falar das figuras ridículas que na quinta de manhã fizeram em alguns canais de TV em que estiveram horas a falar que a investigação tinha a ver com corrupção e sei lá mais o quê para depois sair um comunicado do FC Porto e da PJ a explicar que a investigação tinha a ver com testes COVID. Deve ter apetecido a muita gente abrir um Bunker e fechar-se lá dentro. 

 

Há que aguardar, tranquilamente, pelo resultado desta investigação. Mas parece-me que temos o direito de questionar porque estão a ser investigados FC Porto, Sporting (ainda que deste pouco se fale) e Portimonense, diria que seria interessante alargar a outros clubes, só para ser mais justo. 

 

 

Sem comentários: