sábado, 15 de maio de 2021

Crónica e Análise: Rio Ave 0 – FC Porto 3

1 – Crónica

 

Na noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 33ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; João Mário, Pepe, Diogo Leite e Manafá; Grujic, Uribe, Otávio, Luis Diaz, Taremi e Toni Martinez.

No primeiro tempo o FC Porto teve mais bola, mas faltou definição. Taremi, ao minuto 25, teve uma boa oportunidade para marcar, quando retirou o guarda-redes adversário do caminho, mas acertou na trave.

Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 56, Toni Martinez ativou o marcador. Ao minuto 58, o Rio Ave ficou perto de criar muito perigo, valeu Marchesin que afastou o perigo e lançou o ataque que cominou com o golo de Luis Diaz. Ao minuto 68, Sérgio Oliveira, que tinha acabado de entrar, fez o terceiro golo do jogo. Já nos minutos finais, o Rio Ave procurou reduzir a desvantagem, mas estava lá Marchesin para não permitir.

Com este resultado o FC Porto soma 77 pontos, está a 5 pontos da liderança e garante o segundo lugar e a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época.

 

2 – Análise

 

Mais uma vez o FC Porto a defrontar uma equipa que está envolvida na luta pela permanência, num terreno habitualmente difícil. Não se esperava, por isso, um jogo fácil, mas o FC Porto acabou por transformar as dificuldades em facilidades. Na primeira parte os Dragões tiveram mais bola e dominaram o encontro, mas faltou encontrar o caminho para a baliza. Na segunda parte o FC Porto foi um pouco melhor e, sobretudo, foi eficaz. Destaco Toni Martinez, voltou a ser titular e a marcar; Luis Diaz, que, pela segunda jornada consecutiva fez golo; e Sérgio Oliveira que mal entrou marcou. Há, também, que destacar o regresso de Marcano à competição, pela equipa principal, depois de ter recuperado de lesão.

Em suma o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca. Os Dragões garantiram o segundo lugar na Iliga e a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mais uma vez, não era o que desejaríamos que tivesse acontecido, mas foi o melhor a conseguir neste momento. Falta a derradeira jornada do campeonato, já com uma pequena parte do mar azul presente que, por certo, representarão toda a nação portista. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: