segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Antevisão da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Mafra.

 

““QUERO OS JOGADORES NO FIO DA NAVALHA EM TODOS OS JOGOS”

Sérgio Conceição alertou para os perigos da Taça antes da deslocação a Mafra (terça-feira, 20h45)

O FC Porto desloca-se amanhã a Mafra para defrontar a formação da segunda liga na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal (20h45, RTP 1). Na antevisão, Sérgio Conceição mostrou-se cauteloso e lembrou que “na eliminatória anterior, houve oito equipas da Liga que caíram. Isso tem que ver com o que é a Taça de Portugal, o segundo título mais importante” para os portistas. Por isso, a mensagem é clara: “Temos de estar no nosso melhor e ir a Mafra defrontar uma equipa competente, com um treinador que está a ter resultados positivos, olhar para o Mafra e fazer o mesmo trabalho de preparação que fazemos nas outra competições em que entramos e com essa humildade passar a eliminatória”.

Questionado sobre o sorteio que se realizou na manhã desta segunda-feira, o treinador garantiu que há “muito tempo para pensar na Liga dos Campeões” e que o “foco está no jogo de amanhã contra o Mafra e numa eliminatória da Taça que é importante”.

Mesmo com um calendário repleto de jogos, o técnico portista recusou qualquer tipo de gestão e abordou ainda o processo de recuperação dos jogadores que têm constado no boletim clínico: “Entram em campo os jogadores que estiverem em melhor forma física, emocional e que sejam os melhores em função da estratégia. O Cláudio Ramos vai jogar, jogou contra o Anadia e vai continuar amanhã. O Veron e o Zaidu estão fora, o Pepe está mais próximo da recuperação, mas acho difícil que esteja pronto para amanhã”.

Elogioso para com o staff que acompanha os jogadores diariamente e confrontado com os elogios de Ricardo Sousa – treinador do Mafra e antigo jogador do FC Porto –, o mister frisou que os atletas “absorvem a mensagem e trabalham num contexto de muita exigência” porque a exigência parte do próprio: “Sou exigente comigo e exijo o máximo dos outros também. Fico contente com esses elogios [do treinador do Mafra] percebendo que veem de um treinador que fez a sua formação enquanto jogador aqui. Os meus elogios também vão para a equipa do Mafra, que é orientada por um treinador que tem a mesma formação do que eu, no fundo”.

Novamente questionado sobre o polivalente Pepê, Conceição fundamentou a sua tese sobre os diferentes posicionamentos do brasileiro em campo: “O Pepê inicia muitas situações de ataque em que chegamos com perigo através da qualidade que ele tem de aparecer de trás para a frente. É um jogador que tem muita velocidade, qualidade técnica e é muito inteligente. Dentro do que é a sua formação, não era de esperar um jogador habituado a tanto rigor em várias posições, que as faz muito bem. Nós estamos muitas vezes em ataque posicional e, nos nossos jogos, um lateral é um ala”.

Por fim, pediu atitude e compromisso diários para que nos jogos esse mesmo esforço se reflita: “Quero que os jogadores estejam no fio da navalha todos os jogos. É sinal de estar alerta, num estado de espírito em que o foco e a preparação emocional estão presentes. Gostava que todos estivessem no máximo todos os dias porque o trabalho efetuado nos treinos reflete-se nos jogos”.”

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Cláudio Ramos; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Grujic, Uribe e Otávio; Galeno, Toni Martínez e Evanilson.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; empenhado; rigoroso; determinado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: