terça-feira, 1 de novembro de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Atlético de Madrid 1

1 – Crónica

 

No final de tarde desta terça, o FC Porto recebeu o Atlético de Madrid, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepê, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu; Grujic, Eustáquio e Otávio; Galeno, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 5, Taremi ativou o marcador. Mais tarde, minuto 12, Galeno atirou à baliza, com a bola a embater no guarda-redes contrário. Ao minuto 24, Eustáquio aumentou a vantagem portista no marcador. Já depois da meia hora, minuto 36, Otávio ficou perto de marcar, mas o guarda-redes contrário levou a melhor.

No segundo tempo, os Dragões entraram com vontade de continuar a dominar, controlar e marcar. Taremi tentou bisar, mas a bola foi desviada. Depois foi Evanilson, por duas vezes, a ficar perto de marcar, minuto 62 e minuto 73, mas não conseguiu concretizar. Ao minuto 81, Taremi e Wendell ficaram perto do golo, mas o guarda-redes não permitiu. Do outro lado do campo, por duas vezes, Diogo Costa travou os festejos do Atlético. Contudo, já na compensação os espanhóis reduziram a desvantagem, por intermédio de um autogolo de Marcano.

Com este resultado o FC Porto terminou a fase de grupos com 12 pontos, no primeiro lugar do grupo B.

 

2 – Análise

 

No final da 2ª jornada desta fase de grupos este cenário, passar à próxima fase da prova em primeiro lugar do grupo, parecia impossível. Mas para o FC Porto não há impossíveis e 4 vitórias permitiram que o FC Porto passasse à próxima fase da Liga dos Campeões no primeiro lugar do grupo. Este era o jogo que decidia as posições finais no grupo e o FC Porto entrou em campo sabendo que ganhando, ainda que dependente do resultado do outro jogo, estava mais próximo de alcançar a primeira posição. Foi um jogo interessante, em que os Dragões marcaram na primeira parte e até poderiam ter aumentado a vantagem. No segundo tempo, tiveram oportunidades para aumentar a vantagem e até deu para gerir; o Atlético também teve ocasiões de perigo. Deste jogo destaco Taremi e Eustáquio, pelos golos. Mas também tenho que destacar a equipa, pelo que conseguiu alcançar.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca, garantindo o primeiro lugar do grupo. Segue-se o campeonato. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: