segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões

 1 - Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Pepe da 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Shakhtar Donetsk. 


“CADA DIA AQUI É COMO SE FOSSE O PRIMEIRO”

Sérgio Conceição aludiu ao recomeçar constante antes da estreia na Champions frente ao Shakhtar (terça-feira, 20h00)

O arranque da Liga dos Campeões está a algumas horas de distância e, por isso, já em Hamburgo, onde o FC Porto vai defrontar o Shakhtar Donetsk nesta terça-feira (20h00, Eleven Sports), Sérgio Conceição lançou os dados para o que espera ser “um grande espetáculo” contra “a equipa número um da Ucrânia”. À espera de uma equipa adversária “super motivada” com jogadores ucranianos de “qualidade” que “vão tentar honrar em campo” a luta do seu país, o treinador portista realçou que os portistas acreditam numa vitória “não pela fraqueza do Shakhtar, mas pela qualidade” do coletivo azul e branco.
Habituado a “recomeçar” todas as temporadas o trabalho de forma a conquistar títulos, o técnico referiu que “50 por cento da equipa” mudou desde a época passada entre saídas, castigos e lesões e lembrou que já estreou “40 jogadores na Champions”. Nesse fio condutor, lembrou Marcano, um jogador que está “há muito tempo” no clube e cuja ausência pode levar a “que se mude alguma coisa em relação ao jogo do Estrela”.
A iniciar a sétima campanha como treinador dos portistas, Conceição paralelizou esta fase da sua carreira com “a crise do sétimo ano” dos casamentos, que é tradicionalmente mais complicada e se torna decisiva na vida de um casal: “Há a crise do sétimo ano, não é o que se diz? Neste início de época, dá a entender que há essa época. Há muita a gente a fazer confusão, a criar instabilidade. Mas quando há paixão e o amor é grande, esse sétimo ano é superado e segue-se uma vida inteira”.
“Apaixonado pelo futebol” e com “o prazer de trabalhar num clube de que se gosta muito”, o técnico mais titulado do FC Porto vai encarar mais uma aventura europeia “como se fosse a primeira vez”, até porque “todos os jogos são diferentes”. Entre a experiência e o amor ao jogo, houve ainda espaço para uma confissão sobre Pepe: “Na sexta-feira chegámos às duas da manhã da Amadora e o Pepe, de 40 anos e com família em casa, foi para o Olival descansar. O que tem 19 presenças, o que não precisava, foi o único. Porquê? Porque é apaixonado, tem gratidão enorme, está sempre presente com uma gratidão fantástica. Eu também tenho esse sentimento.”” 



“ESTAREMOS AO MAIS ALTO NÍVEL”

Pepe falou da emoção de jogar a Champions e deixou uma palavra a Marcano antes do Shakhtar-FC Porto

Na véspera do Shakhtar-FC Porto (terça-feira, 20h00, Eleven Sports), o 114.º jogo na Champions (37.º pelo FC Porto), e ao serviço de um dos clubes com mais participações na prova europeia (27), Pepe revelou ainda sentir o “nervoso na barriga” natural de quem se abraça totalmente à sua profissão e tem a “responsabilidade de vestir a camisola do FC Porto” na Liga dos Campeões. “O mais importante quando entramos em campo é desfrutar, fazer o que o treinador pede e o que foi trabalhado, assim ficamos mais próximos do objetivo”, realçou o central.

“Estar na Champions a representar um grande clube como o FC Porto” é o desejo de todos, mas a realidade só para uma parte. Marcano, que se lesionou com gravidade frente ao Estrela da Amadora, não viajou com a equipa e o capitão deixou-lhe uma mensagem: “Sei que o Marcano vai superar, porque é um lutador, é uma pessoa que se cuida muito, dedica muito tempo a esta profissão”.
Mais um ano a representar o clube ao mais alto nível
“A importância que temos é demonstrar o que somos, a nossa parte que é jogar, levar alegria a milhões de pessoas com o que melhor sabemos fazer, que é jogar futebol. Espero que seja um jogo nesse sentido, que possa dar alegria aos amantes do futebol. Todos desejamos estar na Champions, um grande palco, a representar um grande clube como o FC Porto. Estaremos ao mais alto nível para representar o nosso clube e o nosso país.”
A idade passa, a ambição permanece intacta
“Sinceramente só me preocupo em jogar, seja qual for a tática, em ajudar o clube e em poder fazer aquilo que mais gosto.”
A 19.ª tal como a primeira
“Ainda sinto aquele nervoso na barriga, porque sinto muito esta profissão, dedico muitas horas do meu dia ao futebol. Abdico de momentos do meu dia com as pessoas que mais amo. Por isso, sinto este nervosismo na barriga. É a minha 19.ª participação na Liga dos Campeões, mas é como se fosse a primeira. Sinto esta responsabilidade de vestir a camisola do FC Porto e estar num grande palco como é a Liga dos Campeões.”
A mensagem de apoio para Marcano
“Já tive uma lesão da mesma gravidade em 2009, sei o quanto é difícil. Mas também sei que o Marcano vai superar, porque é um lutador, é uma pessoa que se cuida muito, dedica muito tempo a esta profissão. Todos damos sempre essa palavra de força ao Marcano. Não fui o único a passar por isso, mas gosto de ter cuidado. Já passei por isso e sei o quão importante é uma palavra de ânimo de um companheiro de profissão numa situação delicada.”
O papel de capitão nas noites europeias
“Depende de cada um. Há aos que não é preciso dizer nada, a outros tenho de dar uma palavrinha para terem coragem. O mais importante quando entramos em campo é desfrutar, fazer o que o treinador pede e o que foi trabalhado, assim ficamos mais próximos do objetivo. São situações normais.””


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu; Alan Varela, Nico González, Ivan Jaime, Galeno, Taremi e Fran Navarro. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; determinado; ambicioso; motivado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


 

Sem comentários: