sábado, 23 de setembro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Gil Vicente 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Gil Vicente, em jogo a contar para a 6ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo e Wendell; Alãn Varela, Eustáquio, Ivãn Jaime, André Franco, Galeno e Taremi.

O FC Porto entrou bem em jogo e, ao minuto 5, André Franco protagonizou a primeira tentativa de criar perigo. Mas o golo dos azuis e brancos não tardaria, já que ao minuto 8, colocaram-se em vantagem por intermédio de Ivãn Jaime. Em vantagem, os Dragões não deixaram de ter o domínio e controlo do jogo, mas só ao minuto 26, voltaram a criar perigo, por intermédio de André Franco, que até chegou a marcar, mas viu a jogada ser anulada por fora de jogo de Taremi. Ao minuto 34, foi Galeno a tentar a sorte, sem sucesso. Não marcaram os da casa, fizeram-no os visitantes. Ao minuto 36, o Gil repôs a igualdade no marcador. E foi com um empate a 1 que chegou o intervalo.

No segundo tempo, já com Navarro em campo, substituiu Alãn Varela, o avançado espanhol tentou visar a baliza da anterior equipa, mas sem sucesso. Do outro lado do campo valeu a atenção e reação de Diogo Costa para impedir o golo do Gil Vicente. Depois foi Pepê a tentar  acertar no alvo, com a bola a ser desviada pelo guarda-redes para canto. Mesmo no início do período de descontos, Pepê sofreu falta, Wendell cobrou o livre e Eustáquio colocou-a no interior da baliza Gilista, colocando assim, os Dragões em vantagem.

Com este resultado o FC Porto soma 16 pontos e lidera, provisoriamente, isolado o campeonato.

 

2 – Análise

 

Pelo histórico das últimas duas épocas, não se esperava que a visita do Gil Vicente ao Dragão fosse fácil para o FC Porto e, de facto não o foi. Os Dragões até marcaram relativamente cedo, mas o Gil nunca deixou de procurar tirar mais do jogo e, num lance com alguma felicidade à mistura, chegou ao empate. No segundo tempo os Dragões tentaram, ao máximo, evitar que o Gil Conseguisse  criar perigo, embora, por duas vezes Diogo Costa foi decisivo. Deste jogo destaco Ivân Jaime, pelo seu primeiro golo como jogador do FC Porto; e Eustáquio, pelo golo que dá os três pontos. Na minha perspetiva, o FC Porto tem tudo para fazer melhores jogos, sobretudo jogos mais tranquilos, para tal precisa, urgentemente, de conseguir olear a máquina, os jogadores precisam acreditar que conseguem fazer mais e melhor. Também é preciso que parem de acontecer lesões que acabam por reduzir muito as opções, sobretudo no que diz respeito, claro, à defesa.

Em suma, foi um jogo difícil, uma vitória importante. Para à semana vem aí uma jornada difícil. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: