sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Crónica e Análise: Estrela da Amadora 0 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

No final de tarde desta sexta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Estrela da Amadora, em jogo a contar para a 5ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepe, David Carmo e Marcano; Alãn Varela, André Franco, Ivân Jaime, Gonçalo Borges, Galeno, Taremi e Fran Navarro.

Os primeiros minutos de jogo foram muito acidentados. Primeiro Marcano, minuto 5, teve de sair devido a lesão. Ainda estava o FC Porto com 10 jogadores, foi assinalada grande penalidade contra os azuis e brancos, sendo revertida após o árbitro visionar as imagens do lance. Minutos depois, mais uma saída nos Dragões devido a lesão, desta feita foi Evanilson. Ao minuto 22, o Estrela ficou perto de marcar. Do outro lado do campo, ao minuto 29, Taremi colocou os Dragões em vantagem no marcador. Ao minuto 32, Fran Navarro ficou perto de aumentar a vantagem. Tal como aconteceu com Gonçalo Borges ao minuto 45. Do outro lado do campo, o Estrela voltou a criar perigo, mas Diogo Costa disse presente.

O segundo tempo foi menos interessante, com o jogo a ser mais disputado. A grande oportunidade de golo surgiu já próximo do minuto 90, pertenceu ao Estrela e Alãn Varela salvou em cima da linha de golo.

Com este resultado o FC Porto soma 13 pontos.

 

2 – Análise

 

Após uma paragem para jogos das seleções, eis que o FC Porto retomou o campeonato com uma deslocação difícil e com mudanças táticas e no onze. Mudanças no onze, diria que era algo mais ou menos previsível; mas confesso que não estava à espera da defesa a 3. Lamento profundamente a lesão de Marcano (que aparentemente é algo com alguma gravidade) até tinha curiosidade em perceber como iria funcionar a defesa a 3 com Pepe, David Carmo e Marcano. Foi mais um jogo difícil, em que o FC Porto não fez uma exibição de encher o olho, também por culpa do Estrela da Amadora que deu trabalho aos comandados de Sérgio Conceição, mas onde se notou que a equipa estava com muito mais atitude do que a demonstrada no último jogo em casa frente ao Arouca. Os primeiros minutos não foram fáceis e acredito que as mudanças forçadas devido às lesões de Marcano e Evanilson, mais a do central, complicaram alguns pormenores treinados e pensados para este jogo. Ainda relativamente à defesa, dizer que gostei de David Carmo que, embora tenha ficado com a sensação que não estaria completamente tranquilo, esteve bem, no geral. Seria bom que recuperasse a confiança, porque vem aí muitos jogos seguidos e com a lesão de Marcano pode abrir-se um lugar na equipa. Não sei se Sérgio Conceição irá apostar neste sistema de jogo muitas vezes, mas talvez seja uma opção interessante para os jogos frente a equipas mais fechadas na defesa. Sim, neste jogo não correu tudo bem, mas pode ser que a equipa, entretanto, se adapte melhor ao sistema. Dizer que também gostei de Alãn Varela (obrigada pelo corte no momento certo!) e de Ivãn Jaime (que acho que vai encaixar bem na equipa). Por fim, deste jogo destaco, também, Taremi pelo golo e pela atitude em campo, queremos de volta o nosso príncipe da Pérsia, porque a equipa precisa dele focado.

Em suma, não foi um jogo fácil, não foi uma vitória fácil, mas foi uma vitória importante. Agora é o momento de mudar o foco para a Liga dos Campeões que regressa na próxima semana. Vamos Porto!

Sem comentários: