terça-feira, 19 de setembro de 2023

Crónica e Análise: Shakhtar Donetsk 1 - FC Porto 3

  1 - Crónica 


No início de noite desta terça, o FC Porto defrontou o Shakhtar Donetsk em Hamburgo, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3. 

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu; Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Ivan Jaime, Galeno e Taremi. 

Os primeiros 15 minutos foram muito dinâmicos. O FC Porto, por intermédio de Galeno, colocou-se em vantagem ao minuto 8. Mas pouco depois, o Shakhtar, ao minuto 13 repôs a igualdade no marcador. Apenas 2 minutos depois, minuto, 15, Galeno voltou a colocar os azuis e brancos na frente do marcador. Ivan Jaime pouco depois, rematou mas o guarda-redes afastou para canto. Do outro lado, os ucranianos pareciam apostados em procurar o golo, sem contudo criarem real perigo para a baliza de Diogo Costa, mas quem acabou por voltar a marcar foi o FC Porto, ao minuto 29. Taremi aumentou a vantagem e o conforto na gestão do jogo. 

No segundo tempo, os Dragões controlaram o jogo, com algumas oportunidades de perigo a surgirem de ambos os lados. Primeiro foi o Shakhtar, com Diogo Costa a dizer presente. Do outro lado do campo, Eustáquio tentou a sorte, mas o guarda-redes levou a melhor. Na baliza do outro lado, o guarda-redes portista voltou a afastar o perigo em mais duas ou três situações. 

Com esta vitória o FC Porto soma 3 pontos e lidera o grupo H com o Barcelona. 


2 - Análise 


O FC Porto arrancou a fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Shakhtar Donetsk. À partida, sabendo-se que os ucranianos, pelas circunstâncias, perderam parte dos seus melhores jogadores, poderia esperar-se um jogo fácil, mas não foi exatamente assim. Foi um jogo interessante, embora fiquei com a sensação que a equipa poderia ter marcado mais um ou outro golo. Por outro lado, o Shakhtar deu trabalho à defesa portista. É certo que não podemos falar de muitas oportunidades claras de golo, mas Diogo Costa, pelo menos, 3 vezes teve de dizer presente. Deste jogo destaco Galeno, excelente exibição; e Taremi, pelos golos. 

Em suma, foi uma entrada com o pé direito na fase de grupos da Liga milionária. Segue-se o campeonato e uma receção difícil. Vamos Porto! 


Sem comentários: