terça-feira, 7 de maio de 2024

Carta Aberta ao Presidente Pinto da Costa

        Caro Presidente Pinto da Costa, 


Sim, escrevi Presidente e não me enganei por força do hábito. É que para mim o Presidente Pinto da Costa será sempre o Presidente dos Presidentes do FC Porto. 


Decidi escrever-lhe uma carta aberta, mas confesso que a tarefa não foi fácil, é que é muito difícil transpor em palavras todo apresso e, sobretudo, toda a gratidão por tudo o que fez pelo FC Porto ao longo destes 42 anos de presidência repletos de vitórias e conquistas nas diversas modalidades que fazem parte do FC Porto e que fazem de si, caro Presidente Pinto da Costa, o Presidente mais titulado do mundo.


Eu nasci em 1989, comecei a ser portista, por decisão minha não por influência de ninguém, na década de 90, nomeadamente no momento em que vi na televisão os festejos dos portistas pela conquista do tricampeonato. Mas só comecei a ver os jogos do FC Porto, a entender o que é o futebol e a absorver o que é ser portista, na época de 2003-2004. 


Nesta altura estava longe de entender o quanto o Presidente Pinto da Costa foi importante para o FC Porto. O quanto foi difícil o seu trabalho quando chegou ao FC Porto. O quanto trabalhou e batalhou para que o FC Porto deixasse de ser um clube de uma região para ser um clube reconhecido e respeitado além fronteiras. Estava longe de saber como foi importante a conquista da Taça dos Campeões Europeus de 1987, porque essa conquista fez abrir a porta dos sonhos, o sabermos que não há impossíveis no futebol e que mesmo que estejamos a defrontar equipas com um poder financeiro muito superior ao do FC Porto dentro do campo podemos ganhar. 


É, Presidente, é a si que nós portistas devemos todas as vitórias, cada conquista, toda a crença e a certeza que o impossível só demora um pouco mais. Foi consigo que aprendemos a ganhar e a gostar de ganhar sem medo. Foi consigo que aprendemos que a competência, a paixão, a ambição e o rigor são pilares fundamentais. 


E é por isso, caro Presidente  Pinto da Costa, que estou grata por, por um conjunto de circunstâncias, ter conseguido estar presente na bancada do Dragão no passado dia 28 de abril de 2024 e poder fazer parte daquele minuto 42, em que os protagonistas fomos nós portistas que numa só voz e num aplauso procuramos mostrar a nossa gratidão por tudo o que dedicou e deu ao FC Porto ao longo destes 42 anos.


Sabe, caro Presidente Pinto da Costa, vai ser um pouco estranho 42 anos depois o FC Porto ter outro Presidente. Mas tenho a certeza, Presidente Pinto da Costa, todos nós portistas queremos que continue por perto a vibrar com as vitórias do nosso FC Porto, a vibrar com cada conquista, com cada troféu, porque o FC Porto é parte da sua vida, tal como parte da sua vida pertence ao FC Porto. 


Obrigada por tudo e tanto Presidente Pinto da Costa. Eu sei que um obrigada é pouco por tudo e tanto que fez pelo FC Porto; por tudo e tanto que ajudou o FC Porto a tornar-se e a conquistar. 

      

Sem comentários: