1 – Crónica
Na noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 34ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Evanilson.
O FC Porto entrou dominador na pedreira e ao minuto 6, Evanilson rematou para defesa do guarda-redes da casa. Ao minuto 12 o Sporting de Braga ficou reduzido a 10, expulsão por duplo amarelo. A partir deste momento a estratégia defensiva dos minhotos intensificou-se e o FC Porto revelou dificuldades em ultrapassar a muralha. Pouco antes do intervalo Alan Varela e Galeno ficaram mais perto da baliza contrária, ainda assim longe.
No segundo tempo, o FC Porto veio mais determinado em encontrar o caminho para a baliza contrária, mas ainda assim, não foi fácil. Primeiro, ao minuto 46, Evanilson atirou para fora. Ao minuto 50, Otávio rematou, mas a bola acabou no poste da baliza. Ao minuto 52, por 3 vezes, o golo parecia eminente, mas os remates de Pepê, Francisco Conceição e Galeno foram travados pelo guarda-redes adversário. Ao minuto 71, Nico González rematou, mas para as mãos do guarda-redes. Até que ao minuto 84, Galeno colocou os Dragões em vantagem. O Sporting de Braga tentou responder, mas Diogo Costa não permitiu os festejos dos da casa.
Com este resultado o FC Porto terminou o campeonato no terceiro lugar, com 72 pontos.
2 – Análise:
O FC Porto entrou em campo sabendo que com um empate ou uma vitória garantia o terceiro lugar. Mas como sabemos que no FC Porto não se luta por empates, a vitória era o foco. Na primeira parte, pelas circunstâncias do jogo (Braga reduzido a 10 ao minuto 12) os minhotos acabaram por fechar-se muito e, como já vem sendo habitual, o FC Porto sentiu dificuldades em encontrar o caminho para aproximar-se da baliza contrária. No segundo tempo, os Dragões até conseguiram ter oportunidades para criar perigo, mas quando a bola ia à baliza adversária estava lá o guarda-redes para impedir os festejos azuis e brancos. Até que surgiu o golo. Deste jogo destaco Galeno, pelo golo.
Em suma, vitória justa num terreno muito difícil. Fim do campeonato (escreverei sobre a competição mais tarde) e agora é foco total na final da Taça de Portugal. Vamos Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário