quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Santa Clara 0


1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto recebeu o Santa Clara, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Pepe, Diogo Leite, Mbemba, Alex Telles, Bruno Costa, Romário Baró, Nakajima, Soares e Fábio Silva.
Foi um FC Porto remodelado o que entrou hoje em campo, mas com os objetivos intactos. Ao minuto 2, Nakajima deu o primeiro sinal de aviso ao rematar para defesa do guarda-redes adversário. Pouco depois, novamente Nakajima voltou a tentar, mas desta feita atirou ao lado. Mais tarde foi Soares a tentar ativar o marcador, mas o guarda-redes adversário voltou a levar a melhor. Ao minuto 41, Diogo Leite esteve perto de marcar, mas falhou a pontaria. Esse seria, um aviso para o que viria depois. Mesmo à beira do intervalo, Diogo Leite voltou a ter oportunidade para marcar e desta vez não a desperdiçou, colocando, assim, os Dragões em vantagem.
O Santa Clara entrou no segundo tempo com vontade de reagir à desvantagem e chegaram a dar trabalho a Diogo Costa, que respondeu à altura. Do outro lado do campo, ao minuto 74, Soares teve oportunidade para marcar, mas sem sucesso. Minutos mais tarde, minuto 86, foi Pepe quem tentou aumentar a vantagem, mas também sem sucesso.
Com este resultado o FC Porto coloca-se na liderança do grupo D da Taça da Liga.

2 – Análise

Apenas três dias depois dos Dragões terem defrontado o Santa Clara para o campeonato, foi o momento de defrontar os açorianos para a fase de grupos da taça da Liga. Como já era mais ou menos esperado, Sérgio Conceição promoveu várias alterações no onze inicial – apenas Pepe e Manafá mantiveram-se no onze – dando assim oportunidade aos jogadores menos utilizados para mostrarem serviço. Na primeira parte ficou patente a falta de rotinas entre os jogadores, algo que é compreensível. Ainda assim, a equipa teve oportunidades para marcar, algo que acabou por acontecer à beirinha do intervalo. A segunda parte teve jogadas interessantes, mas sem grandes oportunidades de golo. Destaco Diogo Leite, pelo golo; e Romário Baró e Nakajima, pelo bom entrosamento que demonstraram, gostei.
Em suma, foi uma vitória pela margem mínima, mas completamente justa. Segue-se, no domingo, novamente o campeonato. Vamos Porto!


PS. Que Baró recupere rápido.


Sem comentários: