domingo, 1 de setembro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Guimarães 0


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 4ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Marcano, Pepe e Alex Telles; Danilo, Uribe e Baró; Luis Diaz, Zé Luís e Marega.
Ainda nem tinha passado 1 minuto de jogo e o Vitória de Guimarães já estava reduzido a 10. Ainda assim, os Dragões tiveram dificuldades em criar perigo. Ao minuto 14, Marega ativou o marcador. Pouco depois, minuto 18, os Vimaranenses estiveram muito perto de empatar, valeu Marchesin a segurar a vantagem portista. À beirinha do intervalo, Zé Luís ficou perto de fazer o segundo golo dos Dragões, contudo atirou por cima
No segundo tempo, ao minuto 55, Mbemba tentou marcar, mas não acertou com a baliza vimaranense. O FC Porto procurou marcar, mas esbarrou no guarda-redes do Vitória. Até que ao minuto 88, Marcano aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guarda-redes do Vitória e aumentou a vantagem portista no marcador. E, ao minuto 93, Marega marcou pela segunda vez, colocando os Dragões a vencer por 3-0.
Com esta vitória o FC Porto soma 9 pontos e fica a 1 ponto da liderança do campeonato, ocupada pelo Famalicão.

2 – Análise

Depois de uma vitória saborosa no terreno do Benfica, o campeonato regressou ao Estádio do Dragão, com a receção do Vitória de Guimarães. Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O facto do Vitória ter ficado reduzido a 10 antes do primeiro minuto de jogo não tornou a tarefa do FC Porto mais fácil. É que os de Guimarães mesmo reduzidos a 10  procuraram colocar em campo a sua estratégia de jogo, que não se resumia a estacionar o autocarro à frente da baliza e esperar que o tempo passasse. O FC Porto, por seu lado, também não esteve particularmente inspirado e teve dificuldades em conseguir desmontar a estratégia dos visitantes. Resumidamente, a segunda parte foi um pouco melhor do que a primeira, ainda assim, na minha opinião faltou aos Dragões mais velocidade e discernimento na hora de definir as jogadas. Destaco Marega e Marcano pelos golos que fizeram e que permitiram que os azuis e brancos somassem os 3 pontos; e Marchesin, pelas defesas que fez e que impediram que o Vitória marcasse.
Em suma, o FC Porto venceu justamente, no entanto e sejamos sinceros, 3 golos parece um resultado pesado. Agora vem aí uma paragem para jogos das seleções, que nenhum jogador portista se lesione…



Sem comentários: