domingo, 29 de setembro de 2019

Crónica e Análise: Rio Ave 0 – FC Porto 1


1 – Crónica

No início de noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 7ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Nakajima, Zé Luis e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e no segundo minuto teve a primeira oportunidade para marcar, mas Marega não conseguiu ser eficaz. Ao minuto 12, Marega não desperdiçou a oportunidade e colocou os Dragões em vantagem. Ao minuto 31, Uribe poderia ter aumentado a vantagem portista, contudo não deu a melhor sequência ao lance. Do outro lado do campo o Rio Ave não conseguia criar perigo junto da baliza à guarda de Marchesin.
No segundo tempo o Rio Ave procurou reagir à desvantagem e o FC Porto sentiu mais dificuldades para chegar à frente. Ainda assim, por duas vezes, Alex Telles esteve perto de marcar, na primeira vez viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos, na segunda viu a barra travar o seu remate. Do outro lado do campo, os da casa chegaram a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo.  Até ao final a defesa portista teve trabalho, mas os Vila Condenses não conseguiram marcar.
Com este resultado o FC Porto soma 18 pontos e permanece no terceiro lugar, em igualdade pontual com o Benfica, a 1 ponto do líder Famalicão.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O FC Porto fez uma primeira parte interessante. Não se pode dizer que os Dragões tenham beneficiado de muitas ocasiões para marcar, mas sim que beneficiaram das oportunidades suficientes para terem uma vantagem mais folgada ao intervalo. A segunda parte foi mais complicada para o FC Porto, justamente por não ter aumentado a vantagem no primeiro tempo. O Rio Ave procurou reagir e chegar ao empate. Os vila condenses deram trabalho à defesa portista, mas no final foram os Dragões a ficar com os 3 pontos. Interessante o facto de, pela necessidade, Sérgio Conceição ter alterado um pouco a forma da equipa posicionar-se em campo, dirão alguns que foi um risco, eu digo que foi um bom risco, porque correu bem. É preciso ter sempre mais do que uma alternativa e é importante que a equipa esteja preparada para alterar o esquema no meio do jogo.
Em suma, o FC Porto somou os 3 pontos num terreno habitualmente difícil, num jogo também ele difícil. Agora segue-se uma longa paragem no campeonato para jogos da Taça da Liga, da Taça de Portugal e das Seleções. Mas antes disso vem aí a Liga Europa. Vamos Porto!


Sem comentários: