sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Antevisão da 20ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 20ª jornada da I Liga, frente ao Benfica.

“"ESTAMOS PREPARADOS"
Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Benfica da 20.ª jornada da Liga NOS (sábado, 20h30)
Depois do empate em Viseu (1-1) na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, o FC Porto volta a centrar atenções no campeonato e a 20.ª jornada reserva um clássico com o Benfica, no Estádio do Dragão. Na antevisão do encontro de sábado à noite (20h30, Sport TV), Sérgio Conceição reconheceu que o coletivo portista vai ter um adversário forte pela frente, mas o foco está naquilo que os azuis e brancos têm de fazer para ganhar. À entrada para este clássico, as duas equipas estão separadas por sete pontos, com vantagem para os lisboetas.
Importante mas não decisivo
“É um jogo importante, mas os 14 seguintes é que são decisivos. Este é um jogo importante, pois são três pontos que podemos ganhar e que o nosso adversário direto pode não ganhar. Isso é importante, sem dúvida nenhuma.”
Pepe e Danilo
“O Pepe está melhor um bocadinho, mas o Danilo continua a fazer trabalho de ginásio, complementado com trabalho de campo. O Pepe está num patamar melhor.”
As individualidades e o coletivo
“Todos os jogos são diferentes e têm uma história diferente. Com certeza o treinador do Benfica viu o jogo da primeira volta mais vezes do que nós, mas é natural. Preparámos o jogo no sentido daquilo que é a dinâmica do Benfica. Faz parte do nosso trabalho e estamos preparados. Preocupamo-nos com a equipa do Benfica. Com o Académico de Viseu fizemos exatamente a mesma coisa e no jogo seguinte ao clássico será igual. Analisamos as características dos jogadores dentro da dinâmica da equipa. O Rafa, por exemplo, deverá jogar, mas não sabemos se mais no flanco esquerdo do ataque ou mais atrás do avançado. Mas isso não sou eu que decido e nós temos é de estar preparados para todas as situações. Faz parte do nosso trabalho estarmos preparados para diferentes comportamentos. O foco principal está na nossa equipa e naquilo que temos de fazer.”
Os golos sofridos
“Já foi frisado, e bem, que temos sofrido mais golos do que o habitual. Estamos atentos a isso e a trabalhar. Temos de perceber o que está na origem desses golos sofridos, tal como outros aspetos relacionados com a dinâmica da equipa. Depois do nosso jogo em Setúbal e da qualidade que a equipa demonstrou, foi muito injusto aquilo que não se escreveu. Temos jogadores de grande qualidade e que têm momentos fantásticos nos jogos. Espero que esse sexto momento, o talento e a criatividade, possa fazer a diferença amanhã. Temos momentos fantásticos dos quais não se fala.”
Os pontos perdidos
“Existem adversários que são muito competentes contra nós. É verdade que também há demérito nosso, como por exemplo na Madeira, contra o Marítimo, e no Jamor, contra o Belenenses. Tivemos oportunidades mais do que suficientes para sair com resultados confortáveis. Faltou-nos eficácia em termos ofensivos e concretizar as oportunidades criadas.”
Benfica mais permeável defensivamente?
“Olhamos para os pontos fortes e menos fortes dos adversários, mas isso faz parte do nosso trabalho, da nossa análise e da nossa observação. Há pormenores que podem ser decisivos, mas olhamos para a equipa como um todo. O Benfica é uma equipa bastante perigosa a atacar e talvez por isso possa abrir mais espaços atrás. Frente a equipas como o FC Porto, Benfica ou Sporting, que passam muito tempo a atacar, os adversários tentam aproveitar uma ou outra fragilidade na transição defensiva. O Benfica tem uma das equipas mais fortes dos últimos anos e só perdeu connosco em casa até agora. Vejo um Benfica extremamente forte.”
A derrota no Dragão na época passada
“Olhámos para o jogo na altura e passados dois dias tínhamos dissecado tudo. Em todos os jogos há coisas que correm bem e outras que correm menos bem. Estamos em momentos diferentes, com jogadores diferentes e a história também será diferente. O importante é olhar para o Benfica e perceber o que temos de fazer para ganhar o jogo, pois esse é o nosso objetivo.”
A vitória na Luz esta época
“Houve momentos no jogo que foram bastante bons. Houve jogos em que estivemos melhor, mas estamos sempre à procura da perfeição. A forma como a equipa condicionou o Benfica nesse jogo foi muito boa. Nesse aspeto, fez um trabalho fantástico, mas em termos ofensivos também estivemos muito bem.”
O momento de Marega
“A forma como o Marega se entrega, aquilo que corre e o espírito que tem dá-nos sempre garantias. Há períodos em que se faz mais golos e outros em que se faz menos. Temos que dar os parabéns ao Marega por tudo o que tem feito no FC Porto desde que eu e a minha equipa técnica chegámos ao FC Porto. Pode não jogar de forma muito bonita, mas esta época, por exemplo, já marcou na Luz e em Alvalade. Se calhar, por vezes, olham para o remate falhado, mas não olham para o movimento que fez para poder rematar. Tem sido criticado de forma injusta.”
Artur Soares Dias é o árbitro
“Espero que lhe corra bem. Tem toda a qualidade para que corra bem e não tenho motivos para duvidar de nada. Em Viseu fiquei admirado pela forma como não viram um penálti claríssimo. Foi tão evidente que não há explicação para que não tenha sido assinalado um penálti daqueles. Nós, FC Porto, vamos tentar ao máximo facilitar o trabalho do árbitro de forma a que tenha uma arbitragem tranquila. Que sejam os jogadores a decidir o jogo.”
érbis e clássicos
“Este é um clássico bem quentinho, mas todos os outros que já disputei, sejam dérbis ou clássicos, também eram muito apaixonantes. Faz parte do futebol e é a beleza do futebol. A paixão dos adeptos nestes grandes jogos é fantástica. As pessoas esperam ansiosamente por estes jogos.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Marchesin; Corona, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Luis Diaz/Nakajima, Soares e Marega.

3 – Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, não só porque no futebol não há jogos fáceis, nem pelo que a classificação reflete neste momento do  campeonato, nem porque nenhum clássico é fácil. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz a defender e a atacar.
Força FC Porto!


Sem comentários: