sábado, 8 de fevereiro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Benfica 2


1 – Crónica

No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 20ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Luis Diaz, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, entrou a pressionar e empurrou o Benfica lá para trás. Pepe, ao minuto 7, teve a primeira oportunidade para marcar, mas não acertou no alvo. Esse seria um primeiro aviso, já que ao minuto 10, Sérgio Oliveira ativou o marcador. O Benfica conseguiu aliviar um pouco a pressão e na primeira vez que conseguiu criar perigo junto da baliza portista, ao minuto 18, chegou ao empate. Mas o FC Porto reagiu bem e, ao minuto 38, Alex Telles fez o segundo golo dos Dragões, na conversão de uma grande penalidade. Ao minuto 44, um defesa do Benfica fez autogolo e o FC Porto foi para o intervalo a vencer por 3-1.
O Benfica entrou melhor no segundo tempo e, ao minuto 50, reduziu a desvantagem no marcador. Mas ao minuto 64, Sérgio Oliveira, na conversão de um livre, ficou perto de voltar a marcar. Mais tarde, minuto 72, o guarda-redes benfiquista negou o golo a Luis Diaz.
Com esta vitória o FC Porto soma 50 pontos e está a 4 pontos de distância da liderança do campeonato.

2 – Análise

Este era o único jogo em que dependia do FC Porto recuperar três pontos e encurtar para quatro pontos a distância para a liderança do campeonato. Mas sabia-se que não ia ser um jogo fácil. E, de facto não o foi. Mas foi um bom jogo, com golos e duas equipas a colocar em campo as suas estratégias. O FC Porto fez uma boa primeira parte, entrou a pressionar e a obrigar a equipa do Benfica a errar. Os Dragões souberam aproveitar três das oportunidades de golo que tiveram para marcar e construir um resultado que desse alguma margem de conforto. Pelo meio o Benfica reagiu e chegou a fazer o empate a 1, mas os azuis e brancos reagiram bem. Como seria de esperar, na segunda parte o Benfica corrigiu o que não estava bem, reduziu e deu trabalho à equipa portista. Mas do outro lado do campo o FC Porto também criou dificuldades. Destaco Sérgio Oliveira (grande jogo!) e Alex Telles, pelos golos que marcaram e que permitem diminuir a distância para o primeiro lugar. Eu gostei do jogo, gostei da atitude da equipa portista, foi inteligente,, competente, unida e mostrou que não está disposto a virar a cara a luta.  
Em suma, o FC Porto venceu um jogo difícil e cumpriu o objetivo de encurtar a distância. Ainda há muito para jogar, cabe ao FC Porto fazer o que tem a fazer, vencer os seus jogos. Não desistir, nunca! Juntos, sempre! Quarta há mais um jogo importante. Vamos Porto!

Sem comentários: