quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Académico de Viseu 0


1 – Crónica

Na noite desta quarta o FC Porto recebeu o Académico de Viseu, em jogo a contar para a 2ª mão da meia final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Diogo Leite e Alex Telles; Uribe, Vítor Ferreira e Nakajima; Corona, Zé Luis e Luis Diaz.
A primeira parte não foi jogada num ritmo muito elevado e houve poucas oportunidades de golo. Ao minuto 19, Alex Telles, de grande penalidade, ativou o marcador. Depois, Nakajima, Manafá e Luis Diaz tentaram fazer golo. Mesmo à beirinha do intervalo, ao minuto 43, Zé Luis ficou muito perto de marcar.
O segundo tempo também não foi jogado num ritmo muito elevado.  Luis Diaz e Corona, minuto 59 e 63, tentaram marcar, mas sem sucesso. O golo viria a surgir ao minuto 64, por intermédio de Zé Luis. 10 minutos depois, minuto 74, Sérgio Oliveira marcou, o golo foi anulado por suposto fora de jogo, revertido pelo var.
Com esta vitória o FC Porto garantiu presença na final da Taça de Portugal, onde defrontará o Benfica a 24 de maio.

2 – Análise

Depois do jogo da 1ª mão, em que o FC Porto não foi suficientemente competente para conseguir ganhar o jogo, era legítimo que o Académico de Viseu acalentasse a esperança de fazer mossa. Cabia ao FC Porto entrar determinado a resolver o jogo de modo a não permitir surpresas. Não se pode dizer que foi um bom jogo, mas foi um jogo em que os Dragões fizeram o suficiente para passar à final da Taça de Portugal, sem sobressaltos. Destaco Alex Telles, Zé Luis e Sérgio Oliveira, pelos golos que marcaram e que permitiram garantir a presença na final da prova.
Em suma, depois de na semana passada ter facilitado, hoje o FC Porto resolveu a eliminatória e garantiu presença na final da prova rainha do futebol português. Objetivo cumprido no que diz respeito à Taça de Portugal. Segue-se o campeonato no próximo domingo, com uma deslocação difícil. Vamos Porto!


Sem comentários: