domingo, 23 de fevereiro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Portimonense 0


1 – Crónica

No início de noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Portimonense, em jogo a contar para a 22ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Luis Diaz, Soares e Marega.
No minuto 11 da primeira parte aconteceu o primeiro momento de destaque deste jogo, que curiosamente aconteceu fora das 4 linhas. Este minuto foi de união e de tributo a Marega, contra o racismo. Pouco depois, minuto 14, Corona ficou perto de marcar, não fosse a bola ter levado a direção errada, faltou pouco. O mesmo aconteceu com Soares, ao minuto 33. 3 minutos depois, minuto 36, Soares voltou a ficar perto de marcar, contudo atirou à figura do guarda-redes adversário. Do outro lado do campo, o Portimonense deu trabalho à defesa portista, por duas vezes os algarvios ficaram muito perto do golo, mas em ambas as ocasiões, uma delas na conversão de uma grande penalidade, Jackson, eis avançado portista, não acertou na baliza à guarda de Marchesin.
No segundo tempo registam-se poucos lances de perigo de parte a parte. Ao minuto 69, Marcano tentou fazer golo, mas não foi feliz. O mesmo aconteceu a Luis Diaz, ao minuto 71. Até que ao minuto 87, Alex Telles, com um grande remate, colocou os Dragões em vantagem.
Com esta vitória o FC Porto soma 56 pontos e fica provisoriamente no primeiro lugar da Liga, com mais dois pontos, à espera do resultado do jogo de amanhã do Benfica.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, primeiro porque o Portimonense precisa de pontos e, como o treinador acabou de chegar, os jogadores querem mostrar que valem mais do que parece; em segundo lugar, porque o FC Porto teve na quinta um jogo difícil na Alemanha, com pouco tempo entre os jogos e era previsível que o cansaço físico e mental acabassem por atrapalhar. E, de facto não foi fácil. O Portimonense veio ao Dragão com uma estratégia bem montada, o que dificultou muito o ataque portista. Por outro lado, o FC Porto fez um jogo um tanto ou quanto desinspirado, muito provavelmente devido à já esperada fadiga física e mental, com ansiedade à mistura. É que com o passar do tempo parecia que os caminhos para a baliza fechavam-se e não havia ideias para arranjar forma de os abrir. Felizmente Alex Telles resolveu a questão com um grande remate. Há jogos assim, difíceis, mas cujas vitórias são importantes. Destaco Alex Telles pelo golo que marcou, que dá os 3 pontos à equipa. Gostaria também de fazer referência ao minuto 11, que foi dedicado a marega, com uma importante mensagem contra o racismo, somos uma família e unimo-nos em favor dos nossos. Pena que Marega não está em forma, seria muito mais útil à equipa se estivesse. Gostaria também de fazer referência a Jackson, sei, todos o sabemos, que vai ser criticado por ter falhado a grande penalidade, mas a verdade é que todos nós sabemos que Jackson nem sempre converteu as grandes penalidades que marcou ao serviço dos Dragões. Bonito o aplauso do Dragão quando o avançado colombiano foi substituído, com a claque portista a cantar a sua música. Não, isso não aconteceu por ele ter falhado a grande penalidade, aconteceu porque nós nunca esquecemos os nossos, chama-se respeito e gratidão.
Em suma, os Dragões venceram um jogo difícil, uma vitória importante. O FC Porto está no primeiro lugar do campeonato. Sim, eu sei que é provisório, porque o Benfica só joga amanhã, mas há bem pouco tempo, quando os Dragões perderam em casa frente ao Sporting de Braga, o primeiro lugar parecia uma miragem e neste momento percebe-se que a luta vai acontecer jogo a jogo. Cabe ao FC Porto fazer o seu trabalho, vencer os seus jogos e no final fazem-se as contas. Hoje estamos em primeiro, amanhã logo se vê. Na quinta regressa a Liga Europa, vem aí um jogo difícil. Vamos Porto!


Sem comentários: