domingo, 16 de fevereiro de 2020

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 1 – FC Porto 2


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 21ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Corona, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Luis Diaz, Zé Luis e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, criou dificuldades à equipa adversária e ao minuto 10, colocou-se em vantagem. Sérgio Oliveira rematou, a bola foi à barra e acabou por entrar depois de bater no guarda-redes vimaranense. O Vitória procurou reagir e deu trabalho à defesa portista. Ao minuto 18, Marcano impediu o golo aos da casa. E no minuto seguinte, foi Marchesin quem travou o empate. Do  outro lado do campo, ao minuto 40, Marega podia ter marcado, mas atirou ao lado.
O Vitória entrou melhor no segundo tempo, deu trabalho ao FC Porto e ao minuto 49, repôs a igualdade no marcador, aproveitando uma sucessão de erros do adversário. Mas ao minuto 60, Marega recolocou os Dragões em vantagem no marcador. Depois veio o lamentável momento em que Marega pediu para sair e do qual falarei na análise. Até ao final, Corona, ao minuto 82, ficou perto de marcar. Do outro lado do campo, o Vitória voltou a criar perigo junto da baliza de Marchesin.
Com esta vitória o FC Porto soma 53 pontos e está a 1 ponto da liderança do campeonato.

2 – Análise

Antes de fazer a minha análise ao jogo, tenho de falar do que se passou com Marega. Vivemos num mundo globalizado, em que é comum as equipas de futebol terem nos seus planteis jogadores de diversas nacionalidades; nas empresas é comum fazer-se negócios com pessoas dos quatro cantos do mundo; as universidades recebem alunos de diferentes países; em lazer, as pessoas podem viajar para qualquer país. Porquê ser racista? Como é que ainda não se percebeu que a cor da pele é só isso mesmo, a cor da pele? Não faz sentido! O que se passou hoje em Guimarães é grave e não pode acontecer, tem de haver respeito seja por quem for, seja preto, branco, loiro, gordo, magro, alto ou baixo, tenha olhos verdes ou azuis, seja europeu, africano, asiático, australiano, da américa do norte ou do sul… é lamentável. Força Marega! Dito isto, também tenho de referir que acredito que a maior parte dos adeptos do Vitória não se reveja em tais atos. E por isso gostava de ter visto outra reação por parte dos Vitorianos.

Agora sim, vamos à minha análise do jogo. Depois do clássico da jornada passada, em que o FC Porto encurtou de 7 para 4 pontos a distância pontual para o primeiro lugar do campeonato, os Dragões sabiam que o único resultado possível em Guimarães era a vitória. Mas com  a vitória do Sporting de Braga ontem na Luz – algo que duvidei que pudesse acontecer – somar os 3 pontos tornou-se imperativo para voltar a encurtar distâncias para o primeiro lugar. Contudo, não se esperava um jogo fácil, porque jogar na cidade berço nunca é fácil. E, de facto, não foi fácil. Foi um jogo intenso, com as equipas a criarem dificuldades uma à outra. O FC Porto entrou bem em jogo e acabou por marcar relativamente cedo. Os Dragões deveriam ter marcado mais no primeiro tempo. No segundo tempo entrou melhor o Vitória que aproveitou para empatar, num lance onde ocorreram erros sucessivos que não podem acontecer. Depois o FC Porto por intermédio de Marega, voltou a colocar-se em vantagem. Até ao final o Vitória deu trabalho. Tenho de destacar Sérgio Oliveira, que embora não tenha sido o autor do primeiro golo portista, foi o autor do remate; e Marega, pelo golo que marcou num momento importante do jogo.
Em suma, o FC Porto venceu um jogo difícil, frente a um adversário que não tem medo de procurar jogar olhos nos olhos. Em duas jornadas os Dragões recuperaram 6 pontos e agora veem o primeiro lugar do campeonato à distância de 1 ponto. Ainda há muito para jogar e muita coisa pode acontecer. Esta semana regressa a Liga Europa. Vamos Porto!


Sem comentários: