sábado, 18 de fevereiro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Rio Ave 0

                    

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Rio Ave, em jogo a contar para a 21ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Wendell; Grujic, Eustáquio, André Franco, Pepê, Taremi e Toni Martínez.

No primeiro tempo há a destacar duas defesas de Diogo Costa, que em ambas as ocasiões permitiram manter o nulo no marcador. E o golo de Toni Martínez, ao minuto 45.

No segundo tempo, o FC Porto entrou em campo determinado a criar mais perigo, somou alguns cantos que deu trabalho à defesa vilacondense. Na resposta, minuto 58, o remate do Rio Ave ficou a centímetros do poste. Do outro lado, Toni Martínez tentou criar perigo, mas a bola passou longe da baliza. Minutos mais tarde, Namaso ficou perto de aumentar a vantagem portista no marcador, mas sem sucesso. Mais tarde, já na compensação, Grujic falhou o alvo. E, do outro lado do campo, o Rio Ave ficou perto de marcar.

Com este resultado o FC Porto soma 51 pontos e está, provisoriamente, a 2 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

No dia em que recebemos a triste notícia do falecimento de Christian Atsu (uma das vítimas do sismo na Turquia e Círia), FC Porto e Rio Ave, curiosamente os dois clubes em que Atsu jogou em Portugal, defrontaram-se num jogo em que não se esperavam facilidades. E, de facto, não foi fácil. O Rio Ave veio jogar ao Dragão olhos nos olhos, sem medos e, sobretudo na primeira parte, deu trabalho a Diogo Costa (por duas vezes). O FC Porto, por outro lado, teve dificuldades, primeiro a contrariar a estratégia adversária e, em segundo lugar, em criar perigo. O golo surgiu no final do primeiro tempo e serviu de uma espécie de alento para o segundo tempo. Os Dragões melhoraram um pouco na segunda parte, sem serem brilhantes e sem conseguirem ter o controlo total do jogo. Ainda assim, poderiam ter aumentado a vantagem no marcador. Deste jogo destaco Toni Martínez, pelo golo.

Em suma, foi um jogo difícil que o FC Porto venceu pela margem mínima. Segue-se a Liga dos Campeões. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: