domingo, 12 de fevereiro de 2023

Crónica e Análise: Sporting 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 20ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, Grujic, André Franco, Pepê, Galeno e Taremi.

Foi um primeiro tempo muito interessante. Os primeiros 20 minutos foram muito táticos, com a primeira oportunidade de perigo a surgir junto da baliza de Diogo Costa, com a bola a ir pouco ao lado. Do outro lado do campo, minuto 22, Galeno atirou por cima. Na resposta, Diogo Costa foi chamado a defender. Ao minuto 33, Taremi atirou ao poste e na recarga Marcano atirou ao lado. Mais tarde, ao minuto 40, Pepê atirou de longe com o guarda-redes do Sporting a defender. Do outro lado do campo, minuto 45, o Sporting beneficiou de um livre que Diogo Costa defendeu. Na resposta Taremi ficou perto do golo.

No segundo tempo, ao minuto 60, Uribe colocou os Dragões em vantagem. Minutos depois, minuto 87, Diogo Costa foi chamado a defender.   Ao minuto 94, Pepê aumentou a vantagem portista no marcador. Do outro lado do campo, o Sporting reduziu a desvantagem ao minuto 97.

Com este resultado o FC Porto soma 48 pontos e está a 5 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Um clássico nunca é um jogo fácil, e este não seria exceção, mais ainda por ser o terceiro jogo da época entre Dragões e Leões, já são, por isso, duas equipas que se conhecem muito bem. Foi um jogo interessante, com as duas equipas a mostrarem que pretendiam vencer. No primeiro tempo tanto o Sporting como o FC Porto podiam ter inaugurado o marcador. No segundo tempo os Dragões colocaram-se em vantagem e os leões pareceram perder o fio à meada. O domínio ficou com o FC Porto que procurou gerir o controlo das operações até aumentar a vantagem já em período de compensação. Mas acabou por acontecer o que temia. Nos últimos minutos os Dragões tinham recuado, reforçando a defesa e dando ao Sporting a iniciativa de jogo. Resultado. Os Leões reduziram a desvantagem. Deste jogo destaco Uribe e Pepê, pelos golos.

Em suma, não foi um jogo fácil, mas o FC Porto venceu-o com justiça. Segue-se outra jornada do campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: