quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Crónica e Análise: Inter de Milão 1 – FC Porto 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Inter de Milão, em jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, Grujic, Otávio, Pepê, Taremi e Galeno.

O FC Porto entrou em campo disposto a contrariar a estratégia dos Italianos. A primeira oportunidade de golo pertenceu ao Inter de Milão e surgiu ao minuto 18, que Diogo Costa respondeu com uma defesa. Ao minuto 26, o FC Porto conseguiu libertar-se das tarefas defensivas e ficou muito perto de marcar. Primeiro por intermédio de Grujic, que viu o guarda-redes contrário defender e depois Galeno não acertou na baliza. À beira do intervalo, o Inter voltou a ficar muito perto de marcar, mas Diogo Costa fez uma defesa incrível e manteve o nulo no marcador.

No segundo tempo, ao minuto 54, os Dragões criaram perigo, com Taremi a procurar direcionar a bola para a baliza e o guarda-redes adversário a não permitir os festejos dos azuis e brancos. Pouco depois, minuto 56, Zaidu, por duas vezes, tentou atirar à baliza contrária com, primeiro um defesa a afastar a bola e na recarga foi o guarda-redes quem afastou. Ainda na sequência do lance, a bola sobrou para Taremi que atirou à baliza, mas viu o guarda-redes dos italianos defender. Ao minuto 77, Otávio foi expulso e complicou a estratégia portista. Em vantagem numérica, o Inter de Milão pressionou à procura do golo que acabou por chegar ao minuto 85. Os italianos, 3 minutos depois, voltaram a ficar perto do golo, mas Diogo Costa estava lá para impedir.

Com este resultado fica tudo em aberto para a 2ª mão, dia 14 de março, no Estádio do Dragão.

 

2 – Análise

 

O FC Porto saiu de Milão com uma derrota, num jogo que não se esperava fácil, mas que os Dragões até podiam ter marcado e, quem sabe, ter saído de Milão com outro resultado. Sim, o Inter teve mais bola. Sim, os italianos deram trabalho à defesa portista e a Diogo Costa. Sim, o FC Porto teve dificuldades, sobretudo nos primeiros minutos de jogo, em criar perigo. Por outro lado. Sim, os Dragões tiveram oportunidades para marcar, podiam tê-lo feito em 2 ou 3 ocasiões, faltou a sorte, a calma e o discernimento no momento certo. Sim, quem não marca arrisca-se a sofrer. E sim, foi o que acabou por acontecer, num momento em que o FC Porto estava reduzido a 10 e a tentar anular os efeitos provocados pelas alterações no adversário. Sim, nada está perdido e tudo irá decidir-se na 2ª mão no Estádio do Dragão, como aliás, já se esperava. No geral, a equipa esteve bem, mas tal como referi, faltou calma e discernimento nos momentos determinantes, sobretudo em frente da baliza adversária.

Em suma, o FC Porto está a perder no meio da eliminatória, há, pelo menos, mais 90 minutos para disputar, sem medos, porque não há nada a perder. Mas agora é foco no campeonato, vem aí um jogo difícil. Vamos Porto! 


Sem comentários: