quinta-feira, 21 de abril de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta quinta o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 2ª mão da meia final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Pepê, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

No primeiro tempo sobressaiu a tática e houve pouco espaço para o ataque de ambas as equipas. Razão pela qual o único lance digno de registo surgiu ao minuto 38, com Zaidu a falhar a baliza por pouco.

No segundo tempo, ao minuto 51, o Sporting teve a única oportunidade de perigo, à qual Marchesin respondeu com uma defesa. A partir daqui foi um FC Porto mais pressionante que criou mais perigo junto da baliza do Sporting. Minuto 57, Fábio Vieira pôs à prova o guarda-redes adversário. Depois, minuto 58 e 72, foi Vitinha quem tentou a sorte, mas sem sucesso em ambas as ocasiões. Mas 10 minutos depois, minuto 82, Toni Martínez, acabado de entrar, colocou os Dragões em vantagem. O golo chegou a ser anulado pelo assistente, mas a decisão foi revertida pelo VAR.

Com este resultado o FC Porto garante presença na final do Jamor, frente ao Tondela.

 

2 – Análise

 

Na primeira mão, em Alvalade o FC Porto venceu por 1-2, pelo que seguiu para este jogo em vantagem. Sabia-se que não ia ser um jogo fácil, pois o Sporting iria procurar anular a vantagem portista. Mas por outro lado, esperava-se que os comandados de Sérgio Conceição transformassem as dificuldades em facilidades e levassem de vencida esta última batalha antes da final. A primeira parte foi muito tática, com as duas equipas encaixadas e as defesas a levarem a melhor sobre os ataques. O segundo tempo foi bem mais interessante, com o FC Porto a pressionar mais, a não deixar o Sporting subir e a criar mais perigo. Surgiu o golo dos portistas já nos últimos 10 minutos regulamentares, mas podiam ter surgido mais golos. Deste jogo destaco Toni Martínez pelo golo.

Em suma, o FC Porto venceu um adversário difícil em casa e carimbou a presença na final da prova rainha do futebol português. Agora foco no campeonato, segunda há jogo difícil. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: