1 – Crónica
No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Portimonense, em jogo a contar para a 30ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 7-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.
O FCPorto entrou bem em jogo, teve bola e pressionou o adversário. Ao minuto 3, Fábio Vieira deu o primeiro aviso. Até que ao minuto 20, Taremi ativou o marcador. 8 Minutos volvidos, minuto 28, Grujic ampliou a vantagem portista no marcador. O placar não demoraria a sofrer alterações, já que ao minuto 34, Otávio sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Taremi se encarregou de converter no terceiro golo da noite. Mais tarde, minuto 40 Evanilson, fez o quarto golo.
No segundo tempo os Dragões não baixaram o ritmo. Sérgio Conceição aproveitou a vantagem confortável e retirou de campo Otávio e Zaidu por troca com Francisco Conceição e Wendell. E não demorou muito até que surgisse o quinto golo. Ao minuto 47 Taremi fez o seu terceiro golo do jogo. Ao minuto 55, Pepe deixou escrito o seu nome na lista de marcadores do encontro. E, por fim, ao minuto 60, Evanilson fechou as contas do jogo. Mas a equipa não deixou de ter os olhos na baliza adversária e mesmo acabando por baixar o ritmo do jogo, o oitavo golo esteve perto de acontecer em algumas situações.
Com este resultado o FC Porto soma 82 pontos e lidera o campeonato com 9 pontos de vantagem para o Sporting, que tem menos 1 jogo.
2 – Análise
Um Estádio do Dragão cheio (provavelmente o fim-de-semana alargado contribuiu muito para esta enchente) e um FC Porto decidido e muito focado, foram os principais ingredientes para uma noite de futebol bem recheada de golos. Este era um jogo que podia revelar dificuldades, mas os Dragões trataram de tornar tudo fácil, muito fácil. Na primeira parte os golos foram surgindo com naturalidade, foram 4 e sem que o Portimonense tivesse como reagir. No segundo tempo foram mais 3 golos e alguns ficaram pelo caminho. Até que a equipa abrandou o ritmo, tirou o pé do acelerador. Deu para Sérgio Conceição gerir o esforço de alguns jogadores e dar minutos a outros. Deste jogo destaco toda a equipa pela forma competitiva que tiveram durante todo o jogo, mesmo quando o resultado já estava demasiado avolumado. Mas tenho, obviamente de destacar Taremi, Evanilson, Grujic e Pepe pelos golos. Nada está ganho ainda, por isso há que manter os pés no chão e o foco no objetivo, embora se perceba que está cada vez mais próximo. Para já está garantido o 58º jogo sem perder no campeonato e a entrada direta na Liga dos Campeões da próxima época.
Em suma, o FC Porto venceu de forma clara, inequívoca e justa o jogo. Na quinta há a meia final da Taça de Portugal. Vamos Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário