domingo, 28 de janeiro de 2024

Crónica e Análise: Farense 1 – FC Porto 3

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Farense, em jogo a contar para a 18ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo, procuraram ganhar o espaço e ao minuto 15, surgiu a primeira ocasião de perigo, protagonizada por Galeno, que viu um adversário afastar a bola. Ao minuto 18, do outro lado do campo, o Farense atirou uma bola ao poste da baliza à guarda de Diogo Costa. Minutos depois, foi assinalada grande penalidade a favor dos Dragões, revertida pelo VAR. Depois, do outro lado do campo foi assinalada grande penalidade a favor  do Farense, que os da casa não conseguiram converter. Ao minuto 36, Evanilson colocou os Dragões em vantagem. Ao minuto 41, Alan Varela ampliou a vantagem portista no marcador.

No segundo tempo, o FC Porto continuou a pressionar e ao minuto 50 Galeno teve a possibilidade de aumentar a vantagem no marcador, mas sem sucesso. Ao minuto 53, Wendell dispôs de uma oportunidade para marcar, sem sucesso. E, ao minuto 55, foi Francisco Conceição quem ficou perto de marcar, mas o guarda-redes travou o remate. Na resposta, do outro lado do campo, ao minuto 58, foi assinalada grande penalidade que os algarvios concretizaram, reduzindo assim a desvantagem no marcador. E ao minuto 76 Evanilson bisou, fixando assim o resultado final nos 1-3.

Com este resultado o FC Porto soma 44 pontos e está, provisoriamente, a 2 pontos da liderança do campeonato.

 

2 - Análise

 

Esta era uma deslocação que se adivinhava difícil e, de facto, não foi fácil. Foi um bom jogo, em que ambas as equipas procuraram por em campo as suas estratégias e em que o FC Porto acabou por sobressair. Os Dragões fizeram 3 golos, mas poderiam ter marcado mais um ou dois golos. Mais uma vez gostei da exibição da equipa, que parece mais tranquila e focada, em evolução. Deste jogo destaco Evanilson e Alan Varela, pelos golos.

Em suma, foi uma vitória justa e inequívoca num terreno difícil. Para a semana há mais um jogo importante. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: