sábado, 19 de dezembro de 2020

Antevisão da 10ª Jornada da Iliga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 10ª jornada da Iliga, frente ao Nacional.

 

““É COMO UMA FINAL PARA NÓS”

Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Nacional da 10.ª jornada da Liga (domingo, 20h00)

Depois de garantir presença na final four da Taça da Liga, o FC Porto volta a apontar o foco ao campeonato, que Sérgio Conceição garante ser “o principal objetivo” do clube. Na antevisão da receção ao Nacional, agendada para este domingo (20h00, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 10.ª jornada da Liga, o treinador dos campeões nacionais elogiou o futebol positivo e a organização dos madeirenses, mas é proibido perder mais pontos: “Queremos chegar o mais rápido possível ao lugar que nos pertence, que é o primeiro”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 19 pontos, menos quatro do que o Sporting, que segue no topo da tabela. O Nacional está na 11.ª posição, com dez pontos.

Um Nacional de futebol positivo

“Esperamos um jogo que é historicamente difícil, perante uma equipa que pratica um futebol positivo. É uma equipa que não sofre muitos golos e até tem menos golos sofridos do que nós. É compacta defensivamente e com uma dinâmica interessante quando tem bola. É um jogo típico de campeonato em que nos cabe condicionar o adversário e tentar explorar as debilidades que tem. Temos de entrar forte no jogo para o ganhar.”

O percurso de Luís Freire, treinador do Nacional

“Top. Todos os treinadores que vêm de divisões inferiores têm uma aprendizagem fantástica, tal como aqueles que passam pela formação. Dou muito valor, por isso é que gosto de ver jogos de escalões inferiores, incluindo dos Distritais. Os treinadores montam bem as equipas e sabem o que fazem. Por vezes não se olha de forma séria para a qualidade que existe nessas divisões. E digo isto com conhecimento de causa. Não é por acaso que vamos defrontar o campeão em título da Segunda Liga. Os meus parabéns, pois sou um admirador confesso deste tipo de percurso.”

A lesão de Pepe contra o Paços de Ferreira

“O Pepe é o nosso capitão. Infelizmente aconteceu-lhe essa lesão no último jogo depois de já ter estado algum tempo parado. Essa lesão é fruto daquilo que é o Pepe como jogador e como homem. Disputa todos os lances no limite, com uma vontade enorme de ganhar em todos os momentos do jogo. Isso prova a sua dedicação e a sua determinação. Ficámos tristes por ele, mas cabe-me a mim escolher outro e perceber que a ausência dele em campo é notada, mas ele está sempre presente e está sempre connosco, independentemente de estar apto fisicamente ou não.”

A importância de ganhar sem sofrer golos

“É muito importante para nós. Na minha opinião, é com esse equilíbrio que se fazem as equipas campeãs. Marcar é importante, mas não podemos marcar muitos e sofrer muitos. Não podemos correr o risco de que esses golos que sofremos a mais nos impeçam de sermos primeiros no fim. Temos olhado para isso, não como preocupação, mas sim como algo a trabalhar. Temos feito esse trabalho a nível individual, setorial e coletivo.”

Atacar bem também é (muito) importante

“Na minha opinião, a melhor forma de controlar o jogo é atacar bem, pois estamos mais perto de marcar mais golos do que de sofrer. Não somos uma equipa com princípios de uma posse de bola passiva. Quando mudo alguma coisa, é mais no sentido de equilibrar a equipa, mas temos de continuar sempre a olhar para a baliza do adversário.”

A Supertaça fica para depois

“Não vai haver gestão. A gestão que fazemos é olhar para o estado físico e anímico dos jogadores e para a estratégia para o jogo, escolhendo o melhor onze para ganhar. O jogo mais importante é com o Nacional e é como uma final para nós. Não podemos correr o risco de permitir que se alargue o fosso para a liderança. Queremos chegar o mais rápido possível ao lugar que nos pertence, que é o primeiro.”

Pepe e Zaidu na Supertaça?

“Ainda não sou médico. Temos um Departamento de Saúde capaz em que confio a 100%, por isso não me cabe a mim responder a isso. Tenho esperança em contar com eles, mas há coisas que me ultrapassam e não sou mágico para meter um jogador clinicamente apto quando não está.”

O desgaste físico e emocional

“É verdade que nove jogos em 20 e tal dias é muito. É uma carga física normal para quem joga muito e uma carga emocional grande pelas constantes viagens e estágios, nos quais têm de levar comigo em vez de estarem com as suas famílias. Fora do trabalho sou uma pessoa muito divertida, mas no trabalho não. Somos um clube grande que quer estar em todas as competições e temos um plantel que nos dá garantias, por isso não podemos andar a queixar-nos, mas é óbvio que cria desgaste e complica a vida. Jogamos constantemente em estádios vazios e defrontamos adversários que trabalham bem e que se organizam bem. Fizemos um ciclo de jogos muito bom, acima da média, e creio que estamos no caminho certo. Ganhámos os últimos jogos com algumas dificuldades, mas defrontamos adversários que também trabalham bem.”

Ganhar todos os dias

“Eles têm noção da importância destes jogos. Fazemos a observação do jogo anterior e passamos a olhar para o seguinte, pois há sempre a preocupação de alertar os jogadores que vamos preparar um jogo que se insere no principal objetivo do clube, que é ganhar o campeonato. Chegaram alguns jogadores novos de realidades diferentes, porque este é um clube verdadeiramente exigente e eles percebem isso diariamente. Acho que percebem cada vez melhor a importância de ganhar todos os dias. Isso também se cultiva. Cada vez mais, independentemente da competição que tenhamos, eles estão com uma mentalidade boa, vencedora, e percebem que o objetivo principal é o campeonato.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Marchesin; Nanu, Mbemba, Diogo Leite e Manafá; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Taremi e Marega.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: