sábado, 5 de dezembro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Tondela 3

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Tondela, em jogo a contar para a 9ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Sarr e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Marega.

O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 4, Zaidu colocou os Dragões em vantagem. No minuto seguinte, Marega podia ter ampliado a vantagem portista no marcador. Mais tarde, minuto 15, foi Taremi a tentar fazer o segundo golo dos azuis e brancos, no entanto o guarda-redes adversário levou a melhor. Do outro lado do campo, ao minuto 20, o Tondela empatou o jogo, na primeira vez que os visitantes se aproximaram da baliza à guarda de Marchesin. Ao minuto 33, o Tondela deu a volta ao marcador. Do outro lado do campo, minuto 36, o FC Porto, por intermédio de Marega, reestabeleceu a igualdade no marcador.

Os Dragões entraram bem no segundo tempo e ao minuto 48, Marega fez o seu segundo golo da noite, o terceiro dos Dragões. Minutos depois, minuto 56, Taremi fez o quarto golo do FC Porto. Apenas 1 minuto volvido, Sérgio Oliveira ficou perto do quinto golo. Tal como Taremi ao minuto 59. Ao minuto 60, Novamente Sérgio Oliveira ficou perto do golo, tal como ao minuto 62. Do outro lado do campo, ao minuto 74, o Tondela reduziu a desvantagem no marcador. E mesmo no final do encontro, os visitantes ficaram muito perto do golo do empate, valeu a barra da baliza portista.

Com este resultado o FC Porto soma 19 pontos e está a 4 pontos do Sporting, líder do campeonato.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O Tondela foi jogar ao Dragão sem medo, disposto a defender-se, mas também a criar perigo sempre que os Dragões o permitissem. E permitiram, permitiram muito mais do que seria desejado. É óbvio que todos nós preferíamos que o FC Porto fizesse sempre jogos excelentes, que goleasse e que a pressão sobre os adversários fosse sempre tão grande que os impedisse de tentar sair em contra-ataque. Isso seria perfeito, mas isso não existe. Os jogadores de futebol ainda são homens e é impossível manter um ritmo alto, pressionante e sem errar um jogo todo. Mais difícil se torna quando a equipa tem jogos de 3 em 3 dias, sem tempo para treinar. Sim, eu sei que isto não pode ser uma desculpa, mas não deixa de ser um facto e a verdade é que com os jogos acumulados, é normal que surja cansaço emocional e que os níveis de concentração baixem, mesmo que os níveis físicos dos jogadores deem mostras de estar a recuperar bem. É problemático quando são os jogadores da defesa a baixarem os níveis de concentração e a errarem mais. Na minha perspetiva foi o que se passou hoje e por isso o FC Porto hoje sofreu 3 golos, algo que não podia ter acontecido. Era suposto que a equipa conseguisse marcar, como marcou e até podia ter marcado mais, para dessa forma controlar o jogo. Destaco Zaidu, Marega e Taremi pelos golos que fizeram e que permitiram que, mesmo com os problemas defensivos, a equipa somasse os 3 pontos.

Em suma, não foi um jogo fácil, mas o importante foi o FC Porto ter conseguido somar os 3 pontos. Segue-se a Liga dos Campeões e a última jornada da fase de grupos. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: