quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Balanço de 2020

Desportivamente 2020 foi um bom ano para o FC Porto, que alcançou o triplete.

 

O ano não começou bem para os Dragões, que viram, mais uma vez, a Taça da Liga fugir-lhes na final, frente ao SC Braga, desta feita com um golo nos últimos minutos de jogo.

 

As contas no campeonato também não estavam fáceis, com o primeiro lugar à distância de 7 pontos. Mas a equipa nunca desistiu, envolvida pela esperança e pela crença de que seria possível dar a volta à situação, iniciou uma recuperação de pontos e conseguiu colocar-se no lugar pretendido, o primeiro. Depois foi aumentar distâncias e segurar o primeiro lugar até garantir o título de campeão.

 

Pelo meio, em março, veio o confinamento e depois do futebol estar parado durante semanas, voltou sem público nos estádios. Perdeu-se, assim, a magia do apoio dos adeptos, tão importante para a equipa. Foi uma dor de alma ver o FC Porto a festejar o título de campeão sem público nas bancadas. Mas foi bonito vê-los festejar na bancada, no lugar normalmente ocupado pelos adeptos.

 

Quanto à Taça de Portugal, os Dragões foram trilhando o seu caminho na prova, eliminando cada adversário até chegar à final, jogada em Coimbra frente ao Benfica. A final não foi fácil, com o FC Porto a ficar reduzido a 10 antes do intervalo e sem o treinador no banco. Mas Mbemba, com um bis, colocou os Dragões com as mãos na Taça. Foi bonito a equipa ter chamado Iker Casillas, a quem estavam de certa forma a dever o troféu, para levantar a Taça. Diria que isto é ser Porto!

 

Em junho houve eleições para a presidência do clube, desta vez com mais do que um candidato, mas Pinto da Costa garantiu mais um mandato.

 

Pelo facto da época ter terminado no início de agosto, as férias dos jogadores foram mais curtas e, consequentemente, a pré-época também.

 

O campeonato 2020-2021 até começou bem para os Dragões, mas houve uma fase em que a equipa não conseguiu ser eficaz, tropeçou e acabou por perder pontos, mais do que seria desejado e esperado. Resultado, atualmente ocupa a 3ª posição do campeonato, a 4 pontos da liderança, ocupada pelo Sporting.

 

No que diz respeito à Liga dos Campeões, o FC Porto ficou num grupo relativamente equilibrado, em que os Dragões garantiram a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, no segundo lugar do grupo. Já sabemos que o adversário dos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu, é a Juventus. Não será fácil, mas aconteça o que acontecer, o importante foi conseguir chegar a esta fase da prova.

 

A final da Supertaça jogou-se a 23 de dezembro, frente ao Benfica. Mais uma vez, o FC Porto levou a melhor e arrecadou mais um troféu.

 

2020 foi um ano diferente para todos nós, mas algo foi igual, o FC Porto ganhou como sempre, sendo campeão como nunca. Todos nós desejamos que 2021 seja o ano da retoma, que o público possa, com cautela, voltar às bancadas para vibrar com o futebol e apoiar a equipa que tanto necessita do apoio do mar azul, de dragões juntos da nação Porto. Que seja um 2021 azul.

 

Bom ano a todos!

 

 

 

 

Sem comentários: