quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Paços de Ferreira 1

1 – Crónica

 

No final de tarde desta quarta o FC Porto recebeu o Paços de Ferreira, em jogo a contar para os quartos de final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Nanu, Pepe, Diogo Leite e Sarr; Uribe, Sérgio Oliveira e Felipe Anderson; Corona, Toni Martinez e Luis Diaz.

O FC Porto entrou decidido a desfazer a boa organização defensiva do Paços de Ferreira, contudo, Luis Diaz, ao minuto, 4, não aproveitou a oportunidade de que dispôs para conseguir marcar. Mais tarde, minuto 25, foi Toni Martinez quem teve oportunidade para colocar os Dragões em vantagem, mas sem sucesso. Do outro lado do campo, minuto 34, o Paços tentou ser feliz, mas não conseguiram acertar na baliza à guarda de Diogo Costa. Ao minuto 39, Toni Martinez voltou a ficar perto de marcar, contudo atirou por cima, tal como aconteceu pouco depois, minuto 45.

No segundo tempo, o FC Porto continuou a dominar o encontro e a procurar chegar à vantagem. Ao minuto 50, foi Uribe a tentar a sorte, mas sem sucesso. Mais tarde, minuto 63, Toni Martinez voltou a tentar o golo, mas acertou em cheio na barra. Ao minuto 65, Pepe ficou perto de marcar. Até que ao minuto 73, Sarr colocou os Dragões em vantagem. No minuto seguinte Toni Martinez teve mais uma oportunidade para marcar, mas atirou ao lado. Ao minuto 80, Luis Diaz aumentou a vantagem do FC Porto no marcador. O Paços, após o segundo golo portista foi rápido a reagir e reduziu a desvantagem, ao minuto 82. Mais tarde, já em período de compensação, o paços atirou uma bola ao poste.

Com este resultado o FC Porto avança para a final a 4, que será disputada em Leiria entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021.

 

2 – Análise

 

O FC Porto entrou hoje em campo para o arranque da Taça da Liga. Coube em sorte aos Dragões defrontar o Paços de Ferreira, com quem já perderam esta época para o campeonato. Não se esperava, por isso, um jogo fácil. Diria que foi um jogo interessante, com uma primeira parte bem disputada, em que até certo ponto o FC Porto conseguiu transformar as dificuldades em facilidades, conseguiu circular bola, dominou o jogo, teve algumas oportunidades de golo e podia ter chegado ao intervalo a vencer. No segundo tempo os Dragões continuaram a circular a bola, a dominar o jogo, pressionaram mais e acabaram por marcar. O Paços reagiu e reduziu a desvantagem. Aí os castores ganharam alento na luta pelo empate e os Dragões tremeram defensivamente, o que significou duas grandes situações de perigo junto da baliza portista.

Duas notas rápidas. 1 A equipa não pode ligar o complicómetro sempre que a equipa adversária marca, tal verificou-se hoje e já havia se verificado frente ao Tondela. O FC Porto tem de assumir o controlo destas situações e responder rápido, ou pelo menos tão rápido quanto possível. 2 O Felipe Anderson tem mesmo a certeza que não prefere voltar para a Inglaterra? Eu sei que há sempre um período de adaptação e que há jogadores que se adaptam mais rápido que outros, mas a sensação que tenho é que cada oportunidade que o Felipe tem desperdiça-a. Não, eu não estou convencida e parece-me que não sou a única…

Tenho de destacar Sarr e Luis Diaz pelos golos que permitem que o FC Porto avance na prova.

Em suma, foi uma vitória justa do FC Porto. Segue-se o campeonato com a receção ao Nacional. Vamos Porto!

 

 

 

 

 

 

Sem comentários: