quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Crónica e Análise: Olympiacos 0 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Olympiacos, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo C, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Nanu, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu; Grujic, Romário Baró e Otávio; João Mário, Toni Martínez e Felipe Anderson.

O FC Porto entrou bem em jogo. Ao minuto 10, foi assinalada uma grande penalidade que Otávio converteu no primeiro golo do encontro. O Olympiacos procurou reagir e, ao minuto 15, atirou uma bola sobre a baliza, hoje à guarda de Diogo Costa. E desta primeira parte pouco mais há a contar, porque ambos os conjuntos circularam bola, mais do que criaram perigo junto de ambas as balizas.

No segundo tempo, os gregos criaram perigo ao minuto 54 e ao minuto 62, mas sem sucesso. Do outro lado do campo, Uribe, ao minuto 77, ampliou a vantagem portista no marcador. Até ao final, há pouco mais a acrescentar.

Com esta vitória o FC Porto termina a fase de grupos no segundo lugar do grupo C, com 13 pontos.

 

2 – Análise

 

Para o último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, não se esperava um jogo fácil, mas os Dragões fizeram o que tinham a fazer e, com todo o mérito e tranquilidade, conquistaram os 3 pontos. Sérgio Conceição surpreendeu ao renovar o onze. Eu percebi a opção e aposta do mister em jogadores com menos minutos, dando-lhes oportunidade para jogarem ao mais alto nível e mostrarem o que valem, procurando dar luta aos habituais titulares. É que não podemos esquecer que o FC Porto entrou para este jogo já apurado para os oitavos de final da prova rainha do futebol europeu; que o calendário dos Dragões tem sido muito denso, demasiados jogos em pouco tempo; com os jogos a exigirem muita intensidade; e com alguns jogadores a acumularem muitos minutos. E a verdade é que correu bem, correu muito bem. O FC Porto foi uma equipa inteligente, competente, rigorosa, segura, que marcou relativamente cedo, controlou o jogo com tranquilidade e não permitiu que o Olympiacos criasse real perigo. Destaco toda a equipa, mas sobretudo Otávio e Uribe, pelos golos.

Em suma, o FC Porto transformou as dificuldades em facilidades e arrecadou mais 3 pontos no fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões. Aconteça o que acontecer no sorteio da próxima segunda, não podemos esquecer que o FC Porto cumpriu o principal objetivo, estar nos oitavos de final da prova, tudo o que vier daqui para a frente só pode ser bom. Tenho muito orgulho neste plantel que não tem medo de ser feliz nesta competição. Segue-se a Taça de Portugal. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: