terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Manchester City 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça, o FC Porto recebeu o Manchester City, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de grupos, grupo C, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Diogo Leite, Sarr e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona e Marega.

Durante os primeiros 15 minutos de jogo o Manchester City pressionou, mas a defesa portista soube aguentar a pressão e não permitiu que os ingleses criassem real perigo junto da baliza à guarda de Marchesin. Passado este período, o FC Porto conseguiu respirar um pouco e procurou aproximar-se da área contrária. Otávio caiu na área num lance com um adversário, contudo, a equipa de arbitragem nada assinalou. Do outro lado do campo, o Manchester City procurava criar perigo e, ao minuto 36, valeu Sarr. No minuto seguinte, foi Zaidu quem salvou sobre a linha de golo. Do outro lado do campo, ao minuto 39, Sérgio Oliveira tentou acertar na baliza contrária, mas sem sucesso.

O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, os ingleses continuaram a ter mais posse de bola, continuaram a criar perigo e o FCPorto continuava a ser eficaz a defender. Em pelo menos 4 situações valeu Marchesin a garantir o nulo no marcador. o Manchester City chegou a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Com este resultado o FC Porto soma 10 pontos, está no segundo lugar do grupo C e garante a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

 

2 – Análise

 

Objetivo cumprido! O FC Porto está nos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu! Ainda há dúvidas de quem é a equipa portuguesa que faz mais pelo futebol português na Europa? O FC Porto soma pontos e carrega o futebol do país às costas. Agora é procurar chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões, sem pressão.

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O FC Porto teve de ser uma equipa competente e rigorosa, foi muito concentrada, sólida, solidária e unida a defender para conseguir alcançar o objetivo pretendido. Não deu para conseguir marcar, mas o importante foi garantir a presença na próxima fase da prova. Destaco toda a equipa, que junta conseguiu anular o adversário.

Em suma, foi um jogo difícil, mas o FC Porto conseguiu o pretendido. Com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões garantida, agora é o momento de focar, novamente, no campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: