domingo, 28 de julho de 2024

Sobre o jogo de Apresentação aos Adeptos

    O FC Porto 2024-2025 voltou hoje ao Estádio do Dragão para o jogo de apresentação aos sócios e adeptos portistas. 


Começo por falar sobre a apresentação do plantel. Sem apresentação de um reforço surpresa de última hora, como, aliás, já seria de esperar. A surpresa foi mesmo a forma como os jogadores entraram no relvado, a partir das bancadas, no meio dos adeptos. É a continuidade da construção de uma relação de proximidade entre a equipa e os adeptos que o FC Porto tem vindo a apostar. 


Relativamente ao jogo. Foi mais um teste positivo, que o FC Porto venceu sem sofrer golos, com quatro golos marcados: Nico González (2), Ivan Jaime e Gonçalo Borges, e sem dúvidas. Naturalmente que num jogo de apresentação, em que o treinador optou por realizar várias alterações permitindo ao maior número de jogadores terem oportunidade de jogar, que o jogo tenha sido muito diferente da primeira para a segunda parte e que se tenha perdido um pouco da ligação. Gostei do que vi, sobretudo no primeiro tempo. 


Agora siga para os jogos oficiais. Passo a passo a equipa vai, por certo, encontrar o seu rumo e evoluir. 


Vamos Porto! 


Eis os números das camisolas do plantel 2024-2025 


2 - Fábio Cardoso
4 - Otavio
5 - Marcano

6 - Eustáquio
8 - Marko Grujic
10 - Francisco Conceição
11 - Pepê
12 - Zaidu
13 - Galeno
14 - Cláudio Ramos
15 - Vasco Sousa
16 - Nico González
17 - Iván Jaime
18 - Wendell
19 - Danny Namaso
20 - André Franco
21 - Fran Navarro
22 - Alan Varela
23 - João Mário
26 - David Carmo
28 - Romário Baró
29 - Toni Martinez
30 - Evanilson
49 - Gonçalo Sousa
51 - Diogo Fernandes
52 - Martim Fernandes
70 - Gonçalo Borges
73 - Gabriel Brás
84 - Martim Cunha
86 - Rodrigo Mora
91 - Gonçalo Ribeiro
94 - Samuel Portugal
97 - Zé Pedro
99 - Diogo Costa

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Duas Notas

    Primeira nota: 

Infelizmente não tenho conseguido estar tão atenta à evolução do FC Porto na pré-época. Infelizmente não consegui ver nenhum dos jogos que os Dragões realizaram no Estágio na Áustria e que foram transmitidos na televisão. Conto ver o jogo de apresentação aos sócios. 


Mas tenho lido algumas coisas e tenho a dizer que. É positivo o facto do FC Porto somar por vitórias todos os jogos realizados até ao momento na pré-época. E pelo que li, há pontos positivos e negativos a apontar. O que é normal, uma vez que nesta fase os testes fazem todo o sentido, se é para testar alguma coisa, é este o momento. 


Para já não se registam entradas no plantel, apenas os reforços vindos da Equipa B e da formação azul e branca. O que significa que até o mercado fechar, muito pode acontecer. 



Segunda nota: 

Sobre Pepe. 

Sim, sei que estas linhas já vem “fora de prazo”, mas não tive oportunidade de escrever antes sobre o tema. 


Quando Pepe voltou ao Dragão, fui das pessoas que não concordou. Mas como sempre, ou quase sempre, rapidamente percebi que estava enganada. Pepe mostrou que ainda é muito importante para a equipa e que consegue competir com os mais novos por um logar na equipa. E, por isso, agora não concordo com a sua não permanência no Dragão. Parece-me que Pepe vai fazer falta, tanto pelo exemplo dentro e fora das quatro linhas, como pelo facto de, pela sua postura competitiva imprimir, de certeza, mais competição interna pelo lugar e por poder ser importante dentro de campo.


A Pepe resta agradecer por tudo e tanto que deu ao FC Porto, sobretudo por ter optado por voltar ao Dragão quando, por certo, poderia ter ido para qualquer lugar ganhar muito dinheiro. 


domingo, 7 de julho de 2024

Calendário da ILiga 2024-2025

     Realizou-se no início da noite deste domingo o sorteio da ILiga. O campeonato inicia-se no fim-de-semana de 10 e 11 de agosto e o FC Porto começa e termina em casa.


Eis o alinhamento do FC Porto na prova: 


1ª jornada: FC Porto-Gil Vicente / 18ª jornada: Gil Vicente-FC Porto; 

2ª jornada: Santa Clara-FC Porto / 19ª jornada: FC Porto-Santa Clara; 

3ª jornada: FC Porto-Rio Ave / 20ª jornada: Rio Ave-FC Porto; 

4ª jornada: Sporting-FC Porto / 21ª jornada: FC Porto-Sporting; 

5ª jornada: FC Porto-Farense / 22ª jornada: Farense-FC Porto; 

6ª jornada: Vitória SC-FC Porto / 23ª jornada: FC Porto-Vitória SC; 

7ª jornada: FC Porto-Arouca / 24ª jornada: Arouca-FC Porto; 

8ª jornada: FC Porto-SC Braga / 25ª jornada: SC Braga-FC Porto; 

9ª jornada: AVS-FC Porto / 26ª jornada: FC Porto-AVs; 

10ª jornada: FC Porto-Estoril / 27ª jornada: Estoril-FC Porto; 

11ª jornada: Benfica-FC Porto / 28ª jornada: FC Porto-Benfica; 

12ª jornada: FC Porto-Casa Pia / 29ª jornada: Casa Pia-FC Porto; 

13ª jornada: Famalicão-FC Porto / 30ª jornada: FC Porto-Famalicão; 

14ª jornada: FC Porto-Estrela da Amadora / 31ª jornada: Estrela da Amadora-FC Porto; 

15ª jornada: Moreirense-FC Porto / 32ª jornada: FC Porto-Moreirense; 

16ª jornada: FC Porto-Boavista / 33ª jornada: Boavista-FC Porto; 

17ª jornada: CD Nacional-FC Porto / 34ª jornada: FC Porto-CD Nacional. 



segunda-feira, 1 de julho de 2024

O FC Porto Arrancou Hoje a Pré-época 2024-2025

    O FC Porto arrancou hoje a pré-época 2024-2025, com um treino no Olival na parte da manhã e com exames médicos na parte da tarde. 


Esta vai ser uma época difícil, repleta de mudanças. E, por isso é importante que a união em torno da equipa seja uma prioridade de todos, sem exceção. 


Vamos Porto!


Resultados da Semana Azul e Branca

     Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo nas últimas semanas. 

Futebol 

Júniores B 

Na sexta, 10 de junho, os sub17 deslocaram-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 12ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-2, com os golos portistas a serem apontados por José Afonso e Mateus Mide. 

No sábado 15 de junho, o FC Porto recebeu o Casa Pia, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0, com golos de Leonardo Santos, João Pereira e Filipe Sousa. 

Na quarta, 19 de junho, os Dragões receberam o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 14ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1, com os golos portistas a serem apontados por Mateus Mide e Alassana Baldé. 


Júniores C: 

No domingo, 02 de junho, os sub15 deslocaram-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 16ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3, com golos de Abdu Cassamá  e Eduardo Martins (2).  

No domingo, 09 de junho, o FC Porto recebeu o Belenenses, em jogo a contar para a 17ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-1, com golos portistas a serem apontados por Abdu Cassamá (2), Gustavo Guerra (2) e Diogo Martins.

No domingo, 16 de junho, os Dragões deslocaram-se ao terreno da Académica de Santarém, em jogo a contar para a 18ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-0. 


Andebol: 

No sábado, 01 de junho, o FC Porto defrontou o Póvoa AC, no Pavilhão Multiusos de Viseu, em jogo a contar para as meias finais da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 39-30. 

No domingo, 02 de junho, os Dragões defrontaram o Sporting, no Pavilhão Multiusos de Viseu, em jogo a contar para a final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 34-30. 


Hóquei: 

Na quinta, 30 de maio, o FC Porto recebeu o Sporting, no 1º jogo das meias finais do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-2. 

No domingo, 02 de junho, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Sporting, no 2º jogo das meias finais do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 6-3. 

Na quinta, 06 de junho, o FC Porto recebeu o Sporting, no 3º jogo das meias finais do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-1.

No domingo, 09 de junho, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Sporting, no 4º jogo das meias finais do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 4-2. 

Na quarta, 12 de junho, o FC Porto recebeu o Sporting, no 5º jogo das meias finais do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 7-5.

No domingo, 16 de junho, os Dragões receberam o Benfica, no 1º jogo da final do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-3. 

Na quarta, 19 de junho, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, no 2º jogo da final do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 5-2. 

No domingo, 23 de junho, os Dragões receberam o Benfica, no 3º jogo da final do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-1. 

Na quarta, 26 de junho, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, no 4º jogo da final do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3. 


Basquetebol: 

Na terça, 28 de maio, o FC Porto deslocou-se ao terreno da Ovarense, no 4ª jogo das meias finais do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 74-77. 

Na quarta, 05 de junho, os Dragões receberam o Benfica, no 1º jogo da final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 66-89.. 

Na sexta, 07 de junho, o FC Porto recebeu o Benfica, no 2º jogo da final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 62-73. 

    Na segunda, 11 de junho, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Benfica, no 3º jogo da final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 83-76.