segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Algumas notas

 1 

Infelizmente, ultimamente, portistas a criticar outros portistas, por terem opiniões ou perspetivas diferentes tem sido uma constante nas redes , numa espécie de guerra em que ninguém tem propriamente razão, tem sim, opiniões diferentes. E mal seria se nenhum de nós pudesse dar a sua opinião sobre a vida do FC Porto, até porque felizmente vivemos num país livre. As trocas de ideias, com opiniões diferentes, fazem parte, claro que sim e pode ser algo interessante ou construtivo. O que não pode acontecer é a falta de respeito, o insulto gratuito. Não, isso não é FC Porto. Foi da união, da troca de ideias com respeito que o FC Porto cresceu. Portanto, confesso que anseio pelo dia em que deixarei de ler referências aos 80% e 20%, é que as eleições já lá vão e isso não interessa absolutamente para nada neste momento. O importante é, sempre, sempre o FC Porto. 


2

O FC Porto perdeu na semana passada para a Liga Europa, perante uma equipa norueguesa desconhecida para a grande maioria dos adeptos do FC Porto. Esta derrota fez “chover” demasiadas críticas nas redes sociais, muitas delas, manifestamente desproporcionais. 

Sim, o FC Porto perdeu justamente. Sim, a equipa não esteve nada bem. Sim, faltou, entre outras coisas, atitude. Aconteceu ao FC Porto aquilo que tantas e tantas vezes acontece na Taça de Portugal, quando o sorteio dita que uma equipa da ILiga defronta um adversário do campeonato de Portugal. A equipa de escalão superior, não raras vezes, encara o jogo com a “arrogância” de quem  pelo estatuto que ocupa no futebol em Portugal conseguirá levar de vencido o adversário de escalão inferior com facilidade. E de vez em quando surgem surpresas desagradáveis para as equipas de escalão superior. Foi mais ou menos isto que se passou na Noruega, com o FCPorto a acreditar que seria fácil somar os 3 pontos em casa de uma equipa desconhecida. Não, não foi a primeira vez que uma derrota destas aconteceu e, lamento informar, não será a última. Não, eu não gosto de ver o FCPorto perder, mas ainda assim, não entendo a razão de tanto drama, entenda-se insulto gratuito… nas redes sociais. O FC Porto tem oportunidade para recuperar terreno, basta encarar os jogos que tem pela frente com realismo, humildade e atitude. 

Outra coisa que não entendi, foi o facto de muitas das criticas que vi direcionarem-se para Gonçalo Borges. O miúdo pode não ser um prodígio do futebol, mas que eu saiba não era o único jogador em campo. E também que eu saiba, não foi o único a quem faltou atitude, entre outras coisas, em campo. Por isso, vejo pouco sentido nestas críticas duras.


3

No sábado o FC Porto fez 131 anos. Foi uma cerimónia interessante. Mas faltou algo, no mínimo, importante, a presença de Pinto da Costa. Segundo li num órgão de comunicação social, Pinto da Costa não teria sido convidado. Eu não quero acreditar que seja isto, quero acreditar que Pinto da Costa foi convidado e que, por alguma razão, não conseguiu estar presente. Porque se Pinto da Costa não foi convidado, é simplesmente uma gigante falta de respeito para com quem transformou o FC Porto no clube que é hoje. A ingratidão é terrivelmente desagradável e profundamente lamentável. 



domingo, 29 de setembro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 4 - Arouca 0

     1 - Crónica 


No final de tarde deste domingo o FC Porto recebeu o Arouca, em jogo a contar para a 7ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Pepê, Galeno e Samu. 

A primeira parte teve pouco interesse para os portistas. Até pertenceu ao FC Porto e a Alan Varela, mas o argentino errou o alvo. O Arouca respondeu e criou dificuldades junto da baliza portista. Do outro lado, Nico González e Pepê não conseguiram concretizar da melhor forma. Samu também tentou a sorte, mas também não conseguiu. Já perto do intervalo, o Arouca ficou reduzido a 10. Do lance da expulsão resultou um livre em que Zé Pedro ficou perto de marcar. 

Ao intervalo Vítor Bruno decidiu promover uma alteração, entrou Deniz Gül para o lugar de Vasco Sousa. E o FC Porto entrou da melhor forma no segundo tempo, já que ao minuto 47, Samu ativou o marcador. Não tardaria a chegar o segundo golo azul e branco. Ao minuto 52, por intermédio de Nico González. Galeno, ao minuto 57, fez o terceiro golo dos Dragões. Depois Samu ficou perto de voltar a marcar. E Fábio Vieira ficou perto de marcar no seu regresso a casa. E, para fechar as contas do jogo, Deniz Gül fez o quarto golo ao minuto 85. 

Com este resultado o FC Porto soma 18 pontos e ocupa a 2ª posição da ILiga. 


2 - Análise


O regresso da ILiga e a casa depois de uma derrota europeia. Antes de 2 jogos muito exigentes, era importante vencer este jogo, que não se esperava fácil. Foi uma primeira parte fraca, em que faltou atitude, faltou ideias, faltou concentração. O Arouca agradeceu e fez tudo o que estava ao seu alcance para criar dificuldades. Uma segunda parte muito melhor, com um FC Porto esclarecido e dominador. Foram 4 golos, mas podiam ter sido mais. Destaco Samu, Nico González, Galeno e Deniz Gül pelos golos. 

Em suma, foi um jogo que parecia entrar num rumo complicado, mas que o FC Porto acabou por tornar fácil e foi uma vitória justa. Segue-se a Liga Europa. Força FC Porto! 

sábado, 28 de setembro de 2024

Antevisão da 7ª Jornada da ILiga

 1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 7ª jornada da ILiga, frente ao Arouca. 


“TEMOS QUE ATACAR O JOGO COM A MENTALIDADE CERTA”

Vítor Bruno lembra que “no FC Porto não há jogos fáceis ou difíceis, é preciso ganhar”

Depois de dois duelos fora de portas, o FC Porto regressa a casa este domingo em busca de “recuperar o sabor da vitória” após um desaire na estreia europeia. A partir das 18h00, no Estádio do Dragão e na Sport TV, Vítor Bruno pretende “atacar o jogo com a mentalidade certa" e superar um adversário que “no ano passado criou muitos problemas no Dragão e em Arouca”.

A conferência de imprensa de antevisão da sétima jornada arrancou com uma mensagem de “parabéns aos sócios e adeptos”, “os grandes obreiros da vida ativa do clube” que comemora 131 anos de existência este sábado. No banco portista desde 2017, Vítor Bruno define como “uma honra estar associado aos últimos oito anos de história do FC Porto” e dá voz à vontade de “reforçar o estatuto de clube mais titulado em Portugal”.

Expressado o “orgulho por pertencer a um clube com tanta história no futebol mundial”, o técnico demonstrou um “apetite voraz pela vitória” e uma grande vontade de “recuperar as raízes da equipa” após o desaire em Bodø. “Olhar para o último jogo em Guimarães” pode ajudar a “carregar a barra de energia ao máximo” diante de um conjunto de “gente muito experimentada e conhecedora da realidade do futebol português” que “vai exigir compromisso com o jogo”.

“Aqui não há jogos fáceis ou difíceis, é preciso ganhar”, sublinhou o líder de um grupo que “obviamente sentiu a derrota”, mas cuja “agonia só durou até à análise em vídeo” do “detalhe que não correu bem na Noruega”. A “resposta brutal no treino” provou que “a equipa está bem” e reforçou a “confiança ilimitada nos jogadores” por parte do timoneiro “ciente da dificuldade” do desafio.

“É preciso dar tempo ao tempo, esperar que as coisas maturem e os jogadores se adaptem”, explicou quando questionado sobre a integração de alguns reforços e a utilização de outros. Fábio Vieira “é uma possibilidade”, Vasco Sousa “dá totais garantias e pode entrar diretamente no onze”, mas convém “dar um passo de cada vez” e perceber que “tanto pode haver mexidas como não haver”.

25 horas antes do apito inicial, Vítor Bruno elogiou o “espírito familiar do balneário que ajuda muito à integração dos reforços”, constatou que “os jogadores com qualidade adaptam-se mais rapidamente”, que “o Sporting está em primeiro lugar com mérito” e que neste momento, como em tantos outros, “o que importa é ganhar porque o jogo mais importante é o próximo”. 

“Desviando do caminho principal podemos tropeçar na primeira dificuldade”, avisou o treinador “perfeitamente alinhado com o presidente”: “Quero ganhar a Liga Europa, o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, como ganhei a Supertaça. Quero muito ganhar, sou muito ambicioso”.”


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; motivado; ambicioso; empenhado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Crónica e Análise: Bodø/Glimt 3 - FC Porto 2

         1 - Crónica 


No final de tarde desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Bodø/Glimt, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de liga da UEL. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-2. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Grujic, Nico González, Eustáquio, Iván Jaime, Gonçalo Borges e Samu. 

O Bodø/Glimt entrou mais perigoso, mas foi o FC Porto quem ativou o marcador. Antes, Ivan Jaime ficou perto de marcar, com o guarda-redes a levar a melhor. Este foi um aviso, já que ao minuto 8, Samu colocou os Dragões em vantagem. Mas a vantagem durou pouco, já que ao minuto 15, os noruegueses repuseram a igualdade no marcador. Minutos depois, João Mário ficou perto de repor a vantagem, mas faltou a pontaria. Quem não marca arrisca-se a sofrer. Foi o que aconteceu. Já que ao minuto 40, o Bodø/Glimt deu a volta ao marcador. E na resposta, Samu viu o guarda-redes contrário levar a melhor. 

Pouco depois do recomeço, os noruegueses ficaram reduzidos a 10. O FC Porto continuou à procura de anular a desvantagem, mas sem sucesso. No entanto, ao minuto 62, contra a corrente do jogo, o Bodø/Glimt aumentou a vantagem. O FC Porto não desistiu de procurar marcar, Galeno ficou muito perto de marcar. Do outro lado do campo, os Dragões tardavam em conseguir materializar a posse de bola em lances de perigo. Do outro lado do campo, Diogo Costa teve de dizer presente para evitar que os da casa aumentassem mais a vantagem. Na resposta, Pepê ficou perto de marcar, sem sucesso. O golo dos azuis e brancos acabou por surgir tarde, ao minuto 90, por intermédio de Deniz Gül. 

Com este resultado o FC Porto permanece com 0 pontos na UEL. 


2 - Análise 


O FC Porto entrou com o pé esquerdo na Liga Europa. Mas nada está perdido, faltam muitos pontos e ainda há como recuperar terreno. Antes do jogo, era tão fácil pensar que ia ser mais fácil, sobretudo porque, provavelmente, muitos de nós nunca nem ouvimos falar desta equipa. Mas não foi fácil e, sobretudo este jogo não correu bem aos Dragões. Parecia tudo tão fácil e simples para os noruegueses. E era, porque sem dificuldade marcaram 3 golos. Ao FC Porto faltou eficácia, na defesa para travar o ataque adversário; e no ataque para concretizar algumas das oportunidades que construíram, suficientes para não voltar para casa sem pontos. Faltou eficácia e faltou discernimento, esclarecimento, inteligência, serenidade e alguma sorte. Seja como for, deste jogo destaca-se Samu e Deniz Gül, pelos golos. 

Em suma, foi um jogo que correu mal, há que seguir em frente. Agora foco no campeonato. Vamos Porto! 


terça-feira, 24 de setembro de 2024

Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Liga da UEL

1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno e de Eustáquio da 1ª jornada da fase de liga da UEL, frente ao Bodø/Glimt. 


“QUEREMOS MUITO ENTRAR FORTES E COMEÇAR A GANHAR”

Vítor Bruno encara o Bodø/Glimt “de forma desconfiada” (quarta-feira, 17h45)

A edição 2024/25 da Liga Europa arranca com um duelo entre o campeão norueguês e o emblema vencedor da prova em 2003 e 2011. A partir das 17h45 desta quarta-feira, no Aspmyra Stadion, Bodø/Glimt e FC Porto vão medir forças pela primeira vez e discutir três dos 24 pontos possíveis na fase de liga.

Já na Noruega, onde uma comitiva de 27 jogadores aterrou ao início da noite, Vítor Bruno lembrou que “qualquer tropeço pode hipotecar” as aspirações portistas na competição, pelo que é imperativo “olhar para o adversário de forma desconfinada” e “encarar o que têm feito em casa como um sério aviso”. 

“Ganharam os oito últimos jogos, 24 dos últimos 30 e esse rácio deve deixar-nos em alerta”, sublinha o técnico seguro da necessidade de “roçar a perfeição em todos os jogos neste formato” e de “atacar a competição com total sentido de responsabilidade, muito compromisso e ambição”.

“Humildes e ambiciosos”, “firmes, fortes, coesos, disciplinados, organizados e intensos”, os Dragões querem “muito entrar fortes e começar a ganhar” no relvado sintético de um conjunto de “jogadores muito capazes” com “uma forma de jogar peculiar que diz muito da valia do plantel”. 

Adversidades como essas “fazem surgir o caráter corajoso e competitivo” de um clube que “há 36 anos ganhou uma Taça Intercontinental na neve”, memória para a qual todos devem “olhar como uma inspiração”. “O peso institucional do FC Porto obriga-nos a ter uma vontade enorme de acrescentar troféus ao Museu”, acrescenta o treinador que sente “uma ambição sem limites dentro do balneário” e quer fazer do “vício de ganhar uma droga sem a qual não seja possível viver”.

O arranque de “uma competição exigente num formato diferente” envolve “uma expetativa enorme” e obriga a dar “um passo de cada vez” sem “desviar um milímetro” do “compromisso diário com a vitória”. “É um erro muito grande começar já a olhar à la longue e esquecer o que vem amanhã”, explica o timoneiro azul e branco antes de revelar que “não será feita uma revolução no onze, mas é provável que haja alguma rotação”. “O que tiver de acontecer, acontecerá” e “qualquer desafio no FC Porto é para ganhar”, resume Vítor Bruno.”



“NUMA COMPETIÇÃO DESTAS, TEMOS DE ROÇAR A PERFEIÇÃO”

Stephen Eustáquio lançou um olhar sobre o Bodø/Glimt-FC Porto da 1.ª jornada da Liga Europa (quarta-feira, 17h45)

É já esta quarta-feira, a partir das 17h45 (Sport TV), que o FC Porto entra em ação na fase de liga da Liga Europa. A 1.ª jornada reserva um duelo com o Bodø/Glimt, na Noruega, e Stephen Eustáquio não tem dúvidas de que “vai ser um jogo extremamente difícil”, mas os Dragões estão “muito confiantes”. Ao lado do treinador Vítor Bruno na conferência de imprensa de antevisão, o médio internacional canadiano sublinhou que, “para passarmos nos oito primeiros temos de começar por fazer um grande jogo amanhã”.

100 jogos de Dragão ao peito
“Foi uma honra representar o FC Porto por 100 vezes. É uma marca que me deixa muito orgulhoso, a mim e à minha família. Tenho dado sempre tudo pelo FC Porto e tento representar os valores do clube dentro e fora do campo.”

A visita ao campeão norueguês
“Vai ser um jogo extremamente difícil, temos noção disso, apesar de poderem achar que pode ser fácil pelo histórico do nosso adversário. É uma equipa muito forte, muito organizada e é uma máquina já oleada, pois está na fase final do campeonato. Também vamos jogar em sintético, mas acredito que pode ser um excelente jogo e estamos muito confiantes de que vamos ganhar amanhã.”

O relvado sintético e as baixas temperaturas
“Aquilo a que temos de ter atenção é jogar no máximo, essa é a melhor maneira de prevenir qualquer situação. Por vezes jogamos em relvados muito molhados e temos de nos adaptar, desta vez não será diferente. Vamos adaptar-nos e a beleza da competição também é essa.”

Ganhar a Liga Europa é um objetivo
“Concordo a 100% com o Diogo Costa, com o mister e com o presidente. O FC Porto já ganhou esta competição e somos uma equipa de peso, mas temos que mostrar isso e começa já amanhã. Numa competição destas, temos de roçar a perfeição, pois vamos jogar contra equipas diferentes, em países diferentes. Vamos ter que nos adaptar, não vai ser fácil, e para passarmos nos oito primeiros temos de começar por fazer um grande jogo amanhã.” 

Um futuro treinador, segundo Vítor Bruno?
“Fui apanhado um bocadinho de surpresa, mas é algo que quero fazer no futuro. Para chegar ao nível do mister, é preciso muito trabalho, mas espero chegar lá um dia.””


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Eustáquio, Pepê, Samu e Galeno. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; motivado; ambicioso; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol: 

Equipa principal: 

No domingo, 15 de setembro, o FC Porto recebeu o Farense, em jogo a contar para a 5ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1, com os golos portistas a serem apontados por Galeno e Samu. 

No sábado, 21 de setembro, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 6ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3, com golos de Samu (2) e Pepê.


Equipa B 

No domingo, 15 de setembro, o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Penafiel, em jogo a contar para a 5ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 1, com o golo portista a ser apontado por Rodrigo Mora. 


Equipa feminina 

No domingo, 22 de setembro, o FC Porto do Académico de Viseu, em jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 0-3, com golos de Adriana Semedo e Verónica Khudyakova (2).  


Júniores A 

No sábado, 14 de setembro, os sub19 receberam o Rio Ave, em jogo a contar para a 6ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-1, sendo os golos portistas apontados por Francisco Curvelo, Mamadu Queta, João Abreu e Leonardo Fajardo. 


Juniores C 

No domingo, 15 de setembro, os sub15 receberam o AD Taboeira, em jogo a contar para a 4ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 6-1, com os golos portistas a serem apontados por Lourenço Freitas (2), Kevin Cá (2), Guilherme Moreira e Henrique Maduro. 


Andebol: 

Na quarta, 11 de setembro, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 42-22. 

No sábado, 14 de setembro, os Dragões receberam o SC Horta, em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 35-26. 

Na quinta, 19 de setembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Póvoa AC, em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 21-36. 


Voleibol

No sábado, 21 de setembro, o FC Porto defrontou o Avarca de Menorca, em jogo a contar para as meias-finais da segunda edição da Taça Ibérica. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 3-1. 

No domingo, 22 de setembro, as portistas defrontaram o Benfica, em jogo a contar para a final da segunda edição da Taça     Ibérica. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 3-1. 

             

domingo, 15 de setembro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Farense 1

    1 - Crónica 


Na tarde deste domingo, o FC Porto recebeu o Farense, em jogo a contar para a 5ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Nehuen Pérez, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Iván Jaime, Pepê, Galeno e Namaso. 

O FC Porto entrou bem em jogo e pertenceu a João Mário a primeira oportunidade para marcar, mas acertou em cheio no ferro. Depois foi Galeno a não acertar no alvo, por pouco. Nico também tentou a sorte, sem sucesso e na recarga Otávio acertou em cheio no ferro. Já Pepê atirou à figura do guarda-redes. Mais tarde o guarda-redes do Farense defendeu um remate de Nico González e outro de Iván Jaime. 

No segundo tempo, ao minuto 48, Galeno sofreu falta no interior da área, o defesa agarrou na camisola, grande penalidade assinalada que o próprio Galeno se encarregou de converter no primeiro golo do jogo. A Vantagem portista durou pouco tempo, já que ao minuto 51 o Farense repôs a igualdade no marcador. Nico González tentou desfazer a igualdade, mas acertou no ferro. Galeno tentou bisar, mas acertou no ferro e em seguida viu o guarda-redes contrário travar-lhe os festejos. Até que ao minuto 75, Alan Varela rematou, o guarda-redes defendeu e na recarga, Samu colocou os Dragões em vantagem. 

Com este resultado o FC Porto soma 12 pontos.


2 - Análise 


O FC Porto marcou 2 golos, mas podiam e deviam, ter sido mais, não fosse o guarda-redes adversário e o ferro. O FC Porto fez um jogo interessante (Galeno muito melhor e útil mais à frente), construiu oportunidades para marcar mais golos e vencer de forma tranquila e confortável, mas marcou apenas 2 golos. Mais eficácia no ataque, por favor, é o que todos nós mais queremos. Deste jogo destaco Galeno e Samu pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória justa, mas pelas oportunidades criadas, podia ter sido bem mais confortável. Para a semana há uma saída difícil. Vamos Porto! 



sábado, 14 de setembro de 2024

Antevisão da 5ª Jornada da ILiga

1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 5ª jornada da ILiga, frente ao Farense. 


“TEMOS DE ESTAR MUITO LIGADOS ÀQUILO QUE NÓS SOMOS”

Vítor Bruno perspetivou o FC Porto-Farense da 5.ª jornada da Liga (domingo, 15h30)

Depois da primeira paragem da temporada para os habituais compromissos internacionais de seleções, é tempo de regressar à competição. Este domingo, às 15h30 (Sport TV), o FC Porto recebe o Farense, no Estádio do Dragão, em partida a contar para a 5.ª jornada do campeonato. Na projeção do duelo com os algarvios, Vítor Bruno manifestou o desejo de “capitalizar a energia que o Dragão nos vai dar para conseguirmos uma vitória clara, convincente e que tem obrigatoriamente que acontecer”. O FC Porto soma nove pontos, menos seis do que o líder Sporting, que tem mais um jogo disputado, enquanto o Farense segue na última posição, com zero.

Um jogo às 15h30
“Enquanto preparação, o horário do jogo não muda nada. Recorda-me os tempos de infância, em Coimbra, quando ia ver os jogos da Académica com bandeirinhas pretas e brancas. O contexto é diferente, mas o futebol deve ser um vínculo entre as famílias e fomentar um sentimento familiar. Agora queremos capitalizar a energia que o Dragão nos vai dar para conseguirmos uma vitória clara, convincente e que tem obrigatoriamente que acontecer.”

Um adversário ainda sem pontos
“Equipas com um número baixo de pontos são sempre um pouco imprevisíveis. Já estive do outro lado, neste contexto atual do Farense. Temos de estar atentos e identificar a melhor forma de atacar, pois o Farense pode oferecer algumas dúvidas a nível estratégico. Temos de estar muito ligados àquilo que nós somos e altamente vinculados com o desejo de vencer. Esse é o mote para amanhã frente a um Farense com espírito de missão. Temos de ser nós a dar um passo em frente e atacar o jogo de frente.”

A derrota em Alvalade antes da paragem
“Após uma derrota, a nossa vontade é atacar o jogo seguinte numa fase imediata. Quando não ganhamos, não entramos em agonia mais do que 24 horas. Acredito em energias, laços e vínculos, pois só assim se consegue o sucesso de uma organização. A seguir a Alvalade, as horas foram agoniantes, mas no trabalho estivemos totalmente vinculados de forma enérgica e continuamos fiéis às nossas convicções. A partir daí, fizemos mira ao Farense.”

A partida dos jogadores para as seleções
“É um fator incontrolável e vai ser alvo de muito debate, pois este ano também há Mundial de clubes e há jogadores que podem fazer à volta de 100 jogos numa época, o que é um absurdo. Ainda ficaram alguns connosco e investimos neles. Tomaremos as melhores decisões para amanhã.”

Decisões praticamente tomadas
“Não nos podemos perder em lamúrias, olhamos para o presente e para o futuro. Quem ficou estas duas semanas, talvez esteja mais preparado e mais habilitado do que quem esteve fora, mas temos de olhar para o momento dos jogadores, mesmo que tenham estado nas seleções. Vamos ver até amanhã, mas as decisões estão praticamente tomadas.”

A transferência gorada de Galeno para a Arábia Saudita
“O Galeno tem sido um profissional de excelência e muitas vezes adaptado a um lugar que não é o dele, mas sempre com uma aceitação brutal. Essa situação teve algum impacto, quanto mais não seja a nível financeiro, mas ele tem noção de que representa um grande clube e fez questão de frisar isso perante mim e perante o grupo. Para nós, foi bom ele ter ficado.”

A exigência dos adeptos portistas
“A exigência é boa e gosto de gente exigente e apaixonada como são os adeptos e os sócios do FC Porto. Gostam de jogadores que se desafiem a eles próprios e esperam no campo um retrato fiel daquilo que é o nosso treino. O Samu e o Deniz Gül são jovens, mas a idade conta pouco para mim, tal como a religião e a cor. A partir do momento em que sinta que acrescentam valor, vão para dentro do campo.””


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Galeno, Iván Jaime e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; motivado; ambicioso; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

    Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol: 

Equipa principal: 

No    sábado, 24 de agosto, o FC Porto recebeu o Rio Ave, em jogo a contar para a 3ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0, com golos de Galeno e Nico González. 

No sábado, 31 de agosto, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 4ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0. 


Equipa B 

No domingo, 25 de agosto, o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Académico de Viseu, em jogo a contar para a 3ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0. 

No domingo, 01 de setembro, os B’S receberam a União de Leiria, em jogo a contar para a 4ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 1, com o golo portistas a ser apontado por Abraham Marcus. 


Júniores A 

No sábado, 24 de agosto, os sub19 deslocaram-se ao terreno da Oliveirense, em jogo a contar para a 4ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4, com golos de Leonardo Fajardo, Francisco Curvelo e Mateus Mide (2). 

No sábado, 31 de agosto, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a 5ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4, com golos de Mamadu Queta, Leonardo Fajardo, Mateus Mide e Bernardo Lima.


Júniores B 

No domingo, 25 de agosto, os sub17 receberam o Tondela, em jogo a contar para a 4ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-0, com golos de Guilherme Carvalho, João Frederico, João Pinto e Ruben Barbosa (2). 

No sábado, 31 de agosto, o FC Porto recebeu o Boa Vista, em jogo a contar para a 5ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 7-3, com os golos portistas a serem apontados por Ruben Barbosa (3), João Pereira (2), Yoan Pereira e João Frederico.  


Juniores C 

Na quinta, 29 de agosto, os sub15 deslocaram-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 2ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-6, sendo os golos portistas apontados por Gonçalo Santos (2), Rafael Figueiredo, Miguel Magalhães, Tomás Rocha e Kevin Cá.

No domingo, 08 de setembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do SC Salgueiros, em jogo a contar para a 3ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-5, com os golos portistas a serem apontados por António Pereira (2), Gonçalo Fontes, Kevin Cá e Guilherme Moreira.


Andebol: 

No sábado, 24 de agosto, o FC Porto defrontou o Benfica, em jogo a contar para a 2ª mão da meia final da SuperTaça. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 34-31. 

No sábado, 31 de agosto, os Dragões defrontaram o Barcelona, em jogo a contar para a meia final da SuperTaça ibérica. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 39-31. 

No domingo, 01 de setembro, o FC Porto defrontou o Torrelavega, em jogo de atribuição do 3º lugar da SuperTaça Ibérica. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 30-27. 

No sábado, 07 de setembro, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 24-27.