domingo, 15 de setembro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Farense 1

    1 - Crónica 


Na tarde deste domingo, o FC Porto recebeu o Farense, em jogo a contar para a 5ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Nehuen Pérez, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Iván Jaime, Pepê, Galeno e Namaso. 

O FC Porto entrou bem em jogo e pertenceu a João Mário a primeira oportunidade para marcar, mas acertou em cheio no ferro. Depois foi Galeno a não acertar no alvo, por pouco. Nico também tentou a sorte, sem sucesso e na recarga Otávio acertou em cheio no ferro. Já Pepê atirou à figura do guarda-redes. Mais tarde o guarda-redes do Farense defendeu um remate de Nico González e outro de Iván Jaime. 

No segundo tempo, ao minuto 48, Galeno sofreu falta no interior da área, o defesa agarrou na camisola, grande penalidade assinalada que o próprio Galeno se encarregou de converter no primeiro golo do jogo. A Vantagem portista durou pouco tempo, já que ao minuto 51 o Farense repôs a igualdade no marcador. Nico González tentou desfazer a igualdade, mas acertou no ferro. Galeno tentou bisar, mas acertou no ferro e em seguida viu o guarda-redes contrário travar-lhe os festejos. Até que ao minuto 75, Alan Varela rematou, o guarda-redes defendeu e na recarga, Samu colocou os Dragões em vantagem. 

Com este resultado o FC Porto soma 12 pontos.


2 - Análise 


O FC Porto marcou 2 golos, mas podiam e deviam, ter sido mais, não fosse o guarda-redes adversário e o ferro. O FC Porto fez um jogo interessante (Galeno muito melhor e útil mais à frente), construiu oportunidades para marcar mais golos e vencer de forma tranquila e confortável, mas marcou apenas 2 golos. Mais eficácia no ataque, por favor, é o que todos nós mais queremos. Deste jogo destaco Galeno e Samu pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória justa, mas pelas oportunidades criadas, podia ter sido bem mais confortável. Para a semana há uma saída difícil. Vamos Porto! 



sábado, 14 de setembro de 2024

Antevisão da 5ª Jornada da ILiga

1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 5ª jornada da ILiga, frente ao Farense. 


“TEMOS DE ESTAR MUITO LIGADOS ÀQUILO QUE NÓS SOMOS”

Vítor Bruno perspetivou o FC Porto-Farense da 5.ª jornada da Liga (domingo, 15h30)

Depois da primeira paragem da temporada para os habituais compromissos internacionais de seleções, é tempo de regressar à competição. Este domingo, às 15h30 (Sport TV), o FC Porto recebe o Farense, no Estádio do Dragão, em partida a contar para a 5.ª jornada do campeonato. Na projeção do duelo com os algarvios, Vítor Bruno manifestou o desejo de “capitalizar a energia que o Dragão nos vai dar para conseguirmos uma vitória clara, convincente e que tem obrigatoriamente que acontecer”. O FC Porto soma nove pontos, menos seis do que o líder Sporting, que tem mais um jogo disputado, enquanto o Farense segue na última posição, com zero.

Um jogo às 15h30
“Enquanto preparação, o horário do jogo não muda nada. Recorda-me os tempos de infância, em Coimbra, quando ia ver os jogos da Académica com bandeirinhas pretas e brancas. O contexto é diferente, mas o futebol deve ser um vínculo entre as famílias e fomentar um sentimento familiar. Agora queremos capitalizar a energia que o Dragão nos vai dar para conseguirmos uma vitória clara, convincente e que tem obrigatoriamente que acontecer.”

Um adversário ainda sem pontos
“Equipas com um número baixo de pontos são sempre um pouco imprevisíveis. Já estive do outro lado, neste contexto atual do Farense. Temos de estar atentos e identificar a melhor forma de atacar, pois o Farense pode oferecer algumas dúvidas a nível estratégico. Temos de estar muito ligados àquilo que nós somos e altamente vinculados com o desejo de vencer. Esse é o mote para amanhã frente a um Farense com espírito de missão. Temos de ser nós a dar um passo em frente e atacar o jogo de frente.”

A derrota em Alvalade antes da paragem
“Após uma derrota, a nossa vontade é atacar o jogo seguinte numa fase imediata. Quando não ganhamos, não entramos em agonia mais do que 24 horas. Acredito em energias, laços e vínculos, pois só assim se consegue o sucesso de uma organização. A seguir a Alvalade, as horas foram agoniantes, mas no trabalho estivemos totalmente vinculados de forma enérgica e continuamos fiéis às nossas convicções. A partir daí, fizemos mira ao Farense.”

A partida dos jogadores para as seleções
“É um fator incontrolável e vai ser alvo de muito debate, pois este ano também há Mundial de clubes e há jogadores que podem fazer à volta de 100 jogos numa época, o que é um absurdo. Ainda ficaram alguns connosco e investimos neles. Tomaremos as melhores decisões para amanhã.”

Decisões praticamente tomadas
“Não nos podemos perder em lamúrias, olhamos para o presente e para o futuro. Quem ficou estas duas semanas, talvez esteja mais preparado e mais habilitado do que quem esteve fora, mas temos de olhar para o momento dos jogadores, mesmo que tenham estado nas seleções. Vamos ver até amanhã, mas as decisões estão praticamente tomadas.”

A transferência gorada de Galeno para a Arábia Saudita
“O Galeno tem sido um profissional de excelência e muitas vezes adaptado a um lugar que não é o dele, mas sempre com uma aceitação brutal. Essa situação teve algum impacto, quanto mais não seja a nível financeiro, mas ele tem noção de que representa um grande clube e fez questão de frisar isso perante mim e perante o grupo. Para nós, foi bom ele ter ficado.”

A exigência dos adeptos portistas
“A exigência é boa e gosto de gente exigente e apaixonada como são os adeptos e os sócios do FC Porto. Gostam de jogadores que se desafiem a eles próprios e esperam no campo um retrato fiel daquilo que é o nosso treino. O Samu e o Deniz Gül são jovens, mas a idade conta pouco para mim, tal como a religião e a cor. A partir do momento em que sinta que acrescentam valor, vão para dentro do campo.””


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Galeno, Iván Jaime e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; motivado; ambicioso; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

    Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol: 

Equipa principal: 

No    sábado, 24 de agosto, o FC Porto recebeu o Rio Ave, em jogo a contar para a 3ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0, com golos de Galeno e Nico González. 

No sábado, 31 de agosto, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 4ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0. 


Equipa B 

No domingo, 25 de agosto, o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Académico de Viseu, em jogo a contar para a 3ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0. 

No domingo, 01 de setembro, os B’S receberam a União de Leiria, em jogo a contar para a 4ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 1, com o golo portistas a ser apontado por Abraham Marcus. 


Júniores A 

No sábado, 24 de agosto, os sub19 deslocaram-se ao terreno da Oliveirense, em jogo a contar para a 4ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4, com golos de Leonardo Fajardo, Francisco Curvelo e Mateus Mide (2). 

No sábado, 31 de agosto, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a 5ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4, com golos de Mamadu Queta, Leonardo Fajardo, Mateus Mide e Bernardo Lima.


Júniores B 

No domingo, 25 de agosto, os sub17 receberam o Tondela, em jogo a contar para a 4ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-0, com golos de Guilherme Carvalho, João Frederico, João Pinto e Ruben Barbosa (2). 

No sábado, 31 de agosto, o FC Porto recebeu o Boa Vista, em jogo a contar para a 5ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 7-3, com os golos portistas a serem apontados por Ruben Barbosa (3), João Pereira (2), Yoan Pereira e João Frederico.  


Juniores C 

Na quinta, 29 de agosto, os sub15 deslocaram-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 2ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-6, sendo os golos portistas apontados por Gonçalo Santos (2), Rafael Figueiredo, Miguel Magalhães, Tomás Rocha e Kevin Cá.

No domingo, 08 de setembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do SC Salgueiros, em jogo a contar para a 3ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-5, com os golos portistas a serem apontados por António Pereira (2), Gonçalo Fontes, Kevin Cá e Guilherme Moreira.


Andebol: 

No sábado, 24 de agosto, o FC Porto defrontou o Benfica, em jogo a contar para a 2ª mão da meia final da SuperTaça. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 34-31. 

No sábado, 31 de agosto, os Dragões defrontaram o Barcelona, em jogo a contar para a meia final da SuperTaça ibérica. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 39-31. 

No domingo, 01 de setembro, o FC Porto defrontou o Torrelavega, em jogo de atribuição do 3º lugar da SuperTaça Ibérica. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 30-27. 

No sábado, 07 de setembro, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 24-27.