quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Crónica e Análise: Anderlecht 2 - FC Porto 2

1 - Crónica 


No final de tarde desta quinta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Anderlecht, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de liga da UEL. No final do encontro verificou-se um empate a 1. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Nehuen Pérez, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu. 

O FC Porto manifestou muitas dificuldades no início da partida, chegou mesmo a sofrer um golo, que foi invalidado por fora de jogo. A primeira resposta portista surgiu perto do minuto 10, com Eustáquio a rematar para as mãos do guarda-redes adversário. Depois foi Nico a tentar, mas também não conseguiu ser eficaz. Ao minuto 24, foi assinalada uma grande penalidade que Galeno converteu no primeiro golo da partida. Os belgas tentaram responder, mas foram os Dragões a criar perigo, contudo Samu atirou à figura. Do outro lado do campo, Diogo Costa respondeu da melhor forma a um remate dos da casa, mantendo os Dragões em vantagem. 

O Anderlecht entrou melhor no segundo tempo, atirou uma bola ao poste antes de repor a igualdade no marcador ao minuto 52. Do outro lado do campo, ao minuto 74, Samu ficou perto de marcar, mas o guarda-redes contrário não o permitiu. Depois foi Galeno a tentar, mas errou o alvo. Ao minuto 82, Fábio Vieira colocou os Dragões em vantagem. No entanto a vantagem durou pouco, já que ao minuto 86, o Anderlecht voltou a empatar. 

Com este resultado o FC Porto soma 5 pontos. 


2 - Análise 


Costuma dizer-se que um empate é melhor que uma derrota, mas neste caso, um empate não faz muita diferença para aquele que, supostamente, é o objetivo do FC Porto nesta prova, passar à próxima fase. A equipa precisa de vencer um jogo, urgentemente, para recuperar a confiança que se perdeu algures. É notório que falta confiança, que há muito medo de errar (tenho a sensação que a equipa tem mais medo de si própria do que do adversário) e, consequentemente, muita ansiedade. O FC Porto não entrou bem, mas o golo acabou por ajudar a ganhar alguma confiança. Contudo não a suficiente para entrar com força no segundo tempo e evitar sofrer logo no recomeço. O FC Porto voltou a conseguir colocar-se em vantagem novamente, mas um erro (porque é que todo e qualquer erro acaba em golo do adversário?) voltou a ditar um empate. Deste jogo destaco Galeno e Fábio Vieira pelos golos. 

Em suma, mais um jogo, mais uma vez pontos perdidos, mais uma vez intranquilidade e ansiedade. Na segunda o FC Porto regressa a casa e ao campeonato. Vamos ver se é desta que a equipa vai reencontrar o caminho da vitória. Já chega destes resultados negativos. Vamos Porto! 



quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Antevisão da 5ª Jornada da Fase de Liga da UEL

     1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno e de Samu da 5ª jornada da fase de liga da UEL, frente ao Anderlecht. 


“É UM DESAFIO IMPORTANTE PARA NÓS E O NOSSO ÚNICO PENSAMENTO É A VITÓRIA”

Vítor Bruno perspetivou o Anderlecht-FC Porto da 5.ª jornada da Liga Europa (quinta-feira, 17h45)

A 5.ª jornada da fase de liga da Liga Europa levou o FC Porto até Bruxelas, na Bélgica, onde os Dragões vão medir forças com o Anderlecht (quinta-feira, 17h45, Sport TV). Reconhecendo que os azuis e brancos estão “no fio da navalha” depois de quatro pontos somados nas primeiras quatro jornadas, Vítor Bruno quer que a equipa perceba “o que nunca foi feito aqui”, entrando “forte”, mas “humildes e respeitando o adversário”. “Temos de transformar em revolta aquilo que não temos feito ultimamente”, acrescentou, entre outras coisas, o treinador portista.

A deslocação a Bruxelas
“O nosso objetivo é terminar esta jornada com sete pontos, que já devíamos ter nesta altura. Queremos entrar forte, mas humildes e respeitando o adversário, sem nunca deixar de olhar para aquilo que somos e impondo aquilo que é nosso.”

Zero vitórias e zero golos em casa do Anderlecht
“Esse é o propósito que tem de nos guiar, perceber o que nunca foi feito aqui. O FC Porto nunca venceu e nunca fez golos, por isso queremos deixar uma marca positiva e acreditamos muito no nosso trabalho, temos uma crença inabalável naquilo que fazemos diariamente. Há ciclos menos positivos e agora tocou-nos a nós. Desportivamente, o rosto visível sou eu e o ónus recai em mim, mas durmo de consciência tranquilo porque dou tudo pelo FC Porto e faço tudo para que o FC Porto ganhe.”

A vida de treinador
“Qualquer treinador tem sempre o lugar em risco. Os adeptos querem muito ganhar, mas não mais do que nós. Queremos que amanhã eles possam sair do estádio com um sorriso na cara, pois sabemos como são apaixonados e como sentem o clube. Esse tem de ser o nosso sentimento amanhã. Temos de transformar em revolta aquilo que não temos feito ultimamente. Sou muito prático, sei qual é a minha profissão. Tenho cinco meses como treinador principal, mas tenho uma vida inteira ligada ao futebol profissional. Sei em quem recai a culpa quando os resultados não aparecem. O que quero é ver uma equipa de sorriso na cara, pois os jogadores trabalham muito, são muito sérios e muito apaixonados pelo treino. Detesto perder ou empatar e sou viciado em ganhar.”

As palavras do presidente André Villas-Boas
“Vi os títulos, mas não ouvi e por vezes a forma é diferente do conteúdo. O presidente fez o que achou que devia fazer, é o líder máximo do clube e tenho muito respeito, pois defende intransigentemente os interesses do clube. Andamos de mãos dadas, alinhados e sempre com o desejo de que o FC Porto ganhe.”

As contas na Liga Europa
“Estamos no fio da navalha e queremos muito ganhar, mas a prova não acaba amanhã. Estes dias foram duros, mas trabalhámos com energia total. Amanhã é um desafio importante para nós e o nosso único pensamento é a vitória.”

À procura de novos líderes
“Têm que aparecer rapidamente novas lideranças no balneário, os jogadores sabem disso, tenham 17 ou 37 anos. Têm que aparecer novas lideranças que possam agarrar a equipa em determinados momentos, mas isso não acontece de um momento para o outro, é preciso tempo.”” 



“PODEM ESPERAR UM FC PORTO COM MUITA CORAGEM”

Samu anteviu o duelo com o Anderlecht da 5.ª jornada da Liga Europa (quinta-feira, 17h45)

Com a equipa “numa situação complicada”, segue-se “um jogo muito importante” nas contas da Liga Europa. O FC Porto vai a Bruxelas defrontar o Anderlecht na quinta jornada da Liga Europa (17h45, Sport TV5) e Samu vê o desafio como a oportunidade ideal para “dar um golpe neste momento menos bom” e “uma alegria aos adeptos”.

“Focado no FC Porto”, clube em que quer permanecer durante “muitos anos”, o avançado prometeu aos portistas que vai entrar no Estádio Constant Vanden Stock uma equipa “com muita coragem” determinada a corresponder ao apoio com “atitude, caráter e sobretudo com uma vitória”.

A vontade de inverter um momento negativo
“Sabemos que é um jogo muito importante e que estamos numa situação complicada, mas temos de olhar para a frente. Tive algumas dores esta semana, mas estou à disposição do mister. A equipa quer inverter a situação e dar um golpe neste momento menos bom.”

O final de jogo em Moreira de Cónegos
“[A minha reação emocional no final do jogo com o Moreirense] é o reflexo do sentimento que tinha todo o plantel. O FC Porto está habituado a ganhar, até o empate dói e, como disse anteriormente, amanhã vamos tentar inverter a situação e dar uma alegria aos adeptos.”

Uma equipa à Porto na Bélgica
“Vamos dar tudo, é um jogo muito importante. Como o mister diz, temos de ser Porto e ter a coragem que nos carateriza. Que amanhã seja um bom dia para nós. São coisas que não estão a sair, mas o mais importante é que estamos todos unidos e com confiança no treinador. Faltaram-nos coisas nestes jogos, mas a equipa está forte apesar da situação e amanhã queremos mudar este panorama.”

A insatisfação dos adeptos
“É duro que os adeptos estejam assim connosco, queremos que nos estejam sempre a apoiar, mas a situação é complicada para eles e para nós ainda mais. Vamos dar o nosso melhor para que passe. Posso prometer que amanha vão ver um FC Porto com muita coragem. A estatística diz que o FC Porto nunca ganhou ou marcou aqui, queremos acabar com esta estatística e devolver o apoio dos adeptos com atitude, caráter e sobretudo com uma vitória.”

De alma e coração no Dragão
“Estou focado no FC Porto, é o meu clube e quero estar muitos anos aqui. Queremos ganhar aqui e ficar mais perto da qualificação.””


www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Tiago Djaló e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; rigoroso; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


domingo, 24 de novembro de 2024

Crónica e Análise: Moreirense 2 - FC Porto 1

       1 - Crónica 


Na tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Cláudio Ramos; João Mário, Tiago Djaló, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Fábio Vieira, Pepê, Namaso e Fran Navarro. 

O FC Porto entrou bem em jogo, teve a primeira oportunidade de perigo, protagonizada por Namaso, mas com o guarda-redes adversário a levar a melhor. Depois os Dragões baixaram a intensidade, embora mantendo o domínio do jogo. E, ao minuto 35, Pepê colocou os Dragões em vantagem. No entanto a vantagem portista no marcador durou pouco, já que ao minuto 41 o Moreirense empatou a partida. 

No segundo tempo, os da casa mostravam vontade de criar perigo e de procurar fazer história. Enquanto que o FC Porto parecia demorar a encontrar o caminho para voltar a marcar, com Francisco Moura a por à prova o guarda-redes adversário e Namaso rematou sem acertar no alvo. Do outro lado, o Moreirense colocou-se em vantagem ao minuto 77, através de uma grande penalidade. 

Com este resultado o FC Porto fica fora da prova rainha do futebol português. 


2 - Análise 


É certo que hoje esperava-se um jogo difícil, num terreno habitualmente difícil. Mas hoje esperava-se que o regresso à competição depois de uma dura derrota fosse pautado por uma resposta clara, assertiva e positiva. Mas não foi o que se passou. Hoje o FC Porto ficou fora de uma prova que venceu as últimas 3 edições. Hoje caiu um objetivo importante para o clube. Hoje houve contestação. Hoje estou, outra vez, demasiado azeda. Já o disse e volto a repetir. Sim, falta qualidade em determinados setores desta equipa, mas falta, sobretudo, atitude, falta coragem, falta garra, falta determinação, falta ideias e parece haver receio de falhar (e por isso medo de rematar), há muita ansiedade. Esta equipa precisa, urgentemente, encontrar um rumo, uma solução, uma saída, algo diferente do que tem acontecido. Eu não sei se Vítor Bruno é ou não o homem certo, não sei se tem unhas para esta guitarra, começo a temer que não. Nem costumo ver no despedimento dos treinadores uma solução, mas neste momento não sei se de facto Vítor Bruno deve continuar no Dragão. E nem venham com a conversa de que falta dinheiro para contratar melhores jogadores. É que a atitude em campo não se compra, absorve-se com a mística, aprende-se, cultiva-se. E eu já vi planteis do FC Porto com menos qualidade que o atual terem atitude de sobra e por isso conseguiram conquistar títulos. 

Em suma, o FC Porto perdeu um jogo em que teve mais bola, mas em que criou pouco perigo, em que voltou a não demonstrar atitude e o resultado foi ficar fora de uma prova. Não há tempo para lamentar, quinta há jogo para a Liga Europa e a atitude tem, mesmo, de ser outra. Vamos Porto! 



sábado, 23 de novembro de 2024

Antevisão da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal

 1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Moreirense. 


“QUEREMOS VOLTAR A GANHAR PARA NOS REERGUERMOS”

Vítor Bruno antecipou um jogo de “grau de dificuldade elevado” em Moreira de Cónegos (domingo, 17h00)

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

“Seguir em frente na prova” é o objetivo de um plantel jovem - “é preciso não esquecer o perfil, a média de idades, os jogadores que temos. Ainda esta semana tivemos um jogador que depois do treino da manhã foi ter aulas da parte da tarde” - que trabalhou “12 dias a pensar no jogo” com as “crenças” intactas em relação ao caminho a seguir: “Procurámos soluções, sempre assentes no que são as nossas convicções. Não me vou desviar disso”.

Marko Grujić e Deniz Gül “estão fora” das opções de uma equipa que se vai apresentar com “zero reservas ou gestão”. “O onze que se pode esperar é o melhor”, garantiu o técnico, que revelou depois que “os atletas que vieram das seleções chegaram em ótimas condições à exceção de um caso” e que Nico González “anda há um mês com um problema num pé que o limita nos treinos”.

Em dia de Assembleia Geral, o treinador que está no clube “há oito anos” e conhece “os atalhos todos da casa” relembrou que “os adeptos são soberanos, são o motor do clube, têm espaço e devem manifestar-se” antes de referir que é o seu trabalho “fazer entranhar o que é ser Porto, a mística, a raça” no plantel: “Batemos muito em cima disso esta manhã porque a essência do FC Porto não se pode treinar”.

Houve ainda tempo para elogiar o “excelente profissional” que é Fran Navarro, um jogador que chega “ao treino e tem um rendimento permanente, é um rosto menos visível mas contribui para o Samu, o Deniz e o Danny andarem em rendimento alto. Iván Marcano, um elemento “decisivo no balneário” cuja presença no treino torna “tudo diferente”, viu também o seu esforço reconhecido por Vítor Bruno: “Mesmo não jogando, a forma como acrescenta valor é de verdadeiro capitão. Será decisivo no que falta do campeonato. Jogando ou não jogando”.”


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Cláudio Ramos; Jo\ão Mário, Zé Pedro, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Iván Jaime, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante, determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

    Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo nas últimas semanas. 

Futebol: 

Equipa principal 

Na quinta, 07 de novembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno da Lazio, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de liga da UEL. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1, co. O golo portista a ser apontado por Eustáquio. 

No domingo, 10 de novembro, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 11ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 4-1, com o golo portista a ser apontado por Samu.  


Equipa B 

No domingo, 10 de novembro, o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Paços de Ferreira, em jogo a contar para a 11ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 2, com os golos portistas a ser apontados por Anha Candé. 


Equipa feminina 

No domingo, 10 de novembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do AD Marco 09, em jogo a contar para a 6ª jornada da Série E da 3ª divisão do campeonato. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 0-5, com golos de Adriana Semedo (2), Inês Oliveira, Carolina Brito e Joana Neves. 

No domingo, 17 de novembro, as portistas receberam o Parada, em jogo a contar para a 7ª jornada da Série E da 3ª divisão do campeonato. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 10-0, com golos de Adriana Semedo (3), Inês Oliveira (2), Verónica Khudyakova, Catarina Pereira, Inês Valente e dois autogolos. 


Júniores B 

No domingo, 17 de novembro, os sub17 deslocaram-se ao terreno do Leixões, em jogo a contar para a 6ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se um empate a 0.


Juniores C 

No domingo, 10 de novembro, os sub15 receberam o Rio Aves, em jogo a contar para a 11ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0, com golos de Gonçalo Santos e António Pereira.  

No sábado, 16 de novembro, o FC Porto recebeu o Salgueiros, em jogo a contar para a 12ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0, com golos de Salvador Garcia, Gonçalo Pereira e Kevin Cá.


Andebol:

No sábado, 16 de novembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 12ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 21-36. 


Hóquei: 

Na quarta, 06 de novembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Riba d’Ave, em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 12. 

No sábado, 09 de novembro, os Dragões receberam o GRF Murches, em jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 7-1. 

Na Quarta, 13 de novembro, o FC Porto recebeu o SC TOMAr, em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1. 

No sábado, 16 de novembro, os Dragões deslocaram-se ao terreno do HC Braga, em jogo a contar para a 6ª jornada do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-8. 


Basquetebol: 

Na quarta, 06 de novembro, o FC Porto recebeu o PAOK, em jogo a contar para a 5ª jornada do Grupo I da FIBA Europe Cup. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 99-64. 

No sábado, 09 de novembro, os Dragões receberam a Oliveirense, em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 98-95. 

Na terça, 12 de novembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Limburg, em jogo a contar para a 6ª jornada do Grupo I da FIBA Europe Cup. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 76-83. 

No sábado, 16 de novembro, os Dragões deslocaram-se ao terreno do Imortal, em jogo a contar para a 6ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 79-93. 


Voleibol: 

Na quinta, 07 de novembro, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vero Volley, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota das portistas por 3-0. 

No domingo, 10 de novembro, as portistas deslocaram-se ao terreno do CD Fiães, em jogo a contar para a 7ª jornada da 1ª divisão do campeonato nacional de voleibol feminino. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 1-3. 

Na terça, 12 de novembro, o FC Porto recebeu o VakıfBank Spor, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota das portistas por 0-3. 

No domingo, 17 de novembro, as portistas receberam o Vilacondense, em jogo a contar para a 8ª jornada da 1ª divisão do campeonato nacional de voleibol feminino. No final do encontro verificou-se a vitória das portistas por 3-0. 




domingo, 10 de novembro de 2024

Crónica e Análise: Benfica 4 - FC Porto 1

     1 - Crónica 


Na noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 11ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 4-1. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Eustáquio, Fábio Vieira, Galeno e Samu. 

A primeira oportunidade de golo até pertenceu ao FC Porto e a Galeno, com a bola a ir por cima. Do outro lado do campo, o Benfica criou perigo, com Diogo Costa a dizer presente. Mas os da casa viriam mesmo a marcar ao minuto 31. Pouco depois, por três vezes no mesmo lance, o Benfica ficou perto de marcar, valeu Diogo Costa a impedir. Depois foi o poste a impedir o golo aos da casa. Do outro lado do campo, Fábio Vieira tentou a sorte, mas atirou à figura do guarda-redes contrário e Nico González não conseguiu acertar no alvo. E ao minuto 44 Samu repôs a igualdade no marcador. 

No segundo tempo, ao minuto 56, o Benfica voltou a colocar-se em vantagem. Ao minuto 61, os encarnados aumentaram a vantagem no marcador. Ao minuto 81, grande penalidade assinalada que o Benfica converteu no 4º golo.

Com este resultado o FC Porto permanece com 27 pontos.


2 - Análise 


Que falta qualidade em alguns setores, acho que isso não é novidade para nenhum de nós. Que o FC Porto nem sempre faça exibições de encher o olho, até aceito. O que não aceito é faltar atitude. E noto que esse é, possivelmente, o maior problema desta equipa do FC Porto, falta atitude. E tal tem de ser alterado urgentemente. Não sei se substituir o treinador é a solução. Não sei como seria se fosse Sérgio Conceição o homem do leme, mas uma coisa eu sei, atitude seria parte do requisito para cada jogo. E nem venham apelidar-me de viuva ou o que seja, que tenho paciência 0 para essa treta de conversa, estou só a constatar factos. Quero um FC Porto com atitude e sem medo do adversário, seja ele quem for e seja quem for o treinador. E isso não é o que temos agora. Não, eu não estou a atirar a culpa para o Presidente André Vilas-Boas, também não vale a pena atirarem com essa conversa para o meu lado que para mim o importante é sempre o FC Porto, sempre aqui deixei bem claro e sempre vai ser o FC Porto o mais importante. Hoje estou azeda e parece-me que vou continuar azeda durante muitos dias. 

Sobre o jogo não tenho muito a dizer. Só tenho duas notas a apontar: 1. Pepê suplente neste jogo é incompreensível; 2. Galeno não é defesa esquerdo! Pelo amor da Santinha! A equipa não ganha nada com Galeno nessa posição, bem pelo contrário. Pensei que esta era uma opção arrumada, mas hoje percebemos que não. 

Em suma, foi uma derrota muito difícil de aceitar. Volta a parar o campeonato para jogos das seleções. Que ninguém se lesione, que era o que mais faltava era lesões agora. Aos que ficam no Olival, reflitam, trabalhem e corrijam o que tiver de ser corrigido. Vamos Porto! 




sábado, 9 de novembro de 2024

Antevisão da 11ª Jornada da ILiga

            1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 11ª jornada da ILiga, frente ao Benfica. 


“TEMOS QUE SER UMA EQUIPA À PORTO”

Vítor Bruno sabe que “a margem de erro é sempre zero” e que “no FC Porto é ganhar ou ganhar” (domingo, 20h45)

A partir das 20h45 deste domingo, no Estádio da Luz e na BTV, FC Porto e Benfica irão medir forças pela 256.ª ocasião, a 181.ª em jogos do campeonato e a primeira na presente temporada. Na véspera do clássico e menos de 24 horas após o regresso de Itália, em pleno Auditório José Maria Pedroto, Vítor Bruno lamentou o “pouco tempo para preparar” um desafio com elevado “grau de dificuldade”, mas garantiu que “o vínculo emocional supera os pequenos constrangimentos” impostos por um calendário que obriga a “jogar novamente ao terceiro dia”.

“Não nos vamos escudar nisso”, garantiu o técnico desejoso de conseguir “mais uma vitória no percurso interno e continuar o caminho” de triunfos no campeonato. Para isso, os atletas terão de se apresentar “muito organizados, intensos” e de formar “uma equipa verdadeiramente à Porto”. “Cada vez mais sólido, com vontade, espírito de missão e de conquista”, o plantel deu “uma resposta no treino de quem tem caráter e o traço Porto bem vincado”.

A “agonia terrível” pela “forma demasiado cruel” como terminou o duelo de quinta-feira no Olímpico de Roma, no qual “a equipa foi traída por querer demasiado ganhar”, obriga a “filtrar a informação a passar aos jogadores”, a “priorizar o mais importante” e a “canalizar o pensamento para o desiderato único de ganhar”. “As condições não são as ideais, mas é o que é”, constata alguém farto de saber que “o futebol tem este lado menos equilibrado” e que “os adeptos também jogam, gostam muito dos clássicos e vão estar em massa” na Luz.

“Para que os portistas possam sair de Lisboa com um sorriso na cara”, Vítor Bruno promete “jogar para ganhar” e “ir à procura do resultado” durante 90 minutos, percebendo “o que o Benfica tem feito recentemente” e tendo em conta as “abordagens estruturalmente diferentes” apresentadas pelo rival. “Não jogamos para responder a ninguém, só a nós próprios”, atira na antevisão de um embate “com simbolismo elevado pelo adversário e pela paixão envolvida”.

Decidido a “acabar com as dores de crescimento o mais rápido possível”, o timoneiro azul e branco lembra que “a linha defensiva é nova”, composta por “jogadores que chegaram nos últimos dias de mercado” e “tudo leva tempo a ser construído e a ganhar robustez”. Ainda assim, “cinco jogos nacionais consecutivos sem sofrer golos” provam que “as equipas evoluem, constroem-se e ganham robustez” passo a passo e deixam Vítor Bruno “perfeitamente tranquilo com os jogadores” à disposição.

Com a “missão de tentar inspirar” quem o rodeia “com a energia e a paixão” que sente pelo futebol, Vítor Bruno fala de “um jogo apaixonante, aliciante para todos, que o FC Porto gosta e quer muito jogar” e antes do qual deverá “dar uma nova vida aos jogadores, fazê-los sentir bem” para estes “chegarem, jogarem e competirem” na capital. “Temos de jogar para ganhar”, conclui o treinador seguro de que “a margem de erro no FC Porto é sempre zero”: “Aqui é ganhar ou ganhar”.”

Em 


www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuen Pérez e Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Eustáquio, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; rigoroso; motivado; ambicioso; determinado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. Força FC Porto! 


quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Crónica e Análise: Lazio 2 - FC Porto 1

     1 - Crónica 


Na noite desta quinta, o FC Porto deslocou-se ao terreno da Lazio, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de liga da UEL. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Pérez, Tiago Djaló e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Fábio Vieira, Galeno, Namaso e Samu. 

O FC Porto procurou ser assertivo nos primeiros minutos e a Lazio procurou responder em contra ataque. Diogo Costa afastou o perigo que nunca foi eminente. Do outro lado do campo, ao minuto 33, Fábio Vieira atirou à barra. Mais tarde, foi Samu ficou perto de marcar. Mas quem marcou foi a Lazio, ao minuto 45. 

No segundo tempo, o FC Porto manifestou dificuldade em criar perigo e só Tiago Djaló tentou criar perigo, com o remate a ir por cima da baliza contrária. Vítor Bruno promoveu três alterações e os Dragões conseguiram reagir. Ao minuto 66 Eustáqio restabeleceu a igualdade no marcador. D o outro lado, a Lazio tentou responder, com a bola a ir por cima. E, ao minuto 92, os italianos voltaram a colocar-se em vantagem. 

Com este resultado o FC Porto continua a somar 4 pontos. 


2 - Análise 


Quase no final deste ciclo louco de jogos de três em três dias, o FC Porto voltou à Liga Europa. E voltou a escorregar, quando não deveria. No jogo de hoje faltou ao FC Porto ser mais eficaz no ataque, diria mesmo rematar sem medo, e, sobretudo, ser mais eficaz a defender. Sofrer golos à beira do intervalo e quase no final do encontro não ajuda nada quando se precisa de pontos. Foi mais um jogo em que o FC Porto perde, quando teve, na melhor das hipóteses o empate na mão. Eu não estou a conseguir perceber o que se passa com o FC Porto na Liga Europa. Ao fim de quatro jornadas, sinto que em três delas levamos três murros no estômago, sobretudo na segunda e na quarta jornada. É verdade que ainda há pontos em disputa e que o FC Porto ainda pode classificar-se para a próxima fase, mas a verdade é que cada jogo que passa é uma jornada menos para jogar e menos pontos em disputa. Por isso é urgente que o FC Porto consiga analisar as exibições na Liga Europa, que se perceba quais são os problemas e que sejam encontradas as soluções para os resolver, antes que não seja mais possível fazer alguma coisa para reverter esta situação nesta prova. 

Em suma, o FC Porto perdeu nos minutos finais de um jogo em que podia e devia ter segurado, pelo menos, um ponto deste jogo. Segue-se o campeonato. Vamos Porto!