segunda-feira, 15 de julho de 2019

Carta Aberta a Iker Casillas


Caro Iker,
Sou uma adepta do FC Porto que em 2015 foi surpreendida com a notícia “Casillas no FC Porto”. Quando consegui assimilar a grande contratação portista só conseguia sentir grande orgulho por um atleta com um currículo fantástico, que podia ter ido jogar para qualquer lugar do mundo, ter escolhido o meu, nosso, FC Porto para continuar a carreira após sair do seu Real Madrid. Quanto prestígio o FC Porto ganhou com esta opção.
Na altura, caro Casillas, muitos diziam que o FC Porto tinha feito uma má contratação, porque o Iker só vinha para o porto passar o tempo à espera da reforma. Críticas claramente exageradas e rapidamente contrariadas, porque mesmo na primeira época, fase de adaptação a um novo clube e a uma nova cidade, que acredito não tenha sido nada fácil, o Iker mostrou em cada jogo que não estava aqui para passar o tempo e sim para ser uma mais-valia para o FC Porto. Para além disso, com o tempo percebia-se claramente que a cidade do Porto já o tinha conquistado e que já tinha ocupado um cantinho especial na vida de alguém que de repente já defendia o FC Porto como qualquer um de nós.
A cada jogo tranquilizava-me o facto de saber que a baliza do FC Porto estava em boas mãos. E, caro Iker, a cada renovação de contrato crescia o orgulho em continuar a ter na baliza do FC Porto um craque que, acredito, continuava a poder ir jogar para qualquer lugar e que ainda assim preferia continuar a vestir de azul e branco.
Por isso em março fiquei, obviamente, feliz com a renovação de contrato que abria, claramente, a possibilidade de termos guarda-redes até aos 40 anos, enquanto o Diogo Costa poderia crescer tranquilamente até à responsabilidade de defender a baliza portista nos grandes jogos (sei, talvez ambos sabemos, que ele será capaz disso o mais breve possível).
Mas depois veio o dia 1 de maio e aquela notícia: “Casillas sofreu um enfarte”. A notícia que demorei muito tempo a assimilar. Perante esta situação surgia-a questão: irá o Iker continuar a jogar? Confesso que imaginei que não, porque meu caro Casillas, a vida é muito mais importante do que qualquer carreira desportiva ao mais alto nível. Mas também calculei que essa seria uma decisão para tomar com tempo e que o FC Porto respeitaria esse tempo. Até porque, caro Iker, sabia que o meu, nosso, FC Porto iria arranjar uma solução caso a decisão fosse a de não continuar a jogar.
Por isso hoje não foi com surpresa que recebi a notícia de que o FC Porto irá contar com um grande profissional a desempenhar outras funções (assegurar a ligação entre a equipa, a equipa técnica e o clube) enquanto recupera do problema de saúde que, naturalmente, o impede de defender as nossas redes. Estou certa que desempenhará as novas funções com a mesma competência e profissionalismo que defendeu a baliza azul e branca. E mais uma vez fico feliz e orgulhosa por o meu, nosso, FC Porto ter o privilégio de continuar a contar com um profissional experiente que cujos conhecimentos e os conselhos serão, por certo, uma mais-valia para os jogadores, os novos e os que já cá estavam.
Por isso, força Iker e boa sorte neste novo desafio! Seja em que função for, Somos Porto!



Sem comentários: