sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Antevisão da 9ª Jornada da Iliga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 9ª jornada da Iliga, frente ao Tondela.

 

““A NOSSA VERDADEIRA CHAMPIONS É O CAMPEONATO”

Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Tondela da nona jornada da Liga (sábado, 20h30)

Garantida a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto volta a centrar atenções no campeonato, cuja nona jornada reserva uma receção ao Tondela, no Estádio do Dragão (sábado, 20h30, Sport TV). Na antevisão do desafio com os tondelenses, Sérgio Conceição reconheceu que os azuis e brancos vão ter que “trabalhar e ser uma equipa forte” para saírem vitoriosos. À entrada para esta jornada, o FC Porto é quarto classificado, com 16 pontos, menos seis do que o Sporting, enquanto o Tondela segue na 14.ª posição, com oito.

Mais um jogo difícil de campeonato

“É mais um jogo de campeonato e vamos ter de ser uma equipa forte para ganhar. Temos mais bolas nos ferros do que os golos marcados pelo Tondela, mas vamos ter que trabalhar e ser uma equipa forte em todos os momentos do jogo, a defender e a atacar. O Tondela é uma equipa que gosta de jogar, é uma equipa positiva, e vamos ter que ser uma boa equipa para ganhar amanhã.”

O Tondela de Pako Ayestarán

“Há comportamentos padrão que são bem visíveis na equipa do Tondela. Há coisas que o treinador vai mudando e também houve situações de jogadores que mudaram de posição em relação ao que estavam habituados a fazer. Estamos atentos a todos os comportamentos em todos os jogos. É um trabalho exaustivo e por isso é que temos muita gente a trabalhar nisso. Independentemente do pouco tempo que ele tem no comando do Tondela, há comportamentos padrão.”

Um adversário mais defensivo?

“No ano passado também defrontámos equipas com linhas de cinco, mas cada equipa tem a sua dinâmica. A dinâmica muda consoante as características dos jogadores. Dentro dessas equipas, é importantes perceber o onze inicial para olharmos para as individualidades. Acho que amanhã vamos apanhar um Tondela que terá dois laterais ofensivos, mas vamos ver. Conhecemos bem as individualidades e a dinâmica coletiva do Tondela.”

O desgaste dos jogadores

“Temos que olhar para o desgaste dos jogadores, mas essa gestão nunca é feita a pensar num outro jogo. Olhamos para o momento dos jogadores e avaliamos a componente física, que é muito importante, mas depende da estratégia para o jogo. Olhamos também para aquilo que é o historial recente de cada um dos atletas e percebemos quem pode estar mais em risco. O Luis Díaz era um jogador em risco no jogo com o Manchester City, mas poderão estar outros.”

Tecatito Corona em dúvida

“Ainda não sei se vai estar disponível, mas está convocado. É um traumatismo na perna, uma lesão que melhora substancialmente com o passar das horas, mas vamos ver. Não vai ser fácil, mas estamos aqui para avaliar isso e fazermos o melhor onze para sermos uma equipa forte e ganhar o jogo.”

Palavras mal interpretadas

“Um dos passatempos preferidos de algumas pessoas é interpretar mal as palavras do Sérgio Conceição. Toda a gente sabe que prefiro ganhar 1-0 do que 4-3, pois gosto sempre de uma boa organização defensiva. É a base para ganhar jogos. O Manchester City faz seis faltas em média na Premier League, mas contra nós fez 13 ou 14. Já treinei equipas que defrontaram outras com orçamentos muito superiores e sempre privilegiei a organização defensiva, mas isso não quer dizer que provoque o tal antijogo. Isso é diferente. Nunca critiquei um colega meu por jogar com dez jogadores a defender em cima da área. Se alguém arranjar uma declaração minha a dizer isso, dou um milhão de euros. Nunca critiquei a estratégia mais ou menos defensiva das equipas, por isso não se digam nem escrevam barbaridades. Só falei daquela forma no final do jogo com o Manchester City porque falaram mal da nossa estratégia.”

O campeonato é o objetivo principal

“São competições diferentes. Amanhã é uma competição que é a principal para nós e temos que dar uma resposta de acordo com o que disse antes do jogo com o Santa Clara. A nossa verdadeira Champions é o campeonato. Este é o jogo mais importante para nós, por ser o próximo e por ser a principal competição para nós.”

As receitas europeias nas últimas épocas

“É uma consequência de bons resultados, nomeadamente na Liga dos Campeões. Estou aqui para isso, para trabalhar dessa forma. Não sou diretor financeiro e não penso nisto ou naquilo em relação ao dinheiro. O meu trabalho é ganhar jogos e potenciar jogadores. Fico contente porque dá alguma estabilidade ao clube e neste momento que atravessamos é sempre importante. A Liga dos Campeões é fundamental para os clubes nesse sentido.”

FC Porto, Benfica e SC Braga em frente na competições europeias

“Da mesma forma que congratulo a passagem do Benfica na Liga Europa, também congratulo a do SC Braga, porque tem feito um trajeto fantástico num grupo nada fácil. As equipas portuguesas estão de parabéns.”

Consistência defensiva a melhorar

“Tem a ver com tudo o que trabalhamos aqui. Quando falamos do processo defensivo, temos que olhar para a equipa, para a forma como pressionamos, como condicionamos o adversário, se somos eficazes nesse momento, como transitamos de uma situação ofensiva para o processo defensivo, etc. São situações que trabalhamos em todos os diferentes setores, pois é um trabalho coletivo e começa nos da frente. Podemos olhar para o guarda-redes ou para a linha defensiva e por vezes não olhamos para a origem do problema, que pode estar no meio-campo ou no ataque. Temos vindo a melhorar e isso é um sinal de que os jogadores têm trabalhado bem, mas não festejamos momentos em que não sofremos, festejamos vitórias e títulos. A consistência defensiva é importante para a equipa ganhar mais vezes e conseguir os tais títulos que queremos.”

Marega e Taremi são compatíveis?

“Se estiverem os dois bem, em forma, e o adversário pedir um jogador mais refinado no último terço e outro a abrir espaços, obviamente que sim, mas depende da estratégia para o jogo e do momento de forma deles. O Toni Martínez e o Evanilson também são compatíveis, tal como o Luis Díaz com algum destes. São compatíveis, claro que sim.”

Um painel com Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Carlos Carvalhal

“Dependia do tema, mas acredito que falaríamos de futebol e não do futebol. Há muitas coisas que são comentadas e acredito que tenham algum impacto em termos de audiências, mas quem gosta verdadeiramente de futebol quer saber porque jogou este e não aquele, porque é que se fez esta ou aquela substituição, porque é que se montou aquela estratégia, etc. Depois há o que gravita à volta do futebol e há quem goste de ouvir umas pessoas a dizer uns disparates. Mas um painel com Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Carlos Carvalhal devia ser engraçado.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Marchesin; Manafá; Mbemba, Sarr e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Nakajima, Taremi e Marega.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; rigoroso; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: