quarta-feira, 3 de março de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting de Braga 3

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta o FC Porto recebeu o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Pepe, Mbemba e Sarr; Grujic, Uribe, Otávio, Corona, Luis Diaz e Marega.

O FC Porto entrou mal em jogo e o Sporting de Braga aproveitou da melhor forma. Ao minuto 10, os minhotos colocaram-se em vantagem. Ao minuto 15, o Braga aumentou a vantagem no marcador. Pouco depois, os visitantes ficaram perto do terceiro golo, negado pela barra da baliza hoje à guarda de Diogo Costa. A perder por 0-2, Sérgio Conceição mexeu na equipa, fez entrar Zaidu e Taremi para os lugares do lesionado Mbemba e Grujic. E, ao minuto 29, os visitantes voltaram a marcar. Os Dragões, finalmente reagiram e,. ao minuto 31, Otávio reduziu a desvantagem no marcador.

No segundo tempo, o FC Porto foi com tudo para cima do Braga à procura dos golos que desfizessem a desvantagem. Foi muito o caudal ofensivo, mas faltou acerto no momento certo. Ao minuto 75, Marega, fez o segundo golo. A esperança estaria mais perto de ser renovada, não fosse o guarda-redes bracarense ter impedido o terceiro golo portista.

Com este resultado o FC Porto fica fora da final da Taça de Portugal.

 

2 – Análise

 

Vinha da 1ª mão da eliminatória um empate a 1, num jogo polémico. O FC Porto sabia que tendo empatado em casa do Braga tinha vantagem, mas também sabia que os minhotos não iam facilitar. E não facilitaram, ao contrário dos azuis e brancos. Os Dragões fizeram uma primeira meia hora péssima, a equipa não pode entrar tão desconcentrada e o Sporting de Braga aproveitou para fatorar. Sarr a lateral esquerdo, já se percebeu que não dá. Percebo que naturalmente seja necessário gerir o esforço de Zaidu, mas mais vale passar o Manafá para a esquerda - mesmo não sendo a melhor posição do lateral - e colocar Nanu à direita. De repente estávamos a ver o filme do jogo frente ao Boavista a repetir-se… Depois boa reação, mas tanto caudal ofensivo não pode dar só 2 golos, não pode. O mister fez o que tinha a fazer, colocou  em campo todas as possibilidades de ataque, mas infelizmente não deu o resultado que todos nós esperávamos e desejávamos. Tenho de destacar Otávio e Marega, os golos não serviram para desfazer a desvantagem, mas foram importantes. Três notas: Taremi nos últimos dois jogos parece desligado, rapaz, a equipa precisa de ti… Sérgio Oliveira, depois que falhou a grande penalidade, parece estar com a pontaria desafinada, rapaz, tens de ultrapassar isso rápido. Por fim, é certo que o FC Porto perde este jogo por incompetência defensiva na primeira meia hora de jogo e por falta de eficácia no ataque no segundo tempo. Mas não podemos esquecer o que se passou na 1ª mão, em que o FC Porto não pôde contar com Corona (expulso no jogo anterior para o campeonato, injustamente) e viu Luis Diaz ser expulso num lance de bradar aos céus, a somar à expulsão de Uribe. O desfecho da 1ª mão poderia ter sido outro se os Dragões não tivessem, erradamente, ficado reduzidos a 10 e, naturalmente, o desfecho da eliminatória também poderia ter sido diferente.

Em suma, a derrota neste jogo significou a eliminação de uma prova que era um dos objetivos da época para o FC Porto. A equipa tem de aprender rapidamente com os erros e não repeti-los nos próximos jogos. É hora de refletir, perceber, mais uma vez, o que não foi bem feito e seguir em frente, porque não há tempo para chorar sobre o leite derramado. Agora é focar no campeonato e na deslocação a Barcelos que, não vai ser nada fácil. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: