domingo, 5 de fevereiro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vizela 0

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto recebeu o Vizela, em jogo a contar para a 19 jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Wendell; Uribe, Grujic, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson.

Na primeira parte, houve poucas oportunidades de golo. Uribe foi o primeiro a tentar a sorte, mas não acertou no alvo. Depois foi o outro médio, Grujic, a tentar, mas também falhou a pontaria. Mais tarde João Mário atirou a rasar um dos postes da baliza. Até que ao minuto 41, Pepê colocou os Dragões em vantagem.

No segundo tempo, os Dragões insistiam em não conseguir encontrar o caminho para a baliza adversário, portanto sem criar perigo, enquanto que do outro lado do campo, o Vizela tinha vontade de procurar contrariar o rumo do jogo, mas também sem criarem real perigo para a baliza à guarda de Diogo Costa. Até que ao minuto 86, Taremi fez o segundo golo que deu tranquilidade ao resultado dos Dragões.

Com este resultado o FC Porto soma 45 pontos e está a 8 pontos da liderança, com menos 1 jogo.

 

2 – Análise

 

Este jogo foi preparado em condições muito específicas. Eustáquio e Otávio estão lesionados, Bernardo Folha foi expulso na jornada passada, Grujic era uma dúvida e Bruno Costa está com a equipa B. O que significava dores de cabeça e improviso a meio campo. Sempre tive a certeza de duas coisas: com mais ou menos improviso, o FC Porto ia entrar em campo com 11 e Pepê iria assumir a posição de Otávio. E não me enganei. Até nem foi necessário muito improviso no meio campo, já que Grujic recuperou. E tal como deduzi, eu e mais uns quantos, Pepê assumiu a posição de Otávio. Para além disso, sabia-se que Sérgio Conceição e Vítor Bruno iriam estar de fora por castigo. Também aqui sem problema, alguém iria assumir a função com toda a competência.

Mas para além de tudo isto, não se esperava um jogo fácil. E, de facto, não foi. O Vizela entrou determinado em anular a estratégia portista e o FC Porto procurava encontrar soluções, mas sem grande clarividência. Resultado? Um jogo pouco interessante em que o mais importante foi, sem dúvida, os três pontos que, neste momento são importantes para correr atrás do prejuízo de estar no segundo lugar. Deste jogo destaco Pepê e Taremi, pelos golos.

Em suma, uma vitória importante num jogo difícil. Segue-se, no meio da semana, a Taça de Portugal. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: