terça-feira, 27 de junho de 2023

Sobre a Época 2022-2023

Depois de refletir sobre o plantel e sobre Sérgio Conceição, é chegado o momento de refletir sobre o que foi a época 2022-2023. 

 

SuperTaça

A época iniciou com o FC Porto a vencer o Tondela por 3-0 e a erguer a 23ª SuperTaça.

 

Liga dos Campeões 

A fase de grupos começou muito mal para o FC Porto, primeiro com uma derrota em casa do Atlético de Madrid e depois com uma pesada derrota caseira frente ao Club Brugge. Com tão má entrada na prova parecia que a passagem aos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu estava comprometida. Mas como no Dragão não há impossíveis, o FC Porto somou 4 vitórias em 4 jogos, em casa frente ao Bayer Leverkusen, fora contra os alemães, em casa do Club Brugge e no Dragão frente ao Atlético de Madrid. Com estes resultados o FC Porto conseguiu garantir uma vaga nos oitavos de final. 

No sorteio dos oitavos de final calhou aos Dragões o Inter de Milão. O FC Porto até fez dois bons jogos, mas pecou na finalização e não conseguiu eliminar os italianos da prova. 

Ficou a sensação que os Dragões podiam ter chegado mais longe na Liga dos Campeões. 

 

Taça da Liga: 

Finalmente a Taça da Liga veio para o Museu do FC Porto! Na prova os Dragões defrontaram o Mafra, desportivo de Chaves, o Vizela e o Académico de Viseu. Na final os Dragões defrontaram o Sporting, venceram por 2-0 e ergueram a primeira Taça da Liga do palmarés.

 

Taça de Portugal: 

Anadia, Mafra, Arouca, Académico de Viseu e Famalicão, foram as equipas que se cruzaram com o FC Porto no caminho até à final da Taça de Portugal. Na final, no Jamor, os Dragões defrontaram o Sporting de Braga, venceram por 2-0 e ergueram a 19ª Taça de Portugal da sua história.

 

Campeonato nacional: 

Ponto prévio, o FC Porto não foi campeão em parte por culpa própria, por ter perdido pontos em jogos em que foi muito ineficaz. Mas por outro lado não podemos ignorar os erros de arbitragem que existiram. 

A primeira volta foi mais instável que a segunda, embora nesta muitas vezes com jogos pouco interessantes e demasiado sofridos, na maior parte das vezes sem necessidade, porque bastaria mais eficácia para resolver os jogos de forma mais tranquila. Ainda assim, foi muito positivo o facto do FC Porto ter lutado até ao último jogo pelo campeonato. Quando os Dragões entraram na Luz a 10 pontos de distância da liderança e sabendo que perdendo esse jogo a distância aumentaria para 13 pontos, o que fazia com que o campeonato ficasse entregue com tanto para jogar. Foi inevitável não temer este cenário, embora acreditasse que a equipa iria procurar fazer tudo para o evitar. E evitou. Considero que o FC Porto perdeu este campeonato em casa, quando perdeu com o Gil Vicente.

O campeonato é o principal objetivo do FC Porto, não conseguir vencer nunca é positivo, mas levar a luta pelo título até ao final foi uma prova de resistência, de querer e garra que todos sabemos e reconhecemos nos Dragões.

 

Vencer 3 em 4 provas internas só pode ser positivo. Ainda que o campeonato, o principal objetivo, tenha escapado. 

Mas não posso deixar de questionar: terá o mundial, realizado no meio da época, prejudicado o desempenho do FC Porto (e não só), por um lado com o surgimento de lesões tanto em jogadores que participaram na prova, como em jogadores que não participaram, mas também no que se refere ao ritmo de jogo, por um lado com muitos jogos numa fase inicial e por outro lado alterações de ritmo durante a prova. Na minha perspetiva o mundial a meio da época foi prejudicial.

 

Que a próxima época seja melhor que esta em termos de exibições, mas tão produtiva a nível de conquistas. 

 

 

 

Sem comentários: