sábado, 3 de janeiro de 2026

Antevisão da 17ª Jornada da ILiga

        1 - Aqui está a antevisão da 17ª jornada da ILiga, frente ao Santa Clara. 


“O DESEJO QUE TEMOS NÃO NOS PERMITE RELAXAR OU BAIXAR O NÍVEL”

Francesco Farioli perspetiva um “grande desafio” frente ao Santa Clara (domingo, 18h00)

O FC Porto desloca-se aos Açores para medir forças com o Santa Clara no primeiro jogo de 2026 (domingo, 18h00, Sport TV1) e Francesco Farioli perspetiva “um grande desafio” contra um adversário que “fez uma campanha fantástica na época passada e continua a fazer um grande trabalho esta temporada”. No início de “um mês muito atarefado, com vários jogos importantes para diferentes competições”, o técnico italiano espera ver uma equipa “focada no próprio caminho, com vontade de melhorar” e com “a mentalidade e o desejo de quem tem 15 pontos de desvantagem”. 
Ciente de que “as coisas mudam muito rápido no futebol”, Francesco Farioli reforçou a importância de “manter a consistência” e “os pés bem assentes na terra” para dar continuidade aos “bons resultados e exibições”. “O desejo desta equipa não nos permite relaxar ou baixar o nível”, rematou um treinador “totalmente comprometido com o FC Porto” e para quem “orientar um Clube desta dimensão é um privilégio”. 
Foco total no Santa Clara
“Este mês vai ser muito atarefado. Vamos ter vários jogos importantes para diferentes competições, mas a verdade é que o nosso foco está voltado apenas para o jogo de amanhã. Depois teremos 10 dias para preparar o próximo jogo. Amanhã vamos defrontar uma equipa que fez uma campanha fantástica na época passada e que este ano continua a fazer um bom trabalho. Jogar em casa deles vai ser mais complicado, não só pelo estado do relvado ou pela meteorologia, mas pelo trabalho que eles têm vindo a desenvolver. Temos de estar bem preparados e mentalizados para um grande desafio que temos de abordar da melhor forma.”
As contas fazem-se no fim
“Nunca vi ninguém a celebrar um campeonato em janeiro. Estamos focados no nosso caminho e naquilo que temos de fazer. Quero que a equipa entre em campo com a mentalidade e o desejo de quem tem 15 pontos de desvantagem e com vontade de melhorar. Essa é a nossa maior motivação. Não podemos fazer grandes contas porque o caminho é longo. Estamos focados no jogo de amanhã e temos de dar a máxima atenção ao Santa Clara, que é uma equipa que está a fazer um bom trabalho.”
Dragão de corpo e alma
“Claro, não há dúvidas disso. Se analisarem as minhas últimas experiências, percebem que eu não abandono projetos a meio. Não o fiz no OGC Nice, nem no Ajax, e aqui no FC Porto acredito que há uma ligação ainda mais profunda com a Direção. Do meu lado, estou totalmente comprometido com o Clube. Pela primeira vez na minha vida, tenho a sensação de que posso acrescentar algo mais e continuar a construir. Estou feliz por ter a oportunidade de orientar um Clube desta dimensão e não valorizo esse ruído.
O empate do Sporting
“Não sentimos uma motivação extra por isso. A nossa motivação é o nosso próprio caminho e as coisas que ainda temos de fazer. Sabemos que se quisermos festejar em maio, temos de manter este ritmo e estar focados no nosso caminho. É esta a nossa mentalidade e a forma como queremos encarar o jogo de amanhã.”
Mercado de inverno
“O mercado de inverno é sempre complicado porque pode surgir uma oferta muito boa à última da hora e temos de estar preparados. Todos os jogadores estão felizes por jogar aqui e querem continuar. Estamos na mesma página, temos os mesmos desejos e ambições. Se chegar alguma proposta, eu espero que os meus jogadores não atendam o telemóvel. Neste momento só posso afirmar que o Pedro Lima vai voltar para o Wolverhampton, porque eles o chamaram de volta. Fez um bom trabalho, demonstrou uma grande atitude e eu desejo-lhe o melhor para esta nova etapa.”
Estado de alerta
“A experiência que tanto eu como o FC Porto tivemos na época passada serviu para entendermos que as coisas mudam muito rápido. É por isso que eu tento sempre manter os meus atletas com os pés bem assentes na terra. As coisas mudam muito rápido, especialmente nesta Liga em que os três primeiros classificados estão a dar tudo. A consistência é muito importante e pode ser decisiva. Temos de continuar com esta mentalidade para sermos melhores todos os dias. Esta equipa treina com muita intensidade e desejo, como vimos no treino aberto, e apesar de isso não garantir as vitórias, sabemos que nos aproxima do sucesso.”
A diferença pontual
“O nível de desejo desta equipa não nos permite relaxar ou baixar o nível. Não estou assustado com isso, porque sei que a equipa tem muita maturidade.”
Alterações no plantel
“É melhor falarmos sobre o mercado amanhã depois do jogo, porque teremos mais tempo. Estou feliz com os meus jogadores e gostava que eles continuassem. Temos alguns lesionados e precisamos de gerir estas situações da melhor forma. O Thiago Silva chega nas próximas horas e vai tentar ajudar a equipa da melhor forma. Estamos alinhados com o presidente e vamos explorar algumas opções que nos permitam melhorar tecnicamente, mas tendo sempre em conta que a estabilidade da equipa é o mais importante e vem acima de qualquer individual. Quem vestir a camisola do FC Porto tem de estar ciente do ambiente que vai encontrar.”
Os jogos do Sporting nos Açores
“Analisámos esses dois jogos, mas também analisámos muitos outros. O estado do relvado vai ser um fator a ter em conta, assim como a meteorologia, mas mais do que isso temos de estar concentrados nos detalhes que nos podem ajudar a fazer uma boa prestação. Temos de respeitar o clube e um treinador que tem feito um trabalho notável. Jogar nos Açores não será fácil, mas também não será fácil defrontá-los no Dragão. Vamos encará-los com respeito.”
Os últimos a entrar em campo
“Jogamos na Liga Europa, é por isso que jogamos mais tarde.”
A arbitragem
“Queremos abordar o jogo sem esse receio. Vamos para o campo para jogar. Já falei demasiado sobre arbitragem. Estamos focados no jogo e no adversário e esperemos que o jogo seja justo para ambas as partes.”
As palavras de José Mourinho e Rui Borges
“Concordo com o mister José Mourinho, o que temos feito é extraordinário, no que diz respeito aos resultados, às exibições e à consistência, mas isso obriga-nos a manter os pés bem assentes na terra. Nestes seis meses conseguimos reverter uma desvantagem de 29 pontos contra o Sporting, se tivermos em conta, as últimas duas temporadas. Estamos na corrida e queremos competir ao máximo. A nossa prioridade é continuar a trabalhar com paixão e desejo de ser melhor a cada dia. A época é longa, estamos inseridos em várias competições, por isso temos de continuar a encarar jogo a jogo e o de amanhã vai ser complicado.””


Retirado do site oficial do FC Porto


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Pablo Rosario, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Pepê e Samu


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto!




Sem comentários: