quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Sobre Sérgio Conceição

J            á escrevi sobre o plantel, agora vou escrever sobre o mister.

Sérgio Conceição avançou para esta época, por certo, consciente das dificuldades que iria enfrentar ao longo da mesma. A primeira delas, garantir a presença na Liga dos Campeões, algo que a equipa não conseguiu concretizar. Para além disso, tinha como grande objetivo reconquistar o título de campeão nacional que na época anterior tinha fugido aos Dragões. Mas a meio da época atingir este objetivo parecia uma missão impossível. 


Nem sempre Sérgio Conceição terá tomado as melhores decisões. Outras vezes nós adeptos não as percebemos ou não concordamos com elas. Mas a verdade é que nós somos meros adeptos de bancada a quem é fácil escalar um 11 e definir substituições. Mas é Sérgio Conceição quem está diariamente com os jogadores e é ele quem sabe quem está em melhores condições, físicas e psicológicas, para enfrentar cada desafio. 


Sim, deu um murro na mesa no final da final da Taça da Liga, que terá feito soar os alarmes (pelo menos lembro-me que fiquei em alerta e a pensar que a porta de saída estava mais próxima). Felizmente não foi isso que se passou. Hoje sabe-se que nessa altura recebeu mensagens menos simpáticas por parte de alguns adeptos descontentes com as prestações da equipa. Depois disso, Sérgio Conceição teve o mérito de manter a crença que era possível chegar ao título, mesmo quando parecia impossível. Conseguiu transmitir essa esperança aos seus atletas e mantê-los unidos, motivados e focados, mesmo quando o campeonato parou durante 3 meses, para que lutassem dentro do campo pelo título de campeão Nacional. Por isso, o mérito deste título é de Sérgio Conceição, porque se o mister desistisse de acreditar, não teríamos festejado o título de campeão nacional, nem a conquista da Taça de Portugal. 


Obrigada mister por ser um de nós e por não virar a cara à luta, mesmo contra tudo e contra todos. E quanto aos que o criticaram, estou certa que entretanto já se arrependeram das críticas e que festejaram a dobradinha tanto quanto os que estiveram sempre ao lado do treinador e da equipa. 


Como não tenho dúvidas que Sérgio Conceição vai continuar a treinar o FC Porto, a missão para a próxima época não se avizinha fácil, mas o mister tem garra e fibra suficiente para enfrentar, outra vez, as dificuldades. A começar por reconstruir o plantel; transmitir, outra vez, a sua ideia de jogo; transmitir aos novos os valores do clube… e continuar a lutar contra tudo e contra todos. 



            

Sem comentários: