segunda-feira, 27 de maio de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

    Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol 

Equipa principal: 

No domingo, 26 de maio, o FC Porto defrontou o Sporting, em jogo a contar para a final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1, com os golos portistas a serem apontados por Evanilson e Taremi. 


Júniores A 

No sábado, 25 de maio, os sub19 deslocaram-se ao terreno do Farense, em jogo a contar para a 14ª jornada da fase de Apuramento do Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 4-0. 


Júniores C: 

No sábado, 25 de maio, os sub15 receberam o Tondela, em jogo a contar para a 15ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 6-0, com os golos portistas a serem apontados por Rodrigo Gonçalves, João Fernandes, Gustavo Guerra, João Tavares, João Miranda e João Matos. 


Andebol: 

No sábado, 25 de maio, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase final do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 35-33. 


Hóquei: 

Na quarta, 22 de maio, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Riba d’Ave, no 2º jogo dos quartos de final do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-5. 


Basquetebol: 

Na terça, 21 de maio, o FC Porto recebeu a Ovarense, no 1ª jogo das meias finais do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 70-73. 

Na quinta, 23 de maio, o FC Porto recebeu a Ovarense, no 2ª jogo das meias finais do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 77-60. 

No domingo, 26 de maio, o FC Porto deslocou-se ao terreno da Ovarense, no 3ª jogo das meias finais do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 83-86. 


domingo, 26 de maio de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 1

1 – Crónica

 

Na tarde deste domingo, o FC Porto defrontou o Sporting na final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.

A primeira parte foi muito dinâmica. Pertenceu ao FC Porto a primeira oportunidade de criar perigo, protagonizada por Evanilson. Do outro lado do campo, ao minuto 19, o Sporting colocou-se em vantagem no marcador. O FC Porto não demorou a reagir e, ao minuto 26, Evanilson repôs a igualdade no marcador. Minutos depois, Francisco Conceição, na cobrança de um livre direto (lance que resultou na expulsão de um jogador do Sporting) fez a bola passar próximo da baliza dos leões. O Sporting procurava responder através de lances de bola parada, onde Diogo Costa foi dizendo presente e afastando o perigo. Mesmo antes do intervalo, Evanilson atirou por cima.

No segundo tempo, o Sporting, pouco depois do recomeço, criou perigo, novamente de bola parada, mas, mais uma vez, estava lá Diogo Costa. Do outro lado do campo, em superioridade numérica, o FC Porto foi aumentando a pressão e os leões iam afastando o perigo. Ao minuto 72, Francisco Conceição atirou por cima, tal como voltaria a acontecer minutos depois. Ao minuto 86, Wendell tentou a sorte na conversão de um livre, sem sucesso. Com o empate a persistir ao fim de 90 minutos, surgiu o prolongamento.

Na primeira parte do prolongamento, pertenceu ao FC Porto e a Evanilson a primeira oportunidade de perigo, negada pelo guarda-redes contrário. Ao minuto 96, o guarda-redes do Sporting abalroou Evanilson, grande penalidade assinalada que Taremi se encarregou de converter no segundo golo dos azuis e brancos.

Na segunda parte do prolongamento o FC Porto procurou controlar o jogo e afastar o perigo da sua baliza.

Com esta vitória o FC Porto conquista a Taça de Portugal.

 

2 – Análise

 

É nossa! A Taça de Portugal é nossa! Numa época difícil, muito difícil, a Taça de Portugal vai para o Museu do FC Porto! É, Varandas, o Sporting não rebentou o FC Porto! Já deviam ter aprendido que atacar o FC Porto funciona como combustível, sempre! Mas nunca aprendem! Nunca!

Sobre o jogo. Uma final nunca é fácil, menos ainda quando envolve dois grandes e, por isso, esperavam-se dificuldades. O FC Porto encarou o jogo com garra, motivação, ambição, rigor, empenho, competência, confiança; foi uma equipa inteligente, concentrada, sólida, solidária, unida. E só ficou a faltar marcar o segundo golo mais cedo, oportunidades não faltaram, antes de evitar o prolongamento. Nós adeptos, mais uma vez, precisamos ter nervos de aço  para lidar com a dificuldade do ataque em concretizar e quando o perigo se aproximou da nossa baliza, aí valeu muito Diogo Costa. No final, no final sorrimos nós portistas! No final a Taça, a primeira do Presidente Villas-Boas e a última do Presidente Pinto da Costa foi levantada pelo nosso jovem capitão Pepe e vai direitinha para o nosso Museu! Deste jogo, pelos golos, destaco Evanilson e Taremi (obrigada por tudo e tantos golos) mas também destaco Diogo Costa que esteve lá quando a equipa precisou dele a dar toda a segurança que a nós adeptos funciona como tranquilizador.

Em suma, foi uma vitória justa num bom jogo. Obrigada FC Porto! Obrigada Sérgio Conceição! Obrigada equipa por esta Taça que torna esta época um pouco menos amarga!

 

 

sábado, 25 de maio de 2024

Antevisão da Final da Taça de Portugal

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da final da Taça de Portugal, frente ao Sporting.

 

““SOMOS UM CLUBE QUE VIVE DE TÍTULOS”

Sérgio Conceição antevê “um jogo competitivo e difícil” frente ao Sporting (domingo, 17h15)

Pela terceira vez consecutiva e pela quarta vez nos últimos cinco anos, a época azul e branca vai terminar quando cair o pano sobre mais uma edição da Taça de Portugal. A partir das 17h15 deste domingo, no Jamor (RTP1), FC Porto e Sporting discutem a final da prova rainha, um jogo que Sérgio Conceição projeta como “competitivo, difícil, frente a uma equipa que não perde desde março” que tem sido “extremamente bem orientada” por “um treinador com qualidade” que “está de parabéns” e “vai ter um futuro brilhante”.

Frente a um grupo de “jogadores fortes individual e coletivamente” que o obrigou a “antecipar cenários e perceber o que se pode encontrar antes e durante” a partida, o treinador portista orientou o trabalho “de forma a ganhar um jogo que pode ter prolongamento e penáltis” e que “pode valer mais um título importante para o clube”.

“Diogo Pinto, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Nuno Santos, Hjulmand, Morita, Pote, Trincão e Gyökeres” são os onze adversários que Sérgio Conceição espera encontrar de início num clássico que “deve ser vivido com paixão e brilho no olhar”, porque “a determinação é elevada pelo ambiente de final” e porque “cada um tem que dar o melhor” sempre "em prol do clube”. “Ambição muito grande”, “intensidade e agressividade” são valores inegociáveis para quem defende o brasão abençoado.

“O Pepe tem evoluído de uma forma muito positiva, mas infelizmente não poderá dar o seu contributo. Vai jogar outro jogador no lugar dele, com o Pepe sempre a dar força e a ser um líder tanto dentro como fora do campo”, revela o técnico mais “atento às declarações de quem está na folha e é interveniente direto” do que “às outras pessoas que não fazem parte da ficha de jogo”.

Ao cabo de “sete anos de muita dedicação, paixão, trabalho e sacrifício para poder ganhar quase tantos troféus como os dois rivais juntos”, Sérgio Conceição encara a final da prova rainha “focado e concentrado como se fosse a primeira”, pois “o passado é história” e “o título mais importante” é o que pode fazer dele o único a conquistar quatro Taças de Portugal pelo mesmo clube.

Questionado sobre a situação contratual, explicou que “o futuro não está dependente de conversas”. “Se sair é com um sentimento de gratidão e dever cumprido. Estive à altura da exigência do FC Porto”, acrescenta quem recuperou “a hegemonia do futebol português” e considera que “o contrato não faz o jogador nem o treinador”: “Se sair saio com a mesma dignidade com que entrei e vou embora sem levar um tostão”.

O adversário deste domingo pode descrever-se como “uma equipa com muita largura que ataca a profundidade com facilidade e difícil de contrariar, com muitas nuances que dificultam a vida aos adversários” e que “tem muita vontade de fechar o ano da melhor forma”. “Mas nós temos muita vontade de beber duas cervejinhas no final para comemorar”, alerta o timoneiro seguro de que “quando se defronta os melhores sai-se sempre a ganhar”.

“A pressão faz parte do jogo e das equipas que estão habituadas a ganhar”, relembra quem transmite “conselhos, duras e ajustes diários aos jogadores” e está “feliz pelo Francisco, pelo Pepe, pelo Diogo e por todos os convocados para as seleções”. Em vésperas do “jogo do gato e do rato” que Fábio Veríssimo irá ajuizar, Sérgio Conceição só tem uma certeza: “Nós somos Dragões”.”

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Cláudio Ramos; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; coeso; confiante; concentrado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; determinado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

     Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol 

Equipa principal: 

No sábado, 18 de maio, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 34ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1, com golo de Galeno.


Equipa B 

Na sexta, 17 de maio, o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 34ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 5-2, com os golos portistas a serem apontados por Romain Correia e um autogolo. 


Júniores A 

No sábado, 18 de maio, os sub19 receberam o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 12ª jornada da fase de Apuramento do Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A. No final do encontro verificou-se um empate a 3, sendo os golos portistas apontados por Mariano Regal e dois autogolos.


Andebol: 

No sábado, 18 de maio, o FC Porto recebeu o ABC, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase final do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 34-25. 


Hóquei: 

No sábado, 18 de maio, o FC Porto recebeu o Riba d’Ave, no 1º jogo dos quartos de final do play-off do campeonato nacional. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-3.


Basquetebol: 

Na segunda, 13 de maio, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Imortal, no 2ª jogo dos quartos de final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 66-82.