segunda-feira, 14 de março de 2011

Análise: União de Leiria 0 – FC Porto 2

Só faltam duas vitórias!
O FC Porto deu hoje mais um passo rumo ao objectivo principal, a conquista do campeonato. Não gostei muito do jogo, até porque não foi uma partida agradável,; em parte devido as marcas que a viagem e o jogo no sintético na Rússia deixaram nos atletas portistas; mas também devido a posição da equipa de Leiria em campo, que diga-se favoreceu muito pouco o futebol. Mais uma vez esteve bem André Vilas Boas não só ao trocar algumas pedras do xadrez azul e branco, mas também nas mudanças tácticas que fez a meio campo. Foi preciso esperar pelo segundo tempo para que os dragões activassem o marcador, Guarin, à “bomba”, desbloqueou a muralha defensiva. E o incrível voltou aos golos, na conversão de uma grande penalidade. Pouco mais há a acrescentar a análise deste jogo. Em suma, creio que a vitória foi justa.
Está cada vez mais próximo o título, mas é preciso ter calma e a consciência de que ainda nada está ganho, faltam duas vitórias.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Primeira-parte fraquinha, enfadonha, com uma equipa, a do Leiria, só preocupada em defender, com todos atrás da linha da bola e a do F.C.Porto numa toada lenta, sem nunca acelerar, dando todas as possibilidades para o conjunto de Caixinha se reorganizar e sem se transcender, conseguir levar a água ao seu moinho, não sofrer golos. Quando meteu um bocadinho de mais velocidade a equipa portista criou um ou outro lance que lhe poderiam dar vantagem, mas com uma exibição abaixo do que pode fazer, foi um justo castigo não ter marcado. Quando se joga pouco e se erra tantos passes, nem falo dos possíveis erros do árbitro... Não foi por aí que chegamos empatados ao intervalo.

Na segunda-parte, Villas-Boas mantendo os mesmos jogadores, passou Moutinho para trinco e adiantou Gurín para a posição 8. E foi aí, na posição onde rende mais e melhor pode tirar proveito do seu bom pontapé de longa distância, que Guarín abriu o activo e deu vantagem ao F.C.Porto. Por coincidência, logo após James ter substítuido Varela, a render pouco e sem que as melhorias no jogo, até ao momento do golo, fossem muitas. A partir do golo que lhe deu vantagem o líder do campeonato ficou mais tranquilo, teve mais espaço, continuou a dominar, controlou o jogo e ampliou, num penalty que Hulk converteu.
Tudo somado, vitória justíssima, numa exibição quanto baste, melhor na segunda que na primeira-parte, também por culpa do empate de ontem na Luz e porque daqui a três dias há outro jogo, esse com um grau de exigência muito maior.

Estamos a um Danoninho de sermos Campeões. Se formos, como é quase uma certeza, sê-lo-emos com um mérito indiscutível e nem preciso de me repetir a dizer os porquês. Não faltarão reticências à justiça da nossa conquista. Não nos incomodam nada. Tem sido assim desde que cometemos o pecado de acabar com hegemonia do clube do regime. Utilizo o lugar comum: os cães continuarão a ladrar e nós continuaremos a ganhar.


Gostei muito de Belluschi. Pena que não tenha marcado o golo que merecia.
Hulk voltou aos golos e agora, sem a ansiedade que o andava a consumir, vai render muito mais.
Apenas 7 golos em 23 jogos, é excelente!
Sem grandes parangonas e grandes alaridos, já vamos em ONZE vitórias consecutivas.
Uma palavra de apreço para a claque portista, que apoiou todo o jogo.
Agora vamos pensar nos russos e era bom que na quinta.feira o Dragão estivesse cheio. Esta equipa e estes jogadores merecem-no e como os portistas saõ exigentes, mas justos, acredito que vamos ter uma assistência à altura da importância do jogo.

Um beijiho