domingo, 15 de julho de 2018

O Mercado Até ao Momento


Ainda falta muito tempo para o mercado de transferências de Verão fechar e, como tal, sabe-se que muita coisa pode acontecer. Visto que no Dragão o mercado já mexeu, este post serve para fazer um ponto de situação, bem como opinar sobre algumas das saídas.
Comecemos, então, pelas entradas e pelas renovações de contratos.
A primeira grande notícia deste mercado de transferências, pelo menos para mim, foi a renovação de Casillas. Poder contar com um jogador experiente no plantel é, no meu ponto de vista, uma mais valia. Por isso aplaudi a renovação do guarda-redes espanhol.
A segunda grande notícia deste mercado de transferências foi a renovação de Sérgio Conceição. Óbvio que queremos que os melhores estejam por cá e, sobretudo, aqueles que conhecem a receita do sucesso. Por isso, fiquei satisfeita com a renovação do mister.
Entretanto há a registar as entradas de João Pedro, Saidy e de Ewerton, dos quais não tenho quais quer comentários a fazer, porque não conheço a valia de qualquer um deles, pelo que aguardo, tranquilamente, pelas suas prestações.
No sentido inverso, até ao momento há a registar as saídas de Marcano, Ricardo Pereira, Diogo Dalot, André André, Diego Reys, Miguel Layun e Gonçalo Paciência.
Surpreendeu-me a saída de Ricardo Pereira, que gostava de ver, pelo menos, mais uma época de azul e branco, embora perceba que o FC Porto quisesse aproveitar uma proposta interessante pelo jogador.
Diogo Dalot fora do FC Porto… confesso que esta foi uma notícia que me custou a digerir. Não gosto de ver os melhores jogadores sair do FC Porto, embora saiba que isso é, mais cedo ou mais tarde, uma inevitabilidade. Mas custa-me mais ainda perceber que, com a saída de Ricardo, Dalot provavelmente teria mais oportunidades de jogar e, consequentemente, oportunidade para evoluir. O que não sei se irá acontecer da mesma forma na Inglaterra. Lamento, por isso, que o Diogo tenha saído.
A saída de Gonçalo Paciência, tal como a de Dalot, custa-me a digerir, não só porque é mais um jogador da casa a deixar o Dragão, mas também porque gostaria de vê-lo evoluir ao longo da época, até porque acredito que poderia ser útil no esquema de jogo da equipa. Lamento, por isso, a sua saída.
A saída de Marcano. O contrato do defesa chegou ao fim, todos o sabíamos, da mesma maneira que sabíamos que não havia fumo branco no que se refere a acordo de renovação. Mas havia a esperança que o FC Porto conseguisse chegar a acordo com o espanhol – pelo menos eu tinha essa esperança. Só que tal não aconteceu e Marcano vai para Roma. Quanto a mim, a saída do central não é uma boa notícia para o FC Porto, Marcano vai fazer falta à equipa, mas estou certa que os Dragões procurarão contratar um central que desempenhe bem o papel.
Tal como Marcano, Diego Reys estava em fim de contrato e não havia informações que apontassem para um acordo de renovação. Assim sendo, o FC Porto, através de Pinto da Costa, informou que não conta com o jogador na próxima época.
Quanto a André André, lamento a sua saída, não só por ser um jogador da casa, mas também por ser, em forma, um jogador útil em várias posições do meio campo.
No que diz respeito a Miguel Layun, após o empréstimo ao Sevilla, a sua saída já era esperada, pelo que não me surpreendeu.
Aos que saíram, resta-me agradecer-lhes tudo o que fizeram com a camisola azul e branca; e desejar-lhes boa sorte. Entretanto ficamos à espera que não se verifiquem saídas importantes no plantel e que no sentido contrário, entrem jogadores que possam ser mais valias para Sérgio Conceição. 

Sem comentários: