segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Antevisão da 5ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Galeno da 5ª jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões, frente ao Barcelona.

 

““QUEREMOS COMPETIR”

Sérgio Conceição garantiu um FC Porto em busca de mais um triunfo europeu em Barcelona (terça-feira, 20h00)

Já em Barcelona, onde vai tentar guiar a sua equipa para mais um triunfo europeu e o consequente apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição desvalorizou o momento de forma do adversário de amanhã (20h00, TVI/DAZN) e referiu que estarão em campo “dois clubes que são dos que têm mais presenças na prova. Isso por si só diz a história e o peso que os clubes têm”. “Têm jogadores que são grandes campeões e que conseguem em momentos menos bons meter cá para fora algo mais. vamos encontrar equipa fortíssima, com bons jogadores em todos os sectores, treinador com experiência muito grande nesta competição e nas outras todas. A equipa técnica tem demonstrado ser competente. Não há facilidades e estamos à espera de um Barcelona fortíssimo amanhã”, elogiou/alertou ainda o treinador portista.

Como em todos os jogos, “um bom resultado será a vitória” e será “preciso uma grandíssima noite” para que o FC Porto a consiga na Catalunha, prosseguiu o técnico. A “pressão” está dos dois lados e não é esperada “pressão extra” do lado de lá, mesmo se os blaugrana entrarem menos bem na partida, como tem acontecido recentemente. Do lado azul e branco, esse sentido de responsabilidade existe “de quatro em quatro dias” quando a equipa tem de “dar respostas em todas as competições”.

“Não sei se [Pepe e Zaidu] estão prontos para nove minutos, quanto mais para 90. Fizeram hoje o primeiro treino com a equipa”, explicou Sérgio Conceição, antes de abordar a estratégia para a partida, que consiste em “momentos de bloco mais baixo, outras vezes num bloco médio, outras vezes pressionar alto”, mas sobretudo por “competir”: “Se formos fiéis ao que somos, podemos levar o jogo para onde queremos”.

Questionado sobre algumas individualidades, o mister reiterou, sobre Nico González, que “jogar no FC Porto não são favas contadas”, explicou que “é mais importante olhar para o coletivo” do que para a ausência de Gavi, elogiou Lamine Yamal, “um enorme talento com caraterísticas incríveis na capacidade de desequilibrar” e entroncou essas palavras noutras de apreço a Pepe, “alguém que ganhou tanto e continua com tanta fome de ganhar”.”

 

 

““VAMOS ENTRAR OLHOS NOS OLHOS”

Galeno mostrou-se destemido na antevisão ao Barcelona-FC Porto (terça-feira, 20h00)

A 5.ª jornada da Liga dos Campeões reserva ao FC Porto uma visita ao reduto do Barcelona (terça-feira, 20h00, TVI/DAZN) e, já na Catalunha, Galeno salientou que não será “um jogo fácil”, mas “todos estão muito focados” para sair “com a vitória”. “Amanhã vai ser uma grande noite”, afirmou também o extremo para quem jogar no Estádio Olímpico ao invés de no Camp Nou “não muda nada”. “De igual para igual”, “olhos nos olhos”, esperam-se 24 atletas azuis e brancos “muito focados” e com determinação para “falhar menos” do que no primeiro encontro entre os dois conjuntos.

A competitividade necessária para ter uma grande noite

“Sabemos que não vai ser um jogo fácil, já os defrontámos e vamos tentar fazer um grande jogo. Vamos tentar sair com a vitória, todos estão muito focados e tenho a certeza de que amanhã vai ser uma grande noite.”

Um palco com menos história

“Não muda nada. Onde formos jogar, vamos dar o máximo. Amanhã vai ser uma grande noite, seria o mesmo no Camp Nou. Lá iria ser também especial para muitos que sonham jogar lá, mas será muito especial na mesma.”

A liberdade de movimentos na Champions

“É muito diferente do campeonato em Portugal. Jogamos sempre de igual para igual, em Portugal não tenho tanto espaço, na Liga dos Campeões é diferente. Isso facilita muito o meu jogo. Tento sempre dar o meu melhor, amanhã vou dar o meu máximo para sairmos com a vitória.”

A vontade de corrigir os erros do primeiro duelo

“Vamos tentar replicar o que fizemos no Dragão e até melhor. Quem não faz golo, acaba por sofrer. Vamos tentar estar muito focados e falhar menos. Vamos entrar olhos nos olhos para darmos o nosso melhor. Vamos ter uma grande noite aqui.”

O foco no clube com a seleção no horizonte

“Não é o momento para falar sobre isso, mas todos estão a ver o meu trabalho. Estou focado no FC Porto e no jogo de amanhã. Vou continuar focado no FC Porto e depois logo se vê.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Zaidu; Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as necessidades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; coeso; concentrado; confiante; determinado; empenhado; ambicioso; motivado; rigoroso; sólido; solidário; e unido tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

Sem comentários: