terça-feira, 28 de novembro de 2023

Crónica e Análise: Barcelona 2 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

Na noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Barcelona, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Zaidu; Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson.

Foi o Barcelona o primeiro a criar perigo, ao minuto 8. Mas entretanto o jogo tornou-se mais disputado. Ao minuto 26, Taremi até chegou a marcar, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Ao minuto 28, Galeno viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. Mas o golo dos portistas não tardaria. Ao minuto 30, Pepê colocou o FC Porto em vantagem no marcador. Contudo a vantagem durou pouco tempo. Ao minuto 32, o Barcelona repôs a igualdade no marcador. E, por duas vezes, ao minuto 35 e 42 os catalães ficaram perto de aumentar a vantagem. Do outro lado do campo, ao minuto 43, Alan Varela atirou à baliza, mas o guarda-redes adversário levou a melhor.

No recomeço do segundo tempo, o Barcelona voltou a ficar perto do golo, com a bola a acertar na trave da baliza de Diogo Costa. Minutos depois, minuto 57, os catalães marcaram e colocaram-se na frente do marcador. Mais tarde, minuto 79, Pepê e Taremi ficaram perto de marcar, no entanto a bola não entrou. E, já em período de compensação, minuto 93, Francisco Conceição atirou à figura do guarda-redes.

Com este resultado o FC Porto permanece com 9 pontos em igualdade pontual com o Shakhtar Donetsk, menos 3 que o Barcelona, 12 pontos.

 

2 – Análise

 

Jogo muito difícil, todos o sabíamos; que era importante procurar somar pontos, também o sabíamos; que o FC Porto ia dar tudo em campo, não tínhamos dúvidas. Sim, o FC Porto fez um jogo interessante, em que podia e merecia ter saído de Barcelona com outro resultado, mas houve pormenores que falharam em momentos cruciais, o que não aconteceu ao Barcelona. Nada está perdido, o FC Porto depende de si para passar à próxima fase da prova, para isso tem de somar pontos na última jornada.

Em suma, não foi um jogo fácil e foi um resultado amargo. O foco volta-se agora para o campeonato. Vamos Porto!

 

 

PS. Tenho de fazer esta nota. Vi o jogo na TVI e às tantas estava com dúvidas se estavam em campo duas equipas portuguesas, tal era o entusiasmo com as jogadas do Barcelona e mais ainda com os golos. Sim, sei que os golos foram marcados por portugueses, era um jogo de Liga dos Campeões e, caso não tivessem percebido, do outro lado estava uma equipa portuguesa. Enfim.

Como se não bastasse, nas entrevistas rápidas o jornalista da CNN achou que era de bom tom perguntar a Félix o que achava da campanha do Benfica na Liga dos Campeões. É ridícula a necessidade que os jornalistas tem de trazer o Benfica para as perguntas e para todos os jogos, mesmo quando não são tidos nem achados. Ah. Quase que me esquecia. Porque raio a entrevista do capitão do FC Porto não foi em direto para o ar?

 

 

Sem comentários: