domingo, 28 de setembro de 2025

Antevisão da 7ª Jornada da ILiga

1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli da 7ª jornada da ILiga, frente ao Arouca. 

"“QUERO MANTER TODA A GENTE EM ALERTA”
Francesco Farioli perspetiva o FC Arouca-FC Porto da 7.ª jornada da Liga (segunda-feira, 20h00)
Após seis vitórias nos seis primeiros jogos, a 7.ª jornada do campeonato vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal de Arouca para um duelo com o FC Arouca (segunda-feira, 20h00, Sport TV1), “uma das equipas mais interessantes de se ver” na opinião de Francesco Farioli. Por isso mesmo, o treinador italiano tem “alertado toda a gente para o que vamos enfrentar amanhã” e não tem dúvidas de que os Dragões têm de estar “preparados para tudo”. O FC Porto é líder com os mesmos 18 pontos que o Sporting, mas os lisboetas têm mais um jogo disputado, enquanto o FC Arouca segue na 10.ª posição, com oito. 
O 132.º aniversário do Clube
“Ontem foi uma boa cerimónia, com membros que foram distinguidos de uma maneira particular por terem 75 ou mais anos de filiação ao Clube. O anúncio da criação da Fundação FC Porto também foi importante, pois é um projeto social, mas agora é hora de colocar o nosso pensamento no jogo de amanhã e temos de estar preparados para tudo.”
O FC Arouca
“Na minha opinião, o FC Arouca é uma das equipas mais interessantes de se ver, pelo que faz com e sem bola. Gosto da forma como fazem as coisas e tenho muito respeito por eles. O treinador deles tem um bom recorde contra o FC Porto, por isso também temos de estar preparados para isso.”
A derrota por 6-0 com o Sporting é enganadora
“Antes do cartão vermelho, o jogo estava equilibrado. O FC Arouca foi bravo na forma como encarou o jogo. Durante a época há episódios ou momentos que podem mudar a dinâmica de um jogo, mas acredito que o FC Arouca é uma das equipas mais interessantes do campeonato. Há vários dias que tenho alertado toda a gente para o que vamos enfrentar amanhã e quero manter toda a gente em alerta.”
Apenas um golo sofrido até agora
“É bom e demonstra solidez. Em Salzburgo foi dos primeiros jogos em que concedemos duas ou três oportunidades ao adversário, mas se queremos continuar a fazer as coisas como temos feito até aqui, é tudo sobre o desejo de as fazer. O que não pode acontecer é haver o sentimento de satisfação ou de que as coisas são fáceis devido aos bons resultados que temos tido. Não é assim. Há três meses era difícil ganhar um jogo que fosse, por isso temos de ter a consciência de que estes resultados são pelo trabalho e pela dedicação que os jogadores têm desde o dia 26 de julho. Depois do jogo com o CD Nacional, estava muito chateado, pois o nosso nível baixou muito. O que me faz viajar bem de Salzburgo para o Porto foi o treino da manhã de sexta-feira, pois aí vi a equipa que conheço.”
A mudança na data do jogo
“Não é vingança contra ninguém, há um caminho e há algo que temos de preparar e de fazer só por nós. Não há vingança, não há tempo para perder energia a pensar nessas coisas, só no nosso caminho. Há dificuldades, por vezes pelo calendário e sempre pelos adversários, mas a nossa mente está no próximo passo e o próximo passo é amanhã, o jogo com o FC Arouca.”
Dois treinos com uma folga pelo meio
“Estamos habituados a gerir a preparação dos jogos e, para quem disputa as competições europeias, o ritmo é diferente, o calendário é diferente e até o desporto é diferente. Temos de ser capazes de concentrar tudo em alguns minutos no relvado e nas sessões de vídeo. Temos de esquecer os resultados e pensar no próximo jogo. Na manhã seguinte ao jogo em Salzburgo já estávamos a preparar ao detalhe e a todo o gás o jogo com o FC Arouca. A única diferença é que demos o dia de ontem de folga, mas já estava previsto há muito tempo.”
William Gomes
“Ele esteve muito bem nos jogos em que entrou e também nos jogos em que começou de início. É uma pessoa fantástica, traz muita energia para o Olival, dentro e fora do campo. É um grande prazer tê-lo por perto e ter a oportunidade de utilizar o talento dele para a equipa. Já nos ajudou com grandes golos e exibições e vai continuar a ajudar-nos. Vai continuar a fazer isso e a crescer. É um jogador fantástico e uma mais-valia para o Clube.”
Nehuén Pérez e Luuk de Jong são os indisponíveis
“Vamos ter treino hoje à tarde e ainda vamos ver algumas coisas, mas no papel, os únicos jogadores que não podem jogar são o Nehuén Pérez e o Luuk de Jong. Estão connosco todos os dias e neste momento desempenham um papel diferente dentro do grupo.”
A paixão dos adeptos
“Tivemos uma receção calorosa mais do que uma vez sem termos feito nada, pois a nossa jornada é longa, mas diz muito da paixão adeptos. Sabemos que amanhã vamos ter muitos adeptos nas bancadas, pois os nossos bilhetes foram todos vendidos, e temos tido grandes assistências no Estádio do Dragão. Isso diz muito da paixão da cidade. Nas poucas vezes em que consigo ir passear com a minha família, vejo muitas camisolas do FC Porto pela cidade e isso é fantástico. Trabalhamos para ver isto todos os dias, mas só vai acontecer se nos superarmos todos os dias. Todos os dias temos de esvaziar o tanque no relvado.”
Os elogios de Jordan Henderson
“Gostamos muito um do outro, pela relação que temos, pelo capitão que ele foi e pelo ser humano que é. Estou grato por poder ter contribuído de alguma forma para a carreira dele. Este tipo de relação entre seres humanos acontece quando dás e recebes algo. O futebol é uma boa metáfora da vida nesse sentido. Muitas vezes recebemos de volta aquilo que merecemos.”"

Retirado do site oficial do FC Porto.

2 - O meu palpite para a equipa titular é: 
Diogo Costa; Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.

3 - Sobre o jogo 
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; motivado; empenhado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 
Força FC Porto! 

Sem comentários: