1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli dos quartos de final da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães.
““O NÍVEL DE COMPROMISSO E O AMOR DAS PESSOAS POR ESTE CLUBE É IRREAL”
Francesco Farioli mostra-se focado em “ganhar jogos de futebol” antes da receção ao Vitória SC (quinta-feira, 20h15)
O FC Porto estreia-se na Taça da Liga às 20h15 desta quinta-feira no Estádio do Dragão (Sport TV). Na antevisão de “um jogo mais complicado do que o habitual” frente ao Vitória SC, “um adversário competitivo” que “vem de uma sequência de bons resultados na Liga” e que se apresenta sempre com “vontade de mostrar identidade”, Francesco Farioli começou por explicar que “o desejo de dar o máximo está claro” e que “o objetivo é fazer o melhor possível em todas as competições”.
“Os últimos quatro jogos foram para quatro diferentes competições” e o treinador italiano lembra que “em 19 edições da Taça da Liga o FC Porto só venceu uma, por isso está na altura de fazer algo diferente” e de “avaliar o plantel inteiro” no “momento de definir o onze titular”. “Vamos tomar decisões em função da saúde e integridade dos jogadores”, confidencia um timoneiro focado em “ganhar jogos de futebol” e em “passar à próxima fase” para “continuar no caminho certo”.
O histórico na prova
“Os últimos quatro jogos foram para quatro diferentes competições. Os livros estão todos abertos. O nosso objetivo é fazer o nosso melhor, como em todas as competições, compreendendo o momento em que estamos. Em 19 edições da Taça da Liga só vencemos uma, por isso está na altura de fazermos algo diferente.”
A gestão do grupo
“Temos de avaliar o plantel inteiro. Nos últimos dois jogos terminámos com algumas lesões, especialmente no joelho, depois de algumas pancadas, e é uma situação que temos de ponderar e de avaliar bem no momento de definir o onze titular. Vamos tomar decisões em função da saúde e integridade dos jogadores. Depois há outra parte igualmente importante, que é ganhar jogos de futebol.”
Uma oportunidade para quem jogar
“Estamos a trabalhar muito para que os nossos jogadores recuperem e estejam preparados para o jogo. O jogo de amanhã pode ser mais complicado do que o habitual, mas quem entrar vai aproveitar a oportunidade para provar que merece o lugar e tentar ajudar a equipa a passar à próxima fase.”
20.º jogo de 2025/26
“Tem sido uma temporada positiva, principalmente devido ao compromisso do grupo e à forma rápida como a sua mentalidade mudou. Se recuar ao dia 15 de julho, às primeiras reuniões com os jogadores, o ambiente era muito diferente e temos feito um bom trabalho nesse âmbito, graças aos jogadores, às pessoas que trabalham comigo diariamente, desde a equipa técnica, ao departamento de performance e de saúde e aos funcionários do Olival. O nível de compromisso e o amor das pessoas por este Clube é irreal, sentimos isso todos os dias aqui dentro. As pessoas que trabalham aqui amam o Clube e dão muito por ele. Temos feito o nosso trabalho, transformado o estado das coisas e recolocando o FC Porto no caminho certo, mas não podemos achar que o trabalho está feito quando vimos de duas épocas em que a diferença para o Sporting foi de 29 pontos e para o Benfica foi de quase 20. Voltarmos ao caminho certo é um grande feito, principalmente num período tão curto, mas o trabalho que temos de fazer é enorme e temos de continuar, de exigir o máximo e de perseguir o objetivo.”
Dragões de Ouro
“Foi uma experiência única. Já me tinham dito como ia ser e eu até vi alguns vídeos da gala do ano passado, mas poder viver esta experiência é algo único. Aproveitei muito, consegui perceber 90% dos discursos. Gostava de destacar dois momentos: a nossa primeira visita ao Museu, que nos ajudou a perceber o contexto deste Clube em que estamos, e os Dragões de Ouro, uma noite emocionante que uniu o Clube e todas as modalidades. O amor que todos sentem por este Clube é inacreditável e todos estes momentos são especiais e únicos.”
Os últimos resultados
“Nunca é fácil ganhar jogos de futebol. Ouvi alguns comentários a dizer que ganhámos os últimos por um golo de diferença, mas a realidade é que esta época temos mais 13 pontos contra os mesmos adversários. Não serve de justificação, mas convém perceber que disputámos jogos difíceis, contra adversários que nos causaram problemas e jogamos a cada três dias. Temos de lidar com tudo isso e dar mérito aos adversários, porque o Estoril fez um bom jogo contra nós e, mesmo assim, podíamos ter marcado dois ou três golos. Na segunda parte estivemos três contra um dentro da área deles e, se tivéssemos marcado, hoje estaríamos aqui a falar de mais uma grande noite no Dragão. Estamos preparados para sofrer até ao último minuto, é bom demonstrar resiliência e capacidade de sofrer no momento certo e, como o Diogo Costa disse, o mais importante é seguir em frente, ganhar jogos e melhorar as nossas performances.”
Opções para a baliza
“É raro ter três guarda-redes experientes, com capacidade de liderança e que ajudam a puxar pelos colegas e a elevar o nível de exigência. Nós vemos como eles treinam e trabalham diariamente e isso para mim é notável. São um exemplo para todo o grupo e vamos tentar dar oportunidades a cada um deles. Amanhã tomarei a minha decisão.”
Alan Varela
“Está completamente recuperado.”
Raio-X ao adversário
“Eles fizeram algumas mudanças desde que jogámos contra eles. Estão a viver um bom momento, vêm de uma sequência de bons resultados na Liga. Já no primeiro jogo causaram algumas dificuldades e amanhã espero um adversário competitivo, que consegue apresentar diferentes cenários, com capacidade de se adaptar ao adversário e vontade de mostrar identidade. É como um jogo de xadrez, temos de encontrar o nosso espaço de acordo com a forma como o adversário vai jogar, e sabemos que eles não vão facilitar porque, tal como nós, também querem passar.”
Luuk de Jong e Deniz Gül
“Estamos a tentar que recuperem, apesar da situação não ser a mais fácil de todas. O departamento médico vai ter uma tarde complicada e vai fazer de tudo para que eles melhorem. A situação do Luuk de Jong é mais complicada, mas vamos tentar fazer de tudo para que o Deniz Gül esteja disponível.””
Retirado do Site oficial do FC Porto.
2 - O meu palpite para a equipa titular é:
João Costa; Martim Fernandes, Pablo Rosário, Prpić, Francisco Moura, Tomás Pérez, Eustáquio, Rodrigo Mora, Pepê, William Gomes e Samu.
3 - Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; rigoroso; empenhado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!